Tancredo & Edson.

Como estamos em ano eleitoral, esse conto com pitadas de humor, é literalmente proveitoso para o pleito em Outubro de 2014.

Corria os anos 60, Tancredo Neves era o Primeiro Ministro no governo de João Goulart, o famoso arranjo da direita para que o Jango tomasse posse e depois ser arquitetado com mais tempo o consistente golpe em 1964 para derruba-lo. Bem, mas o assunto é outro.

Tancredo vai ao banco aqui em BH para sacar uma boa grana. O funcionário pede a identidade, o ministro esquecera em casa os documentos, quis convencer o funcionário que tratava-se dele mesmo, mas foi-lhe explicado a questão dos sósias , era um prato cheio para os estelionatários . Tancredo telefona para casa solicitando os documentos com urgência. Andava pra lá e pra cá, nervoso, o horário do voo para Brasília se esgotando.

De repente chega ao banco um negrinho cheio de ginga, dizendo ser Edson Arantes Nascimento, querendo sacar uma vultosa quantia, o dobro do Tancredo, é solicitado a identidade, também esquecera o documento no hotel. Tentou convencer que era o Pelé, mas também foi-lhe explicado a aparência física com centenas de negrinhos. Pelé então pediu para falar com o gerente, que já tinha negado o mesmo pedido ao Tancredo.

O gerente então dispôs resolver o problema; pediu ao negrinho para fazer qualquer coisa que provasse ser o Pelé. O negrinho pediu-lhe um cigarro e fez artísticas embaixadinhas com o tabaco, de pé em pé, de calcanhar, peito, cabeça etc. Evoluções em um verdadeiro show que encantou os demais correntistas ali presente .Numa jogada pedindo ao gerente preparar os lábios para fumar, de champra “ gíria futebolística” colocou o cigarro na boca do gerente. Emocionado, o gerente disse; Libera o dinheiro, esse é o Pelé mesmo!...

Foi ai que o Tancredo bronqueou; “ isso é o cúmulo do absurdo, sou formado em curso universitário, já fui tudo na política deste País, sou o primeiro ministro e esses funcionários não me reconheceram para uma modesta retirada, por causa de uma simples identidade, que não a tenho no momento... Agora esse negrinho, provavelmente analfabeto, sem documento é liberado a ele o dobro do meu dinheiro. O gerente então, já de saco cheio deu um ultimato; ele fez com um cigarro provar o que faz com a bola em campo, provou que é o craque Pelé. Faça alguma coisa para provar que é o Tancredo Neves. Tancredo mais irritado ainda disse:-“ Não fiz, não faço e não farei.” O gerente foi taxativo:- “ pode liberar o dinheiro, esse é o verdadeiro Tancredo, ele nunca fez nada mesmo!”

Lair Estanislou Alves.