Pedido de desculpas de Rígida Normas para Geni Esfuziante .

PEDIDO DE DESCULPAS DA SENHORA RÍGIDA NORMAS

Era uma vez, há muitos e muitos anos atrás, lá longe... numa cidadezinha chamada Socorro dos Perdões, havia uma senhora de quase 90 anos chamada RÍGIDA NORMAS que tinha várias amigas. Uma vez por mês se reuniam em um clube. Suas amigas tinham de 60 a 80 anos.

Todas essas senhoras e principalmente D. RÍGIDA se vestiam de acordo com a idade, com requinte! Eram elegantes e sóbrias.

Mas... Toda a história tem um mas... Tinha uma senhora nesse grupo que se destacava tanto pelas extravagâncias das roupas quanto pelas risadas, chamada GENI ESFUZIANTE.

GENI usava vestidos com saias de bicos esvoaçantes... Sapatos dourados e sempre com um lindo lenço na cabeça ornando com as cores das roupas. Parecia uma cigana! Brincos grandes dourados e pulseiras combinando com os sapatos.

Gostava de xales excessivamente coloridos! Tudo que usava e fazia era em grandes proporções. Até nos sentimentos!

O figurino da colega, deixava D RÍGIDA NORMAS professora aposentada incomodada, desconfortada!

Geni Esfuziante era tão diferente que por trás dela haviam sempre muitos comentários:

Diziam uma para as outras:

Será que ela emprestaria a risada exagerada para um teatro de horror?

“Que mulher extravagante!"

Outra acrescentava: “Exagerada!!!! “

"Ela tem fogasso! Olha como fica vermelha!"

Mas para os homens... Era uma linda loira rosada! Deliravam com aquela figura tão feminina, diferente que roubava a cena! E até cantavam:

"Ela não anda, ela desfila

Ela é top, capa de revista

É a mais mais, ela arrasa no look

Tira foto no espelho pra postar no facebook"

Mas... tinha Tb muitas fãs que diziam: “Eu não gostava dela, mas agora gosto!

Assim ... era várias vezes homenageada com poesias pelas próprias colegas, como esta:

GENI A DESCOMPORTADA

Vera Rodrigues ( Artista Plástica e Funcionária Pública)

"Seu chapéu de praia protege suas audácias

De pensamentos sem compromissos

Seus seios a mostra exibem

O que é o delírio do seu próprio

Jeito de ser

Lábios carmins

Barras tortas

Coloridos chalés

Brilhos nos braços e peitos,

Brilhos sem fim, rodopiam pelos salões

No frenético vai e vem dos sapatos de saltos

Em ritmo de samba.

Tudo isso é sim nossa Geni enfim!"

Umas até que gostavam do jeito dela, mas... outras não engoliam... Detestavam, principalmente D. RÍGIDA NORMAS!

Quando D. RÍGIDA via aquela figura diferente aparecer, sentia-se tão incomodada! Chegava até a pensar isoladamente naquela famosa música do compositor Chico Buarque...

"Joga pedra na Geni

Joga bosta na Geni

Ela é feita pra apanhar

Ela é boa de cuspir

Ela dá pra qualquer um

Maldita Geni"

Se ela pudesse... Jogava mesmo. Nem que fosse uma pedra para desabafar tanto desconforto que sentia ao vê-la!

Mas... Certa vez, D. RÍGIDA NORMAS estava passando por um problema pessoal grave e entrou na Biblioteca Pública para encontrar um livro de auto ajuda, de palavras de sabedoria ou a Bíblia Sagrada. Precisava ler umas palavras reconfortantes, para sair daquela horrível tristeza!

Olhou em cima do balcão e viu um livro sozinho, isolado "A VOZ DA INSPIRAÇÃO" CASA DO POETA DE CAMPINAS e pensou:

Entrei aqui a procura de algo e se esse livro está aqui, solto e solitário, talvez seja um aviso! Talvez porque preciso lê-lo! Começou a folhear o livro: Abriu na página 136 e se encantou com a capacidade da autora em fazer aqueles versos.

Começou a sentir sua alma bem mais reconfortante. Virou a página e viu uma linda tela pintada e foi procurar o autor daquelas artes que tão bem fizera à sua alma! Fora um momento de esquecimento de suas dores e temores!

E ... Que surpresa ao ler a assinatura da artista que tanto lhe encantara ao ponto de aliviar sua alma sofrida naquele momento triste de sua vida!

Assinatura de autoria: Geni Esfuziante!

Ficou curiosa para ler a biografia que dizia:

Biografia de Geni Esfuziante:

AUTORA DOS LIVROS DE POESIAS E CONTOS:

1- Fragmentos de uma vida colorida

2- Girassóis

Membro Efetivo

Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB)

CADEIRA 13

Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes de Goiás

Acadêmica Correspondente da Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória

PORTAL CEN (Cá Estamos Nós) A maior Ponte Literária entre

Brasil e Portugal

Membro Literarte: Associação Internacional de Escritores e Artistas.

Pertence aos Hospitalhaços (visitas aos doentes no Hospital Mário Gatti.

Quase caiu de costas e ficou envergonhada e pensativa: Nossa que conteúdo, que grandeza tem essa minha colega! Que alma de artista e eu que nem sei fazer uma poesia e nem pintar uma tela, com tanto preconceito conta ela!

Foi para casa com sua alma desolada e desabafou com sua filha que é advogada.

Sabe o que é isso mamãe? A senhora ficou com preconceito!!!!

Antes de conhecê-la melhor... se baseou apenas pelas aparências!

Desse dia em diante, muitos perdões e pedidos de desculpas em público D.RÍGIDA NORMAS faz à sua colega! Geni Esfuziante!

DA sua sentença final como se fosse uma justa juisa em forma de versos:

GENI ESFUZIANTE:

Diante ao público de ante mão peço-te perdão.

Eras alvorada meiga

Singela, brotando em meus dias...

Mas... Eu nem percebia!

Quantas vezes olhei o infinito

E as estrelas colhia.

Você já irradiava sua luz e eu nem sabia!

Não busquei no coração

O mais belo do céu

E... pisávamos o mesmo chão!

Às vezes buscamos longe ou ao alto

Mas está aqui, bem ao nosso redor

Seu talento dado por Deus fez-me vê-la!

O final dessa história acaba sempre com esse pedido de perdão, da inconformada D. Rígida Social!

Geni Esfuziante encanta-se quando se lembra que há pessoas magnânimas, capazes de pedir perdão. Reconhecer o próprio erro. Hoje são amigas e continuam a frequentar o mesmo clube e Rígida é muito admirada por Geni.

O que era de vidro colorido se quebrou. Quem quiser que conte outra história transitória, que tenha ouvido!

POETAS CITADOS: Chico Buarque de Holanda

Silvia Maria Rocha

Vera Rodrigues

Dalva Saudo
Enviado por Dalva Saudo em 10/01/2014
Reeditado em 05/03/2014
Código do texto: T4644058
Classificação de conteúdo: seguro