O caroço de abacate

Problemão! Tínhamos passado o final de semana no sitio de um amigo, a quarenta quilômetros de casa, metade do trajeto em estrada de chão. No domingo à tarde, o velho fusca cismou de não dar marcha a ré. Não só a marcha a ré, mas nenhuma das três em que a alavanca era levada para trás. Portanto só encaixavam a primeira e a terceira.

Fazer o quê? Empurramos o carro para as manobras necessárias e decidi fazer o trajeto só a duas marchas mesmo. Custou-me muito suor mas consegui trazer a família em segurança para casa. No caminho vinha pensando no que poderia ter causado tal problema e nada me ocorria. Lembrei-me que as crianças, na época ainda bem pequenas, tinham passado a tarde do sábado no interior do veículo brincado e comendo frutas do pomar do meu amigo. Mas o que elas poderiam ter feito que ocasionasse aquilo?

Na segunda feira levei o fusca a um velho mecânico de minha confiança. Contei-lhe o ocorrido da mesma forma que estou contando agora. Ele entrou no carro, levantou o banco traseiro como quem soubesse exatamente onde estava o defeito. Em menos de um minuto saiu me entregando um caroço de abacate.

_ Pronto! O problema está resolvido.

Não podia acreditar. Diante do meu espanto ele explicou:

_Há uma abertura no chassi que dá acesso a uma cruzeta do sistema de câmbio, cujo movimento em um dos sentidos estava sendo bloqueado pelo caroço.

_Mas... Como é que o senhor sabia disso.

_Ora! Estou há cinqüenta anos nesse ramo.

E nem cobrou pelo serviço.

Carlinhos Colé
Enviado por Carlinhos Colé em 13/10/2013
Reeditado em 13/10/2013
Código do texto: T4523553
Classificação de conteúdo: seguro