INCONVENIÊNCIA

Ser cobrador de empresa é uma tarefa inconveniente, pois todo devedor tem uma história triste ou desculpa para justificar uma falta de pagamento ou se comporta de forma arisca com o cobrador.

Conta-lhe estórias de dificuldades e desgraças sofridas nos últimos tempos, chora, faz cena e finalmente pede que o cobrador passe no final do ano, em dezembro:” lá já  estarei recebendo lucros e bonificações, quitarei a dívida com juros e até com uma gorjeta para o senhor.”

Só não especifica em que ano isso ocorrerá.

Chegada a data da cobrança meses depois o pobre cobrador adentra ao escritório do Sr. Juca e escuta uma ladainha mais longa que a anterior,  fica de mãos abanando com vontade de agredir o dito sem-vergonha e pensando numa solução.

Nota o sorriso irônico no rosto do safado do devedor.

- Mas cara, nem uma pequena parcela indaga-lhe Leocádio?

- Uma pena, não trabalho com cheques senão poderia fazer uma programação de pagamentos, assim nada posso fazer, estou no fundo do poço, sem faturamento, desesperado...

Neste instante a secretária do “empresário falido” entra no pequeno escritório e pede:
- Seu Juca, o Sr. pode assinar estes 5 cheques para os pagamentos do dia?

- Ah!...aquela cobrança de R$ 45.000,00 foi creditada hoje, o Sr. quer que eu a aplique juntamente com os depósitos anteriores?

Inconveniência por inconveniência, Leocádio pega o safado do Juca pelo colarinho e ordena:
- mande preencher imediatamente um cheque com o total mais os juros que  deves salafrário.

E, diante de tão convincente argumentação finalmente ocorreu o dito pagamento...
 

 
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Inconveniência
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/inconveniencia.htm