Aula De Filosofia ...
No ano de 1999, eu estava cursando o meu último ano, do ensino médio.
Em uma das aulas de Filosofia, a professora entregou uma pergunta para todos os alunos .
A pergunta era igual para todos.
" Você se sente livre ? "
Fiz um balanço na minha mente, e respondi que não.
Mas todo o restante da turma, respondeu que sim.
Fiquei espantada, por somente eu, ter tido uma resposta, diferente dos demais colegas.
Cada um, teve o seu momento para argumentar.
Atentamente, a nossa professora ouvia cada resposta.
Fiquei ouvindo e observando cada justificativa para a pergunta que foi feita.
Na minha folha, eu mantive a minha resposta.
Chegou a minha vez de responder .
E quais foram meus argumentos ...
Mesmo que eu morasse sozinha, eu não poderia fazer da minha casa, um lugar de barulho. ( Mesmo eu pagando tudo, dentro da minha casa. ); Não poderia colocar um som , em alto volume, que viesse a importunar o meu vizinho ; Andar nua na Rua, nem pensar...
Chegar na casa de alguém, e entrar sem pedir licença... etc... E fui citando tudo que eu não poderia fazer...
A resposta certa, dentro da Filosofia, era a de que a pessoa que não se sente livre, é aquela que mente, e não consegue fitar os olhos do outro, na hora da mentira !
No dia, eu não concordei com a resposta ! Mas hoje, eu já concordo...
Sendo, que continuo mantendo a posição das minhas palavras.
Aquela aula, nunca saiu da minha mente !
Passei a observar os olhares...
Um dia, eu vi um político sendo entrevistado na TV.
Dez perguntas.
Das dez perguntas, eu percebi que oito delas , ele não conseguiu manter o olhar.
No dia seguinte, a mesma resposta que encontrei, foi dita, por pessoas que avaliaram a entrevista.
Hoje, a maior avaliação que faço para as minhas conclusões da verdade , ou da mentira, eu busco no olhar de quem está falando comigo.
Mesmo que fite o meu olhar, se estiver mentindo, ela contorce a boca ! Rsrs
E vamos no dito popular !
" Se correr o bicho pega, se parar o bicho come ".
Só não podemos e não devemos ser muito filosóficos...
Meio termo...
Temperado !
Nem fitar tantos olhos...
Nem andar nu pelas ruas...
Sejamos então, somente a verdade !
É isso que precisamos, para viver em paz !
Maria Lamanna
Rio Preto - MG