O RACIOCÍNIO, A TÉCNICA E A PERSUASÃO

O Contador de "Causos" também tem que escutar "Causos". Se este não for seu procedimento como é que ele realimenta seu repertório? Um dia destes, na feira, conversando com Alexandre Guido, filho do Sr. Alcides do café torrado e moído, percebi que ele tinha algo importante pra contar. Dei corda, ouvindo, e naturalmente, saiu esta preciosidade: Conta-se que policiais de três países (Inglaterra, EEUU e Brasil ), estavam discutindo qual deles tinha uma corporação mais rápida na solução de um problema. Para tirar essa dúvida o melhor era promover um torneio. Quem resolvesse o problema no menor tempo seria o vencedor. Um juiz então foi providenciado que estabeleceu que um coelho seria solto, numa pequena mata, sem que ninguém soubesse sua cor, tamanho e peso. Quem trouxesse a criatura no menor tempo seria o vencedor.

O primeiro país a participar foi a Inglaterra com uma equipe da sua famosa e não pouco eficiente, Scotland Yard. Solto o animal, a equipe (Burns, Scot e Terry) imediatamente entrou em ação. Quatro horas depois, estavam eles de posse do exemplar cinzento e grande coelho. O mesmo que ainda há pouco havia sido solto. Inquiridos como haviam conseguido tal proeza em tão pouco tempo, responderam que foi fácil: Raciocinamos em cima de dados como cor dos troncos, dos ramos, velocidade do vento, ruídos da mata etc...

O segundo país chamado foram os EEUU. Equipe do FBI, formada por Young, Fairbancks e Sunshinne. Duas horas e meia depois estavam eles de posse do negro leporino que havia sido solto pelo juiz. Como teriam conseguido fazer a tarefa em tão pouco tempo? Vieram com uma resposta objetiva e simples: Usamos um radar, um sonar, um rastreador via satélite e um farejador a Laser, tudo de última geração.

A última equipe (de cuja corporação não me lembro) a participar foi a do Brasil, através dos elementos: Júlio (Tabefe), Zeferino (Alicate) e Aristodemo (Saca trapo). O juiz providenciou a soltura de um camuflado coelho de cores branca, preta e cinza. Vinte minutos depois eis que aparece a turma de posse de um cidadão de porte avantajado, de sandálias de dedo de cor cinza, bermudão branco de cavalo baixo, sem camisa, desdentado com gorro preto. Apavorado e em pânico gritava: SOU UM COELHO!!! SOU UM COELHO!!! SOU UM COELHO!!! Questionado como o grupo chegou a tão esdrúxula solução da tarefa, a resposta foi rápida: Usamos uma estratégia muito comum e eficiente no nosso trabalho, que se chama -PODER DE PERSUASÃO. (Oldack/ 19/07/010). Tel. (018) 3362 1477.X

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 05/07/2013
Código do texto: T4373109
Classificação de conteúdo: seguro