OLIVEIRA VII, OLIVAS, AZEITONAS

- Bom dia e tua benção, tio.

- Deus te abençoe meu filho. Como foi tua estada na Europa?

- Foi tudo bem, mas muita burocracia na Alemanha.

- Sente-se e me conte tudo que esta acontecendo por lá, você já entregou o relatório à embaixada?

- Já sim tio e fui interrogado e estou à disposição do Exercito.

- Capitão! O senhor já esta falando como um espião! Já se acostumou com as novas funções? E este plano Marshall? Como eles estão fazendo?

Major! Traga água e café para nos, esta reunião vai longe!

- Têm muitos comentários jocosos, intrigas. Oriente e ocidente estão em pé de guerra! Dividiram a Alemanha em quatro e ninguém se entende.

- Conheceste Mc Artur? Foi meu colega de turma em West Point.

- Não senhor! Ele já tinha sido designado para o pacifico, mas conheci “Ike”...

- Quem?

- General Eisenhower...

- Foi meu contemporâneo em West Point. Quanta intimidade, heim, conheço poucas pessoas que o chamam de “Ike”...

- Me foi permitido pela sugestão...

- Você sugeriu algo a Eisenhower? Que Deus proteja a todos...

- Sim meu tio. Em uma reunião entre Khrushchov e Ike, o Sr. Ulbricht líder da RDA, sugeriu o fechamento de Berlim. Isto acarretaria muitos problemas de abastecimento, vi que Ike ficou inquieto então disparei:

“Sr. Walter (Ulbricht), porque o senhor não faz uma muralha igual à da China? Passe pelo meio de Berlim. Com certeza será eternamente lembrado”.

- Meu tio, a consternação foi geral...

- Também você ficou louco? Uma reunião importante desta! Por isso você foi mandado de volta?

- Não meu tio. Depois de alguns segundos, Nikita começou a rir e disse:

“Que Stálin não te ouça meu filho”.

Todos começamos a rir, menos o Sr. Walter.

- Oliveira, a quantas anda os serviços de inteligências a que você tem acesso?

- A NKVD e TCHECA Russas estão sendo reestruturadas. Vão virar uma só, com cinco diretorias. A guerra fria tem apressado todos os processos. A Inglaterra acha que não deve mexer no SIS e frança esta reestruturando seus escritórios de informação. Os EUA estão reunindo todos os serviços em uma só agencia, mas eles têm uma certa dificuldade, pois são muitas agencias, em todas as armas tem pelo menos uma.

Uma tendência que observei é que todos os governos querem um serviço de inteligência interno e outro externo. Devemos pensar sobre isto, este negocio de vários serviços de inteligência, em todas as armas, vai acabar e devem ser criadas “Central de Inteligência”.

Lá na Alemanha ouvi uma conversa que o Dutra já se antecipou e esta criando uma agencia brasileira, o Sr confirma, tio?

- Quem falou isto? Tudo mentira...

- Tio, estou no meio da espionagem mundial e o Brasil é bem observado.

Em breve vai ser criado o estado de Israel. Teremos um estado judeu no meio dos árabes...

- São balelas! Isto nunca vai acontecer! Estado judeu, muro em Berlim, você ficou louco!

- Stálin é tido como estadista, mas na verdade é um louco, sanguinário, um crápula e seu sucessor será Nikita Khrushchov...

- De forma alguma! Ainda têm muitos bem acima dele no partido, como, por exemplo: Molotov, Bulgarin, Malenkov...

- Este é Stalinista, não fica uma semana no governo...

- E este tal estado Judeu você esta blefando?

- Não meu tio, alem de já ter sido aprovado pela ONU, os EUA tem depositado toda influencia, inclusive o Sr. Ben-Gurion chefe da Organização Sionista Mundial será o primeiro governante do estado de Israel. Apresentou-me recentemente o Sr.Reuven Shiloaj que será o primeiro diretor do serviço secreto de Israel...

- Mas eles não tem nem Estado e já tem Serviço secreto?

- Pois é tio, já estão caçando Nazis por todo mundo e a America Latina tem sido um ótimo esconderijo. O Brasil tem mantido os Nazis longe, segundo Simon Wiesenthal, o maior caçador de Nazistas entre os judeus.

- O que aconteceu para você voltar?

- Em uma reunião na embaixada, falei que Getulio Vargas voltará...

- Eu devia te expulsar do Exercito...

- Estou brincando meu tio! Estou de volta a pedido do Dutra para criar uma agencia de inteligência moderna, porque já estamos atrasados e venho com modelos modernos. Estou pensando em criar um Serviço Federal de Informação e Contra-Informação. Vou reunir tudo o que temos nas armas e fora delas, como as policias e fazer uma só. Estou certo que terei muitas dificuldades de implantação.

A propósito, Getulio se candidata com o apoio de Dutra e leva Tancredo Neves, João Goulart, Oswaldo Aranha e outros comunas para o governo.

Com este povão que vai acompanhá-lo, terá muitos problemas! Mas tem idéias boas, quer criar um banco de desenvolvimento e uma petroleira, acho que fará um bom governo.

Ele ganha de Eduardo Gomes, Cristiano Machado ou de quem concorrer com ele.

- Você enlouqueceu! Acabou de chegar e já esta fazendo previsões, veremos o que acontecerá.

- Tio preciso ir. Tua benção.

- Que Deus abençoe a todos nos...

Houve o fechamento de Berlim por Walter Ulbricht e Stalim em 1947.

O muro de Berlim foi criado por Walter Ulbricht e Khrushchov em 1961.

Malenkov substituiu Stalin, após sua morte, permanecendo no cargo por uma semana, sendo substituído por Nikita Khruschchov.

A NKDV e TCHECA foram reunidas e se tornaram a KGB em 1954.

A CIA foi criada em 1947 por Truman.

O Estado de Israel foi criado em 1948 e seu primeiro governante foi Ben- Gurion que em 1952 criou o MOSSAD dirigido por Reuven Shiloaj.

Dutra criou o SFICI (Serviço Federal de Informação e Contra-Informação) em 1948, entrando em operação apenas em 1956, por Juscelino.

Getulio Vargas se candidatou a presidente em 1950, com o apoio do presidente Dutra e ganhou de Eduardo Gomes e Cristiano Machado. Seu ministro da justiça foi Tancredo Neves, Osvaldo Aranha ministro da fazenda e João Goulart ministro do trabalho. Os maiores escândalos envolviam principalmente João Goulart.

Em 1952 criou o BNDES em 1953 criou a PETROBRAS.

Às vezes as informações são fatos e às vezes previsões, nos casos de previsões, com o tempo se trabalha para torná-las fatos.

Cesão
Enviado por Cesão em 20/12/2013
Código do texto: T4619191
Classificação de conteúdo: seguro