A LEI DO FUMO DE DA VARA (UMA LEI IMPLACÁVEL)
A LEI DO FUMO E DA VARA(UMA LEI IMPLACÁVEL)
A primeira vez que ouvi esta expressão foi em Barra do Mendes, num jogo de baralho, onde estavam jogando meus colegas e amigos; Simão de Deta e Roque Primo ( Roque de Cléia ). Eles disputavam um jogo de Buraco e quando a partida parecia irreversível para um dos parceiros, quando a vitória já estava a caminho, o que estava prestes a vencer, falava bem alto para encher o saco do perdedor:
Homem é homem
Menino é menino
Fumo é fumo
E vara é vara !
Eu só sei que a gozação pegou e todos nós que gostávamos de jogar baralho, passamos a utilizar a expressão para irritar o adversário. Acontece que a pirraça se estendeu para outros campos de disputa, inclusive na própria vida. Se nosso time de futebol perdia, se um dos colegas que faziam parte da brincadeira levasse uma topada, se fizesse uma besteira e até diante de situações trágicas como a própria morte, nas quais sentíamos nossa impotência diante do que não pode ser mudado, falávamos: Não tem jeito, “ fumo é fumo, e vara é vara”. Passou a ser uma regra lógica e incontestável; quem pode mudar o que já aconteceu, ninguém, o que podemos fazer é tentar refletir sobre os erros que já foram cometidos para não cometermos mais.
Nas últimas eleições, no final de um discurso feito por mim, num tom de brincadeira é claro, onde é provável que a grande maioria dos eleitores já tivessem decidido em quem votar. Resolvi encerrar com a tal frase: “não tem jeito, fumo é fumo, e vara é vara”, o que tiver de ser será, verdade esta que tanto poderia servir para um lado político como para o outro. Os candidatos nos quais eu votei não se elegeram, muitos colegas, e até desconhecidos, faziam brincadeira comigo pronunciando a tal frase. A grande maioria entendeu a brincadeira, mas algumas pessoas pensaram que eu tinha dito uma indecência. Até na política este provérbio pode ser utilizado, quando o eleitor vende seu voto como mercadoria, não usa critérios decentes para escolher alguém para votar, só pensa no benefício individual desprezando o coletivo, quando vem as conseqüências, como: salários atrasados, hospitais sem médicos, cidade sem desenvolvimento, roubo do dinheiro público. Não tem jeito: “Fumo é fumo, e vara é vara”, vale também para esses eleitores irresponsáveis que fazem de uma eleição um jogo de brincadeira.
Gostaria de afirmar que tal frase significa apenas que somos responsáveis pelos nossos atos, segundo o grande filósofo Sartre: “somos condenados a ser livre”, com a nossa liberdade, fizemos muito mal a natureza e agora estamos pagando o preço, é a lei da ação e da reação. Em certos momentos da vida, os seres humanos se tornam impotentes diante da realidade. Veja a morte por exemplo, como disse o grande filósofo ADÃO G, diante de um enterro com milhares de pessoas: “Tá vendo aquela multidão que acompanha o caixão do defunto, não tem jeito, não escapa um”. Eu completo a frase de Adão, com a consciência de que Deus sabe o que faz, acrescentando esta outra expressão: Fumo é fumo, e vara é vara.
Por isso surgiu este poema que versa sobre esta IMPLACÁVEL LEI.
Seja na China, em São Paulo ou no Japão
Em Nova York, no Rio ou em Ipupiara
Não tem jeito porque em qualquer lugar...
Fumo é fumo e vara é vara.
Vale pro branco, o preto e o amarelo
A inquestionável verdade deste mundo
Da morte não adianta tentar escapar
Porque vara é vara e fumo é fumo.
Você que é preconceituoso e discrimina
É valentão e a qualquer um encara
O tempo lhe mostrará com certeza
Que fumo é fumo e vara e vara.
Você que faz da eleição um comércio
Comprando votos num jogo imundo
Se só você sofresse mas todos sofrem
Porque vara é vara e fumo é fumo.
Você que acumula muitos inimigos
E pra todos os lados seu revólver dispara
Lembre sempre da lei do retorno
Porque fumo é fumo e vara é vara.
Se pensas que as doenças e os micróbios
Não fará de você um moribundo
Prepare-se, pois a "véia da foice" virá
Por isso que vara é vara e fumo é fumo.
Muitas vezes aqui se faz e aqui se paga
Aprenda esta lição que nunca falha
Se feriu um dia, no outro será ferido
Pois fumo é fumo e vara é vara.
Seja para o cristão, o islâmico ou o budista
Para o rico, o pobre e o vagabundo
Sete palmos de terra espara a todos
Porque vara é vara e fumo e fumo.
Você que vendeu seu voto
Sem a menor vergonha na cara
Saiba que toda ação provoca uma reação
Porque fumo é fumo e vara é vara.
Você que faz o mal e acha que não sofre
Com a consciência em sono profundo
Saiba que a espada do futuro lhe aguarda
Porque vara é vara e fumo é fumo.
Aprenda meu amigo com o tempo
que tanto deteriora como restaura
Porém certas coisas são imutáveis
Porque fumo é fumo e vara é vara.
Seja em Inglês, Português ou Mandarim
Para o certo e para quem não tem prumo
Muda a pronúncia e o significado é o mesmo
Porque vara é vara e fumo é fumo.