Acordou a Tempo.

Em tempos antigos, quando o machismo tinha grande aceitação na sociedade, as moças casavam só com quem os pais aprovavam. As mulheres aceitavam naturalmente a submissão na vivência conjugal .

Mesmo presa pelos laços do amor, uma moça desvencilhou-se num golpe de mestra de um troglodita . É uma história real contada pelos antigos na passagem de minha adolescência. Contavam com tanta convicção, chegando inclusive citar nomes dos personagens. Dizia um bordão na época; “ fogo de morro acima, água de morro abaixo e moça quando quer casar, ninguém segura”.

Havia uma moça bonita, filha de um grande fazendeiro que apaixonou por um rapaz pobre, o pai não consentia o namoro e muito menos casamento. Achava que sua filha não seria feliz, não por o rapaz ser pobre, mas talvez soubesse de alguns deslizes morais do moço.

Diante do empecilho do pai, resolveram fugir na calada da noite. Janela alta, o rapaz colocou uma escada e os dois sumiram no breu da noite. Apressados e quase correndo, juntou-se ao cansaço da moça e o começo de uma chuva, eles abrigaram-se debaixo de uma ponte. O rapaz tinha uma bonita capa, a moça muito cansada pede para que ele estenda-a no chão para assentar-se e descansar um pouco, o rapaz alegou que de jeito nenhum colocaria sua capa naquele chão, a moça conformou-se sem mostrar-se nenhuma reação. A chuva amainou-se, e então prosseguiram a caminhada fugitiva, a moça argumentou que estavam sem eira e sem beira,explicou que sabia onde o pai guardava grande soma de dinheiro, aproveitando que ainda estava escuro, daria tranquilamente para voltar e pegar a grana, no que o rapaz aceitou a ideia de pronto. Assim procederam, voltaram,ela subiu a escada, adentrou-se pela janela e disse para o rapaz; “ nosso namoro termina aqui!” O rapaz surpreso quis saber porquê? Ela explicou-lhe; “no primeiro dia você negou-me estender sua capa para sua amada como dizia, não quis forrar o chão para aliviar um pouco o meu cansaço, sua capa vale muito mais que a mim, que você dizia amar, o que iria acontecer comigo para o resto dos nossos dias? E tem mais, descobri sua falta de caráter, quando propus roubar meu pai, você aceitou de pronto. Ainda bem que acordei a tempo, fique com sua capa.” Fechou-lhe a janela na cara. Contam-se que essa moça de nome Dalva narrou-se essa história num semanário católico, Diziam que essa história virou piada pelo seguinte: a estrela Dalva é vista de madrugada e a moça Dalva fugia também de madrugada, mas ficou no céu do seu lar.

Lair Estanislau Alves.