Meu tio Jarbas na Copa de 1950,

Meu tio Jarbas na Copa de 1950,

na arena do Independência em BH

História imaginável do osnofa

No ano de 1950 Itatiaiuçu não tinha Praça, hoje tem a bela Praça Antônio Quirino da Silva, ex-prefeito e pai do atual prefeito de Itatiaiuçu Matarazo José da Silva, a família do osnofa dos lados paterno e materno descendem literalmente de Itatiaiuçu, como se vê as minhas origens são itatiaiuçuense. Voltando ao passado, quero lembrar do Itatiaiuçu que teve a Casa do Quinto do Ouro, onde o Governo Português recolhia os impostos e com certeza foi construída pela Coroa Portuguesa pra este fim e de frente a esta casa se travou a revolução do quinto do ouro. Mais tarde o meu avô Chico Turco comprou esta casa e fixou ali a sua residência, onde criou sua família juntamente com sua esposa, minha avó Francisca Marra da Silva, conhecida também como Chica Turca. A Igreja de Itatiaiuçu também merece as minhas considerações, construída por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho - que foi escultor, entalhador e projetista brasileiro, nasceu em (Vila Rica, 29 de agosto de 1730 e faleceu em, 18 de novembro de 1814).

Voltamos ao ano de 1950 em Itatiaiuçu, onde era comum os meus conterrâneos, avos, tios, primos e amigos reunirem nas proximidades do adro desta histórica igreja construída por Aleijadinho e precisamente de frente pra Casa do Quinto do Ouro, onde morava a família de meu avô Chico Turco. A Copa do Mundo, evento futebolístico de grande porte, contestado ou não nunca deixará de ser um grande evento esportivo.

Em 29/06/1950 o Estados Unidos da América, que não jogavam bola e muito menos bola de carne eles conheciam e estas deliciosas bolotas também não eram conhecidas pelos jogadores americanos, mas estava na copa do mundo de cinquenta e ganharam de 1 a 0 da Inglaterra, campeões do mundo e inventores do futebol Bretão, até os dias de hoje este jogo é considerado a maior zebra de todas as copas do mundo. Esta grande zebra futebolística onde o cenário foi o Estádio do Independência em MG, foi tão levada a sério pelos americanos, que este jogo histórico virou filme de Hollywood. A vitória dos americanos também levou os torcedores a loucura, que no término da partida invadiram o gramado e carregaram o jogadores como se fossem campões do mundo.

