O CORCEL, O CASAMENTO E A EMPURRADINHA

Nilcéia reclamava:

- vá devagar João, você está rápido demais!

- os guardas não estão trabalhando hoje! João respondia sorrindo.

Nilcéia repreendia:

- Cuidado João, vai que você ganha uma multa, e este mês já tivemos que parcelar o presente dos noivos, né?

João dava risada. Conhecia a estrada como a palma de sua mão e sabia onde os policiais gostavam de ficar.

A viagem corria tranquila, poucos carros na estrada. Próximo a um dos postos da Polícia Rodoviária, João reduzia a velocidade. Dois guardas na frente do posto. De longe João percebeu que os guardas se olharam. Um balançou a cabeça, o outro veio em sua direção e fez o sinal para encostar o veículo.

Nilcéia resmungava apreensiva:

- eu te avisei que isso iria acontecer, fica andando rápido ... isso que dá!... agora vamos chegar atrasados no casamento!

João resmungou:

- deixa que eu resolvo!

O policial se aproxima dá aquela olhadela intimidadora pela janela e diz:

- Boa tarde cidadão! Favor desligar o veículo! Documentos do senhor e do veículo!

João entregou os documentos e disse:

- Senhor Oficial o carro tá com problema na bobina e se eu desligar ele não pega... a bobina esque....

O policial interrompeu seco:

- Favor desligar o veículo senhor!

João argumentou:

- Policial, eu vou desligar, mas depois o carro não vai pegar...

O policial verificou os documentos, checou as lanternas, pneus, e o extintor. Tudo estava em ordem. No porta-malas, que estava abarrotado de bolsas, sacolas e um pacote de presente, ele não quis verificar. Entregou os documentos e disse:

- tudo ok senhor, pode prosseguir com a viagem!

João gira a chave na ignição e nada. Mais uma vez e nada do carro pegar. João olha para o policial, tira a cabeça pela janela e diz:

- eu avisei né? o senhor pode dar uma empurradinha?

O policial, com aquela cara de que se arrependimento matasse, olhou para seu parceiro que de longe acompanhava a cena e chamou:

- Clemente faz favor... me ajuda a empurrar o veículo!

Clemente veio devagar e irritado:

- Pô Aderbal! Eu te falei pra você não parar este tipo de carro!!!

- Pare de reclamar e vem rápido Clemente, tem uma senhora e duas crianças pequenas no veículo!!!

Os dois policiais, com suas armas no sinto, óculos escuros, e quepe na cabeça empurram o corcel uns 300 metros até um morro. Após o morro o teimoso corcel embalou e João fez o possante pegar no tranco. João buzinou agradecendo aos policiais pelo esforço e acenou com a mão esquerda, com o pé direito pisava fundo no acelerador. Tinha que descontar o tempo perdido no posto para não chegar atrasado no casamento em Tomazina, município do Norte do Paraná, terra natal da Nilcéia.

*causos Dr. João Candido

Juvenal Tiodoro
Enviado por Juvenal Tiodoro em 31/01/2014
Reeditado em 06/02/2014
Código do texto: T4672146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.