PREFACIO GERALDINHO DO ENGENHO

Geraldo Rodrigues da Costa, o nosso Geraldinho do Engenho, chega ao oitavo livro de sua autoria. Torna-se assim o escritor bom-despachense que, até aqui, mais livros publicou em nossa história. Isto o faz um grande nome da literatura local.

Ele também merece destaque como literato, não só pelo número de edições editadas, mas também por sua originalidade, virtude que valoriza sobremaneira uma obra artística. Outro mérito seu é o de conhecer a fundo o meio, as pessoas, o ambiente e a linguagem que compõem o roteiro de seus contos e crônicas.

Guimarães Rosa, que era médico e diplomata, para retratar nossos sertões e nossos sertanejos, para escrever seus geniais romances, montou cavalos e acompanhou comitivas de boiadas, conheceu regiões e personagens rurais, para bem os conhecer e dar vida a personagens típicos das Gerais.

Geraldinho, nesse aspecto, leva uma vantagem. Ao adotar, em seus escritos, personagens simples e rudimentares, matutos, caboclos e coronéis do interior do Brasil e das Minas Gerais, ele descreveu, com conhecimento de causa, seus costumes, linguajares e filosofia de vida. E os abordou com uma fidelidade total, porque ele próprio nasceu e viveu no meio e no ambiente desse povo sertanejo. Pode-se dizer que é um deles, por seu berço, por suas origens e ligações com eles.

É importante ressaltar também que os leitores do Geraldinho vão encontrar como tema recorrente de seu oitavo livro publicado, duas questões muito sensíveis e discutidas nos dias de hoje. Temas ainda arraigados em nossos costumes, desde a época colonial do Brasil, que teimam em persistir em nosso meio e em nosso tempo. Falo do autoritarismo, que teve sua época de ouro com os coronéis de nosso passado e a discriminação para com a mulher, a quem machões nacionais negaram-lhe seus direitos fundamentais como ser humano.

Através da literatura, o autor produz também, assim, um bom tratado de sociologia que denuncia e renega o autoritarismo familiar e social e a discriminação da mulher.

Seja, pois, bem-vindo, Gerado Rodrigues da Costa, membro da Academia Bom-Despachense de Letras, escritor com maior número publicado de livros entre nós. Autor de mais esta obra que tem tudo para ser do maior agrado de todos os seus leitores.

Tadeu de Araújo Teixeira

Professor de Literatura e de Língua Portuguesa

Jornalista

Membro da Academia Bom-Despachense de Letras

TAAT
Enviado por TAAT em 28/05/2014
Reeditado em 28/05/2014
Código do texto: T4823360
Classificação de conteúdo: seguro