O Vacilão da Pensão.

Era um tempo mais moderno dos representantes comerciais, que viajavam com seus catálogos de produtos. Antes eram os pioneiros caixeiros viajantes, transportando mercadorias em lombo de burro. Aos poucos foram sendo substituído pelos automóveis. Hoje com a internet essa profissão diminuio ou acabou de vez. No começo da industria automobilística no Brasil o representante comprava seu automóvel, ou a própria firma fornecia seus carros. As firmas mais fracas financeiramente, seus representantes pegavam suas pastas e viajava era de jardineira mesmo. O capitalismo sempre foi de competição maquiavélica, havia os que faziam poeira e os que comiam poeira.

Mas essa lenga lenga toda é para contar uma passagem de um representante comercial,de uma pequena firma, viajando ainda nos tempos da jardineira. Chega a noitinha a uma pequena cidade, onde acontecia um jubileu. Os poucos hotéis pensões estavam lotados. Armava- se um toró daqueles.... O representante depois de correr toda cidade não achou lugar para pernoitar . De repente alguém indicou uma pensãozinha de quinta categoria lá num cantinho de rua. Mesmo assim poderia reposar nela, se tivesse disposto a dormir com a Bibica ou dormir num banco duro de madeira, o representante pensou; quem seria Bibica? Uma velha desdentada? Uma tísica? Quem sabe até uma cadela? Por vias das dúvidas preferiu o banco de madeira na varanda. Passou a noite num martírio só, o corpo todo dolorido. Ao amanhecer, apareceu uma morena cor de jambo maduro, de uns 25 anos, olhos de amêndoa , dentes brancos como marfim, cabelos pretos nos ombros caídos, peitos de faróis acesos . O cumprimentou alegre e espontânea , ele ficou encantado e quis saber o seu nome, ela com voz suave disse chamar-se Iracema, mas todos a conhecia por BIBICA. Também ela quis saber o nome daquele hóspede tão simpático. Ele disse revoltado consigo mesmo,: “ Meu nome é Mané Vacilão,mas sou mais conhecido por BABACA!...

Lair Estanislau Alves.