JOÃO COITADO E A MARVADA PINGA
Inicio da semana, na segunda feira compadre João não compareceu ao trabalho, procurei saber o motivo, a mulher respondeu:
--Ué cumpade é a marvada da pinga!
--Mas ele me disse que não vai beber mais!
--Num vai o que, ele nunca parô só num bebe quando num tem.
No dia seguinte ele me aparece, olho mais vermelho que juriti no laço.
-- Então compadre João quantos pintinhos nasceram da galinha que eu lhe dei?
-- Tô até cum vergonha de contá, mais ieu cumi aqueze ovo!
--Você o que-, comeu os ovos, mas eles não estavam chocos?
-- O derradero o pintinho já tava até piano!
-- Compadre João assim não dá homem, quando você vai criar juízo para melhorar de vida rapaz?
-- Ah ieu sabe cumè qui é, num tô mais dano mode sastifazê a mué mi insinaro qui ovo de galinha chocano é um santo remédio arrisurvi isprementá. E o trem é bão memo fais o negoço subi divera.
- Cria juízo homem de Deus você precisa mudar de vida, trabalhar a semana toda, plantar alguma coisa uma horta, por exemplo, criar umas galinhas um porco ou qualquer coisa que facilite sua vida. Estou desanimando com você meu compadre.
--Perde a paciência cumigo não, agora qui a coisa a vai miorá pra nois num disanima não ieu vô muda de vida prumiti procê e vô cumprir.
-Com o episodio dos ovos chocados, eu logo percebi que o caso do meu compadre era mais complexo do que o que se propagavam dele. O homem de fato não trabalhava a semana inteira nem a macete. Começou faltar na segunda, logo incluiu terça também, e assim por diante, até que resumiu em apenas dois dias de trabalho na semana, sexta e sábado, era o minino que precisava segundo afirmava, para comprar o suficiente pra não morrer de fome.
Mais engraçado foi quando um dos companheiros descobriu sua falcatrua dos ovos e espalhou a noticia no eito da roça. Até Juca Doido comprador de frangos no povoado do picão foi prejudicado com a falta de frango por um longo período. As donas de casas não conseguiam mais que galinha nenhuma concluísse sua choca, o marido comia tudo que era ovo que estivesse chocando. O numero de idosos era bem significativo, nunca se viu tanto velho botando galinha pra chocar, mas pintinho que era bom mesmo nenhum sobrevivia.
Na próxima semana contarei mais.