TATU.

Diz um ditado popular que “malandro não procura emprego na casa de vagabundo”

Todos sabem que o jogo do bicho é contravenção penal. É das contravenções que nasce a prática corrupta. Mas nem por isso podemos generalizar, a maioria dos agentes da ordem pública exercem seus cargos com responsabilidade e honestidade, mas sempre há funcionários corruptos denegrindo a imagem dos órgãos públicos e privados. E muitos desses funcionários perderam seus empregos através de processos administrativos por justa causa.

Fiz esse preâmbulo para contar um fato pitoresco, cujos personagens conheci. Num vilarejo, lá pelos anos 40, nomearam um indivíduo analfabeto funcional para subdelegado de polícia. No lugarejo havia um indivíduo que bancava o jogo do bicho. O subdelegado para mostrar serviço combateu energicamente o jogo. Então ofereceram-lhe propinas. O subdelegado exigiu que um bicho corresse exclusivamente para ele. O contraventor malandramente ofereceu-lhe o tatu, que aceitou de pronto. O subdelegado era mais tatu do que o próprio bicho. Nos meus tempos de menino, uns contava essa história como verdadeira, outros diziam ser apenas galhofa. Naquela época havia uma rivalidade acirrada entre PSD e UDN.

Lair Estanislau Alves.