CORONEL FDP

Ainda adolescente, fui passear em BelZonte, fiquei hospedado na casa de uma tia.

Durante o dia, clube, à tarde sorveteria e a noite...

...Todas as noites íamos para a Savassi, fiquei muito impressionado com a quantidade de bares, restaurantes, um comercio de fazer inveja a varias capitais do planeta, muita mulher bonita...

Gente como as mineiras são lindas! Todas têm pernas muito bonitas e roliças, dizem que isto se deve ao fato delas correrem atrás de queijos nas ladeiras históricas de Minas...

Em uma noite de céu lindo e estrelado, em um deck de um barzinho da moda, musica ao vivo com um cantor muito bom de MPB (Alguns anos depois se tornou um grande compositor, reconhecido em todo o pais). Lembro ate hoje...

Tomávamos chop e de tira gosto, torresminho com quiabo frito, que delicia...

De repente...

Parou em frente ao bar, toda uma guarnição da ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas), depois ficamos sabendo o porquê desta operação, armas de grosso calibre em mãos, foram entrando e aos berros bradavam...

- Todo mundo de pé! Virados contra a parede! Pernas abertas! Braços apoiados na parede! E o mais importante! Boca fechada! Só falem quando eu mandar!

Levantei rapidinho, corri pra parede mais próxima, abri as pernas e apoiei os braços na parede, ficando bem quieto, o único barulho que fazia era a tremedeira dos ossos.

Neste momento, lembrei de meu pai me aconselhando antes do embarque na rodoviária.

- Filho! A cidade é muito grande, cheia de perigos, marginais, transito intenso e a policia, apesar de teu tio ser oficial, ela é muito braba, tome cuidado e se for abordado faça o que mandarem e Deus te abençoe.

Pela idade e moda da época, usávamos barbicha de bode, muito rala e cabelos compridos, o meu abaixo dos ombros, de meu primo também, tínhamos a mesma idade.

Escuto mais um berro:

- Sua bichinha cabeluda e desobediente! Levanta e vá pra parede com os outros agora!

Um silencio mortal e outro berro:

- O viadinho è surdo? Ou ta querendo apanhar?

- Aqui Tenente! Sou filho do Coronel Juvêncio, comandante da ROTAM! Exijo que me trate com respeito e educação...

O estalo foi forte e seco e o berro maior ainda:

- Todo bichinha, filhinho de papai nessa merda de cidade diz que seu pai é o Filho Da Puta do Coronel Juvêncio...

Escutei um grito alto e choroso e o estabacar de um corpo na parede, olhei para o lado e meu primo tinha acabado de chegar, estava tentando abrir os braços e as pernas para ficar na posição de Enquadramento. O Tenente se aproximou e com a coronha do fuzil, deu-lhe uma pancada nas costas, na altura dos rins, que meu primo escorregou agarrado na parede, sem ar, com lagrimas escorrendo pelo rosto e urina pelas calças.

Outros policiais encontraram quem estavam procurando e todos se foram. Meu primo ligou pro pai que foi nos buscar e durante o trajeto contamos para o pai dele o que tinha acontecido:

- Pai! O Tenente me deu um tapa na cara que acertou da boca ate as orelhas, na altura da nuca pegou meus cabelos me levantando e me jogou contra a parede...

- Filho! Ele é um oficial condecorado, da Tropa de Elite, determina a ordem por onde passa, não te conhece, esta sempre onde ninguém quer ir, esta fazendo seu trabalho e vocês o que estavam fazendo lá?

- Estávamos ouvindo musica e tomando um chopinho! Ele tem que ser educado...

- Ta bom filho! Amanhã cedo vou determinar que as abordagens sejam feitas com educação! To imaginando a Tropa de Elite numa abordagem:

- Senhores bandidos, por favor, desfaçam de suas armas para que possam se levantar, erguendo os braços e se dirigirem ate a parede para serem enquadrados...

- Porra pai ele me bateu!

- Se tivesse obedecido não teria acontecido! Vocês são menores, não deviam estar lá! E o Coronel sou eu e não você!

Queria rir, mas não podia, chegando em casa, de tanto minha tia e meu primo encherem o saco, meu tio resolveu nos levar na troca de turno para reconhecermos o Tenente.

Seis horas da manhã eu morrendo de sono, a tropa em posição de revista, passamos por ela e identificamos o Tenente.

- Este aqui pai! Com voz acusatória e decidida, como se dissesse: “Me chama de Bichinha, me bate agora, vamos ver quem é o viadinho agora?”

- Falou que todos na cidade dizem que são filhos do “Filho Da Puta do Coronel Juvêncio”

- Tenente! O que meu filho esta dizendo é verdade?

- È sim Senhor, meu Coronel!

- Quem deu a ordem para o senhor bater em alguém?

- Foi o Senhor, meu Coronel!

- Trinta dias de cadeia, para aprender a tratar as pessoas.

- Sim Senhor, meu Coronel!

Saímos dali satisfeitos, voltei para cama e a noite, no mesmo bar, tomando um chopinho, observamos a passagem do Comboio da ROTAM, adivinhem quem estava no comando?

Ele mesmo o Tenente...

Hoje meu tio já faleceu, um herói em MG e meu primo esta preste a se aposentar como Coronel da PM mineira e também já foi Comandante da ROTAM.

Cesão
Enviado por Cesão em 10/02/2014
Código do texto: T4685254
Classificação de conteúdo: seguro