BOTANDO ORDEM NA CIDADE - TRILHO DO TREM

BOTANDO ORDEM NA CIDADE

Histórias de um Delegado “Calça Curta”

João Candido foi Delegado “Calça Curta” e exerceu o cargo uns dois anos na antiga cidade de Timoneira, atual Almirante Tamandaré, Paraná. Obs.: Delegado “Calça Curta” é o cargo exercido sem concurso e sem necessidade de formação em direito, apenas indicação política.

João Candido, com uma personalidade forte, exerceu o cargo nos anos de 1957/58 com esmero. Estava na flor da juventude, 20 anos de idade, um rebelde em ebulição, determinado e defensor da ordem e da justiça, não se deixou influenciar pelo cargo e nem por quem o indicou - os políticos. Cumpriu seu dever com responsabilidade seguindo as normas e regras existentes, ou quase.

TRILHO DO TREM

No bairro Cachoeira o delegado chega na barraca com o distintivo na mão e ordena para o bodegueiro:

- boa tarde senhor... retire todas estas garrafas de pinga e encaixote!

O dono da barraca sem entender o que se passava e vendo aquele monte de policiais começa a retirar todas as garrafas de cachaça. E pergunta:

- os potes de paçoca e rolmops eu deixo ou encaixoto?

O delegado João responde seco:

- sim, guarda tudo! E rápido se não quiser perder tudo!

A barraca era minúscula, de madeira, tinha uma porta e uma única janela por onde era servida a freguesia. Na janela, uma tábua era o balcão, junto estavam os potes de paçoca e rolmops. A barraca acomodava somente uma única pessoa, o bodegueiro. Na parede atrás do bodegueiro ficavam expostas, em tábuas que serviam de estante, várias garrafas de bebidas quentes: cachaças, batidas, conhaques, e licores. A barraca não tinha alvará e nenhum tipo de licença da prefeitura.

A barraca ficava num barranco. Embaixo ficava a ferrovia e o trilho do trem.

As garrafas e os potes estavam amontoados alguns passos da barraca, o bodegueiro parado do lado delas.

- me ajudem aqui! Chamou o delegado.

Os policias cercaram a barraca. De um lado o delegado deu a ordem:

- eu pego deste lado e vocês cada um numa ponta. Vamos levar até próximo do barranco!

O bodegueiro observava a cena, sem entender a intenção do delegado.

Deram três passos carregando a barraca. O delegado falou:

- no três a gente joga .. 1 .... 2 .... 3....

O bodegueiro arregalou os olhos, e não teve outra reação, não disse nada.

A barraca foi rolando barranco abaixo. As telhas quebraram e as tábuas se partiram. Do lado da ferrovia, do trilho do trem, restou um amontoado de lixo.

O Delegado chamou o bodegueiro, olhou bem firme nos olhos dele e sentenciou:

- tá vendo o que sobrou da tua barraca? Toda semana temos que atender ocorrência por que as pessoas bebem, depois caem e dormem em cima dos trilhos do trem ali na frente. E volte e meia tem algum bêbado atropelado pelo trem! E quem vende esta porcaria é você!

- se te pegarmos novamente vendendo cachaça no lado da ferrovia e dos trilhos de trem, tuas cachaças vão tá junto com a barraca e você vai preso. Tenha uma boa tarde!.

Juvenal Tiodoro
Enviado por Juvenal Tiodoro em 22/08/2014
Código do texto: T4933002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.