O Velho Mesquinho E A Panela Mágica
Conta-se que em uma pequena cidade morava um velho mesquinho que não dava nada para ninguém e economizava até na alimentação, um dia um jovem estava passando na frente da casa dele e muito cansado pediu para se hospedar aquela noite lá, o velho vendo uma boa oportunidade de ganhar algo foi logo falando: Tudo bem, só que você tem que me pagar com alguma coisa dinheiro ou algum objeto seu, o rapaz que estava bastante exausto e com fome aceitou. Anoiteceu e nada de o velho falar em jantar, daí o rapaz teve uma ideia:
- Olha senhor está vendo essa panela que trago?
-Sim o que é que tem?
-Ela é mágica, nela eu faço uma deliciosa sopa de pedra.
O Velho muito curioso e animado perguntou:
-Como assim? Ah, essa eu quero ver.
E o rapaz apressadamente, pegou algumas pedrinhas pediu para ele trazer água e fósforo, colocou muita água na panela e botou no fogo, foi mexendo e o velho cada vez mais entusiasmado, as pedrinhas foram cozinhando e o velho muito intrigado ficava olhando para a panela. A certa altura o rapaz fala: Se tivesse um pedaço de carne ela ficaria mais saborosa, o velho apressadamente foi na geladeira e pegou a carne, foi cozinhando as pedrinhas com a carne e começou a cheirar, daí o rapaz falou: Eu não disse? Agora se colocasse legumes, verduras, gordura e tempero, o senhor ia vir como ficará apetitosa, o velho disse não seja por isso, foi buscar tudo e o rapaz colocou na panela e ia mexendo, o velho muito satisfeito exclamava! Está cheirando, acho que está gostosa mesmo. Quando estava pronta, o rapaz serviu para ele e o velho que se deliciou com dois pratos e muito satisfeito falou não é que ficou gostosa mesmo, eu nunca tinha visto uma coisa dessas a única dificuldade foi tirar as pedrinhas, mas ficou muito boa e o melhor não gasta nada é feita de pedra, você não quer me vender essa panela? Fico imaginando o quanto vou economizar tomando todo dia essa sopa. O rapaz muito esperto e vendo que o velho era tão ambicioso que se tornou bobo, falou: Olha senhor é que essa panela é muito valiosa para mim, comprei muito cara, mas valeu a pena pela economia que faço com a alimentação. O velho então ofereceu uma grande quantia em dinheiro, ele de forma dissimulada respondeu:
-Bem, já que o senhor foi bom comigo, me hospedou em sua casa eu vendo sim, se fosse qualquer outra pessoa eu não venderia.
E assim ficou o velho com uma panela comum, e o rapaz esperto foi embora cheio de dinheiro, Isso nos faz entender quem só quer vantagem acaba se dando mal.