Menino Perguntadeiro - A bailarina do lago
     O menino perguntadeiro gostava de mergulhar em seus pensamentos e também no lago. Ele abria os olhos embaixo da água buscando encontrar algum baú cheio de ouro ou pedras preciosas com as cores da sua imaginação. Ao mergulhar em um dia ensolarado viu uma caixinha entreaberta de cabeça para baixo afundada na areia. A impressão que ele teve foi que alguém tivesse jogado a caixinha para que ela ficasse esquecida no fundo do lago e talvez não devesse retirá-la de lá. Como saber? E se a caixinha fosse de ouro? E se tivesse pertencido a alguém importante da região?
      Lembrou que ouviu várias histórias de pessoas ricas que passaram na região. Resolveu pegar a caixinha e ficou surpreso ao perceber que tinha uma bonequinha dentro. Não era bem uma bonequinha, percebeu que era uma bailarina dessas de caixinha de música. Lembrou que já viu na televisão essas caixinhas em que a bailarina girava ao som de uma música. Enxugou a caixinha na camisa com todo cuidado e tentou fazer que funcionasse mas ela estava quebrada. A música não tocava e nem a bailarina girava. Arrependeu-se por ter retirado a caixinha pois ela já pertencia ao lago. A bailarina repousava nas águas do lago e talvez ela dançasse ao luar. Talvez ela dançasse ao som dos grilos iluminada pelos vaga-lumes. Devolveu a caixinha ao lago e imaginou que belo seria a bailarina dançando sobre o lago em noites de luar.