O CUMPADRE E A GARRAFA DE ARNICA

Hoje, ouvi um causo do Rolando Boldrin que me voltou ao passado, causo esse contado por meu saudoso pai sobre dois avarentos proprietários de terra da região. Herdeiros de antigos coronéis, com pouca instrução, onde faziam de tudo pra não perder um pedaço de sua herança. Para isso usavam até da famosa “manta” pra sobreviverem. “Manta”, pra quem não sabe, é vender gato por lebre, fruta podre, ou seja, levar vantagens em qualquer tipo de negociação. Então, diziam que os dois irmãos foram para a venda juntos. Época de pouco dinheiro, o irmão mais velho pediu meia garrafa de pinga pra levar pra casa. Como o vendeiro cobrou dez réis pelo vasilhame, o irmão mais novo também pediu meia garrafa de pinga; só que pediu para o vendeiro colocar no vasilhame do irmão mais velho. Miseráveis que eram, foram embora olhando a garrafa de pinga como um troféu. E o troféu foi guardado na casa do irmão mais velho, pela idade e como dono do vasilhame. E próxima semana começou com muita labuta...

- Bamo tomá um gole de cachaça hoje, Zé? Perguntava o irmão mais novo.

- Bamo dexá pro niversário da patroa João!

- Mais antão tem qui sê manhã, niversário da minha.

- Mais eu falei da minha patroa.

- Caos de quê?

- O vasiame é meu, isqueceu?

- Mais inté lá isso já vaporo sô!

- Isqueceu da roia boa que o vendero pois?

E passaram-se vários meses. Durante esse tempo a pinga foi achada pela patroa do Zé, irmão mais velho, que destinou metade da garrafa para chás e arnicas, planta medicinal que desinfeta e ajuda na cicatrização de machucados, tão normais na vida bucólica. No dia do aniversário da patroa do mais velho, lá foram os dois tomar o objeto de desejo durante tantos meses. Acharam a garrafa pela metade...

- Antão cê veio aqui tomá sua metade, hein cumpade João!

- Cumo senem sabia onde sê tinha guardado? Foi ocê memo que sabia onde tava.

- Cumo ia tomá minha parte se a sua tava prorriba?

- Safado!

- Mantero!

- ...

Se “ingruvinharam” numa briga nunca vista entre eles. Antes da garrafada final, o irmão mais velho ainda viu sua patroa junto ao delegado, levantando uma garrafa de arnica...

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 26/01/2014
Código do texto: T4665692
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.