BOTANDO ORDEM NA CIDADE - CELA TRÊS

BOTANDO ORDEM NA CIDADE

Histórias de um Delegado “Calça Curta”

João Candido foi Delegado “Calça Curta” e exerceu o cargo uns dois anos na antiga cidade de Timoneira, atual Almirante Tamandaré, Paraná. Obs.: Delegado “Calça Curta” é o cargo exercido sem concurso e sem necessidade de formação em direito, apenas indicação política.

João Candido, com uma personalidade forte, exerceu o cargo nos anos de 1957/58 com esmero. Estava na flor da juventude, 20 anos de idade, um rebelde em ebulição, determinado e defensor da ordem e da justiça, não se deixou influenciar pelo cargo e nem por quem o indicou - os políticos. Cumpriu seu dever com responsabilidade seguindo as normas e regras existentes, ou quase.

CELA TRÊS

Delegacia, quarta feira, 10 horas da manhã o delegado João chama o cabo Rosa e determina:

- Cabo Rosa tá vendo aqueles dois casais ali na recepção?

- Sim, doutor João! Respondeu o cabo Rosa.

- Trancafia todos na cela três!. Disse o delegado.

O cabo Rosa surpreso perguntou:

- As mulheres também na mesma cela?

- Sim. Tranca todos eles na mesma cela, lá na três! Respondeu.

Cabo Rosa não questionou a ordem dada pelo jovem delegado, fechou os dois casais na cela três.

Os casais se indignaram. Não entenderem nada e o cabo Rosa só respondia que eram ordens do delegado.

Os dois casais começaram a berrar da cela chamando pelo delegado.

O delegado aparece e foi aquela choradeira:

- Doto João, fui eu que dei queixa... mas o soldado prendeu nóis, era pra prender só o seo Amadeo...

- Eu não fiz nada seo delegado, é seu Venceslau que não conserta a cerca do lado dele...

Na segunda feira seu Venceslau, um polaco nervoso prestou queixa contra seu vizinho, o Amadeo. O delegado notificou os dois vizinhos para comparecem quarta feira ás 10 horas da manhã, e deixou bem claro uma condição para ocorrer á audiência: o reclamante e o reclamado deviam comparecer acompanhados das esposas.

O delegado João Respondeu cortando as reclamações:

- Fui eu que mandei prender vocês.... eu tô cansado de ficar ouvindo briguinha de vizinho. Tenho mais o que fazer do que ficar escutando picuinha por causa de porco, galinha, pato, ganso, cabrito ou vaca, que extrapolam a cerca e comem a horta ou a roça do outro e vocês não se entendem. Vocês agora vão ter todo o tempo do mundo para conversar aqui na cela e tentarem se acertar, quando vocês se resolverem solto vocês!

- E se não se acertarem, vão passar a noite na cadeia! Sentenciou o delegado João que voltou para seu gabinete.

Meia hora depois o cabo Rosa chama o delegado:

- o pessoal da sala três tão chamando o senhor....

- Traga eles aqui! Disse o delegado.

Os casais chegaram falando:

- tudo resolvido seo delegado, já se acertemo e cada um vai fazer e cuidar do seu lado da cerca e amarrar os animais!

Depois que os casais foram embora, o Delegado João fala para o cabo Rosa:

- aposto com você que quando chegaram nem se olhavam, agora devem ta marcando o almoço de domingo junto. Nada que uma boa conversa reservada para as pessoas resolverem os seus problemas e picuinhas do dia a dia hein! vai aprendendo Rosa, vai aprendendo! Se não trazer as mulheres, estes cabeças de porungo não resolvem nada...

Juvenal Tiodoro
Enviado por Juvenal Tiodoro em 22/08/2014
Código do texto: T4932993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.