Marta Escrava

Marta vivia na época da escravidão, por sorte não tinha sido escravizada. Vivia sozinha sem comida, correndo risco de ser escravizada a qualquer momento. Em uma noite tranquila Marta dormia, quando começam a bater na porta, a porta de madeira foi se abrindo, e entraram, Marta se escondeu em um quartinho, que era como um porão, esse porão tinha várias entradas, embaixo da cama, atrás da geladeira, e muitos lugares. Marta já esperava que os portugueses á procurassem. Por isso montou o quartinho, e construiu aquela casa bem longe das grandes fazendas dos portugueses. Quando era 18:00 Marta foi dormir, cedo, porque no outro dia iria construir uma casa em um lugar mais seguro. Os portugueses não foram ingênuos de bater na porta, entraram silenciosamente e quando entraram no quarto Marta estava dormindo, deram um remédio para continuar dormindo, e quando acordou estava em uma casa de palha, com negros em sua volta. Quando levantou os portugueses entraram na casa e gritaram:

- Vão trabalhar! Não escolhi escravos para não trabalharem, prefiro mil vezes os escravos da fazenda ao lado do que vocês, aliás essa negra que acabou de levantar se chama Marta, uma fugitiva, a família já foi escravizada e morta, deixaram ela escondida na casa, isso serve de lição para todos vocês, se tentarem se esconder verão o mesmo destino da família da Marta.

Marta acompanhou os negros, que foram muito simpáticos com ela, explicaram que quem tenta fugir não volta mesmo, vai para o céu. Marta ficou assustada com o que os negros falavam e resolveu ir trabalhar sozinha, foi para um lugar que nenhum negro trabalhava, era um lugar bem isolado e longe da casa, 20 minutos de caminhada. Marta trabalhou o dia lá, tranquila, bem tranquila, sem se assustar com o trabalho. Os negros reclamavam muito, mesmo que tenham motivos, Marta não ligava, por ela o importante era estar viva. Marta cada dia trabalhava mais longe da casa dos portugueses, os portugueses raramente olhavam o trabalho dos escravos e se olhassem perceberiam que Marta não estava entre eles. Marta já foi trabalhar 2 horas depois da casa dos portugueses, andava muito e trabalhava pouco, passava maior parte do tempo andando. Marta resolveu criar um mapa de lugares onde poderia visitar e ficar sozinha, lugares longe da casa dos portugueses, Marta já encontrou um lugar que fica 7 horas depois da casa dos portugueses, nesse lugar tinha um portão enorme, que ficava na saída da casa dos portugueses, o problema é que se saísse escondida chamaria a atenção de outros portugueses donos de fazendas. Quando tentava fugir sempre via uma luz em uma cabana, com vozes, parecidas com as dos negros, que trabalhavam na fazenda. Marta entrava na cabana de dia e cada dia tinha uma coisa diferente, um planejamento de saídas da fazenda. Marta entrou lá em uma noite, eram os escravizados combinando como sair de lá. Ela participou da discussão.

No dia seguinte, o dono da fazenda chamou Marta:

- Marta aceita uma troca? Essa troca envolve sua liberdade, e imunidade de ser escravizada de novo.

- Claro, aceito.

- Preciso apenas que você vá em uma reunião dos negros e descubra jeitos que eles acharam para fugir, é rápido e fácil, e quero a resposta amanhã, vá essa noite e consiga até amanhã.

Marta foi, viu todos os planos dos escravos e cada detalhe, muito pressionada ela continuou na reunião e contou para os escravos tudo o que o português mandou ela fazer. Apesar disso no dia seguinte Marta contou tudo para o dono da fazenda, só que falou as saídas que nunca teriam coragem de passar, o dono instalou seguranças em todas essas saídas. Apesar de ter feito tudo certo, o dono mentiu e escravizou Marta. Todos os escravos fugiram menos Marta, depois que o dono descobriu, pediu para cortarem a cabeça de Marta, no dia a cidade estava vazia, em silêncio, apesar da tristeza ninguém compareceu para se despedir de Marta. Quando o português gritou:

- Cortem a cabeça de Marta Santos, a ex- escrava.

Apareceram os escravos que fugiram e tinham conseguido importância no mundo, começando por alguns que tinham talentos impressionantes. Ninguém da fazenda sabia. Pois é, Marta combinou com todos os negros de mostrarem seus talentos, e não cortaram a cabeça de Marta, porque depois o dono da fazenda percebeu como ela era importante, era considerada celebridade, depois desse dia os negros marcaram importância.

De acordo com meu pensamento foi isso que aconteceu, por isso são considerados importantes.

Gigiart
Enviado por Gigiart em 27/12/2013
Código do texto: T4627630
Classificação de conteúdo: seguro