o garçom

O GARÇOM

Compadre Valdir é um sujeito “sui generis”, é excelente amigo, culto, inteligente, pacífico, enfim um monumento do qual a sociedade arraiana tem a obrigação e o dever de zelar.

Vou contar uma historinha deste cabra – da – peste:

Já faz muito tempo, até não me lembro mais o ano, mas já faz muito tempo. Comadre Tana resolveu toar um barzinho no carnaval. Até aí tudo bem. E como garçom o escolhido foi o meu compadre Valdir!!!. Pois bem, logo achei que não ia dar certo, mas vá lá, quem sabe!!!

No primeiro dia de carnaval fui ao estabelecimento tomar umas e ver como estava meu compadre no desempenho de sua nova função. Tana estava atrás do balcão, tomando conta do caixa e Valdir, todo compenetrado, com a mão para trás servindo os fregueses .Tudo transcorria normalmente. Um pedia uma cerveja, compadre ia até Tana, esta entregava ao garçom e este partia retilíneo a mesa onde servia com pose de taberneiro inglês. Que beleza! estava dando certo, eu me enganara. Compadre estava puríssimo, não tomara nada até então, estava seco que só laxa de aroeira em cerca do Jacaré no mês de agosto. De repente o já previsto. Um cidadão de Campos Belos, pediu uma pinga. Valdir foi até comadre Tana e disse o homem ali que uma pinga-Tana meou o copo e Valdir foi entregar ao freguês. Quando Valdir ia saindo o homem com cara selvagem falou: hei garçom que pinga é esta?-É cinquenta e um meu amigo!-Não quero, devolva, só tomo pinga da terra!. A estas alturas meu compadre Valdir tava olhando para a pinga, lambendo os beiços como sucuri quando vê porco-do-mato. E encarando o camposbelense nos olhos, perguntou: É pra devolver, cidadão?-retrucou o outro; sim- Pois não, deu dois passos em direção ao balcão, parou, respirou fundo e engoliu a 51 dum gole só e, disse tá devolvida.

Tana arregalou os olhos como que recriminando tal atitude, o freguês falou que garçom doido! e foi a última vez que comadre viu meu compadre travestido de garçom, pois por sorte nossa passou naquele momento a turma do entrudo com sua orquestra cantando “CARNAVAL CHEGOU’, e eu e meu compadre pulamos de dentro ...e até quarta-feira ..meu bem!!!.....

l.rocha

CurtirCurtir · · Compartilhar