Cumpade Mané e o diabo

Cumpade Mané era um homem muito supersticioso. Na casa dele, tinha sal grosso na água atrás da porta, um chifre debaixo do alpendre, um espelho de frente para a porta principal, muitos mandacarus espalhados em volta da casa. Não tomava banho dia de sexta- feira nem saia meio dia em ponto de casa. Era comum baterem palma meio-dia na porta, mas ele não deixa ninguém ir, pois era a morte que vinha buscar alguém.

Certa feita, ele ia pra roça e ouviu chamar seu nome, virou-se, olhou, não viu ninguém. Os cabelos se arrepiaram, deu um tremelique nas pernas, não conseguia ir para frente ou para trás.

Tio Riba viu aquela arrumação, ficou dentro do mato e começou a falar:

- Cumpade Mané, vim pro mode nós acertar as conta...

Um urubu pousou em uma árvore perto, já era perto de meio dia, o sol escaldante o desesperava.

Tio Riba deu um tiro, ele caiu no chão e o urubu baixou logo, outros se aproximaram... mas tio Riba teve pena do desgraçado, aproximou-se e afastou os urubus, levantou o velho e montou em seu jumento.

O velho perdeu a voz, de olhos esbugalhados,já debaixo do alpendre, desferia golpes no ar, chute e pontapés... ninguém sabe em quem.

Tio Riba chamava, mas ninguém vinha atender, a velha tremelicando se valia de Jesus e de Maria.

- Vala, meu Jesus Virgem Maria, o véio morreu e vei me avisar!

ou é a morte...

Tio Riba, impaciente, entrou e viu aquela velha agarrada com um rosário... Ele deu um assovio fino e um grito...

A velha caiu seca no chão, um gato preto pulou da meia parede em cima dele e começou a arranhá-lo. Ele puxou o fação e dividiu o gato em dois.

- Vou deixar esses doidos aqui e cuidar da minha vida.

A velha levantou-se e deparou com as marmotas: dois gatos, um miava e outro balançava o rabo; No alpendre, o véio daquele jeito!

Ela tratou de botar uma toalha na cabeça e foi pedir ajuda nos vizinhos:

- O di...di...di...diabo chegou lá in casa, deixou o véio doido e fez dois gato, eu tou buchuda do diabo...

Os vizinhos correram até a casa da velha, mas encontraram cumpade Mané se balançando numa rede, o gato deitado debaixo da rede e uma pomba branca andando no terreiro.

valene
Enviado por valene em 27/09/2014
Reeditado em 02/10/2016
Código do texto: T4977955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.