Onde o impossível acontece

.:.

– Sua negra boçal! – Assevera Joaquim Felício dos Santos.

– Sou “generala”, doutor! – Responde Chica, sem pestanejar. E continua: – Sou negra cidadã com muitos sonhos de liberdade. Por causa de mim, senhorzinho, a cidade de Diamantina será conhecida como a primeira democracia racial do mundo!

– Sua negra boçal e minha rainha! – Repete o historiador. – Venha aqui e me abrace, porque sua boçalidade se reveste de magia cativante...

No Brasil colônia, já cheio de encantos mil, Chica da Silva conquistou o coração do contratador João Fernandes, o mais cobiçado do arraial do Tejuco, mitigando preconceitos e enuviando mentes impuras, cheias de falsos branqueamentos. A escrava alforriada, boa de parto, teve treze filhos bastardos com o amante, todos registrados pelo homem branco – fato memorável para a época!

As irmandades estamentais

– Essa negra tem coração branco! – Declarou, durante reunião entre mães e freiras, madre Feitosa, referindo-se à Chica da Silva. – E as filhas dela – continuou – são anjos, escolhidos por Deus, a serviço dos pobres.

– A irmandade de São Francisco, madre – intervém a esposa de influente minerador da cidade – é para brancos, apenas brancos.

– Por isso, minha amada, que essa negra tem coração branco! A caridade transforma as pessoas, filha. E a Igreja entende essa possibilidade. No Carmo, as doações também foram abençoadas... Essa pobre senhora, além de nos auxiliar, ajuda a irmandade das Mercês e do Rosário, sem nenhuma distinção entre brancos, mulatos e negros.

– Então as negras podem associar-se?

– Somente as de coração branco, filha! Somente elas. – Responde a madre.

– Essa negra, madre, é dona de escravos!

– Que magnífico coração, não acha?

Antes que a senhora branca insistisse, madre Feitosa a interrompe e anuncia a chegada da nova contribuinte:

– Amadas filhas, chegou Chica da Silva, uma das nossas mais graciosas colaboradoras...

1796, final do Século XVIII. Ao falecer, Chica da Silva é velada na igreja de São Francisco de Assis, prerrogativa de brancos ricos.

Ano de 2013 – Século XXI

Os mitos não morrem

– Mãe!

– Oi, filha!

– Quem foi essa negra “Xica da Silva”?

– A da novela, filha?

– Não. A da vida real.

– Foi uma negra sedutora, escrava...

– Por que sedutora?

– Porque às negras, filha, não eram dadas oportunidades. Nossa história, eivada de falsas realidades e preconceitos, não aceita o verdadeiro amor. Então, usando a sexualidade como pano de fundo, mascara, ainda hoje, a crueldade imposta a negras escravas.

– Ela se prostituía?

– Claro que não, filha. Essa memorável negra, como milhares de outras, na impossibilidade de escolherem seus parceiros, apenas se submetiam a eles, diante do silêncio de todos.

– Isso parece carma da espécie. – Pondera a filha.

– Nada, entretanto, é absoluto, filha. E Chica da Silva, além de encantadora negra e irresistível mulher, manteve-se fiel ao amante, mesmo depois da separação. Usou o fogo contra o fogo, impondo-se pelo medo para saciar luxos e prazeres.

Mais uma lenda...

Contam que o dobrar dos sinos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo perturbava o sono de Chica da Silva. Caprichosamente, ainda enquanto amante de João Fernandes, ela pediu a ele que mudasse a posição da torre. Se lenda ou fato real, o templo é o único em estilo barroco no Brasil onde a torre se situa atrás da nave central.

E agora, depois de aventurar-me no imaginário-real das Chicas, convido-os a se deliciarem com o “Xinxim da Chica”, o prato preferido da negra.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 26/05/2014
Código do texto: T4820726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.