Agora que o osnofa já contou a história do jogo que os ESTADOS UNIDOS venceu de 1 X 0 a famosa INGLATERRA, data – 29 de junho de 1950, quinta-feira, horário – 15 horas - Estádio – Independência, Belo Horizonte (MG) público estimado – 12 000 pessoas. Agora vou contar como o meu tio Jarbas foi assistir este jogo na véspera do seu aniversário. Um dia antes deste jogão, que mineiro nenhum gostaria de perder, o meu tio estava em Itatiaiuçu, ali próximo a igreja reunido com vários amigos, quando o Antônio Virgulino, rico e excêntrico, aproximou com os bolsos cheio de dinheiro e ouvindo que o assunto era a Copa do Mundo, foi logo dizendo aos amigos; amanhã eu vou a Belo Horizonte ver o jogo da Copa do Mundo, Estados Unidos e Inglaterra, alguém topa ir comigo, muitos do presentes responderam que seria impossível ir a capital ver este jogo devido as obrigações do dia a dia, aí meu tio Jarbas e meu tio Celso Pedrosa, argumentaram com o Antônio Virgulino, nós podemos ir, o que nos falta é dinheiro. A resposta do Antônio Virgulino foi além do que eles esperavam, dinheiro não é o problema estou com os bolsos cheios e se vocês acham que este dinheiro não dá o que não me falta é credito, assim que fomos até a ponta da Serra pegar uma carona pra Itaúna, nós passamos lá na casa do compadre João Tiofo, o fazendeiro mais rico desta nossa região, ele guarda seu dinheiro é em baú e no colchão, se eu pedir dinheiro emprestado, ele me empresta e sem cobrar juros, tenho conhecimento que ele sempre empresta dinheiro para o Chico Turco, avô do osnofa, então vocês vão comigo?! Eu pago todas as despesas e pra finalizar foram tomar umas cervejas lá na venda do Juca Turco, irmão do meu pai Afonso. Nestas alturas, como diria o famoso Zé Pontão, irmão do Vicente Querosene, amigos e conterrâneos dos meus pais e muito estimado por nossa família, como eu ia dizendo o Zé pontão é tio da Reina, que tem uma Loja na Rua Melo Viana, a Casa Reina, e pra dizer alguma coisa ou mesmo no meio de uma conversa ele sempre usava deste bordão, “nestas alturas”. O Zé Pontão que era auxiliar do padre nas missas chegou contando na venda do Juca Turco que o Padre Israel, famoso pároco de Itatiaiuçu, que por qualquer alvoroço na cidade ele celebrava uma missa campal, já estava pronto na porta da Igreja com seus paramentos, o livro missal na mão e vestido de batina preta com uma estola vermelha e esperando por todos, para a missa que começaria em poucos minutos e “nestas alturas” a cidade já estava mesmo em alvoroço. Gente de toda a região chegavam trazendo oferendas para a Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana, aí o padre Israel aproveitou o momento e deu início a uma quermesse leiloando as oferendas: porcos, galinhas, bezerros e outras prendas, pois o momento era muito propício para a paróquia faturar um bom dinheirinho que mais tarde seria usado nas obras de caridade. Meu avô Zeca do Eduardinho acompanhado do compadre Everaldo e o famoso Zé Doraço, ex-namorado de minha mãe, foram os primeiros a chegarem e se acomodaram no muro do adro próximo a porta da Matriz de São Sebastião, padroeiro de Itatiaiuçu, gente de todo povoado foi chegando: do Rio São João vieram a família do Zé Chaves; de Medeiros veio o meu primo Louro, irmão do Renato e do Nabor da Casa Rena e outros filhos do meu tio Jovico; de Pedras, minha prima Getúlia, também filha do tio Jovico; de Santa Terezinha, o fazendeiro Antero, avô do Ex- Prefeito de Itatiaiuçu Juventino, trouxe toda a família e uma carga de rapadura para ser leiloada, ainda de Santa Terezinha o irmão de minha tia Ilka de Faria Gomes o ex-vereador Raimundo Faria e Farmacêutico em Itatiaiuçu e Itaúna, levaram oferendas para a quermesse. Outros amigos do meu tio Jarbas vieram do Morro do Pião e de Pinheiros o Geraldo Evaristo dos Anjos pai do ex- vereador Robezio Custódio dos Anjos e outros amigos de Vieiros, Curtume, Ponta da Serra, Pedra Grande e Veloso, também levaram prendas para a missa campal que virou quermesse do padre Israel. Vendo todo este povo chegando o comerciante meu primo Álvaro Pedrosa, filho do tio Juca Turco tratou logo de se apressar; o Álvaro e sua esposa Olinda, católicos fervorosos fecharam as portas da venda, deram banho nas crianças e bem depressa se ajeitaram e ficaram bem no meio da multidão que a cada instante crescia mais. O Coronel Ozorio Penido e minha tia Mariquinha já estavam de terço na mão, a prima Dilica e o marido Nilo Penido levaram o filho Geraldo Penido, o (Primo Bilu). “Nestas alturas” Itatiaiuçu não cabia mais ninguém e o osnofa está mais perdido do que cego em tiroteio pra encontrar uma saída para terminar este causo do Tio Jarbas na Copa do mundo de 1950. Como se trata de mais uma história real e surreal do osnofa, fica fácil terminar uma história onde o imaginável é sempre possível e como sempre vamos terminar em grande estilo.

“Nestas alturas”, a Viação Irmãos Lara, que levou o meu tio Jarbas e seus amigos a Belo Horizonte pra ver o jogo da Copa do Mundo, entre Estados Unidos e Inglaterra, passou a ser Viação Itaúna e nos dias de hoje comenta-se nas bocas pequenas que a viação Itaúna já é Viação Stilo; depois o Padre Israel terminou a missa campal e deu sua benção ao meu tio Jarbas, o Antônio Virgulino e meu tio Celso Pedrosa. No outro dia, bem cedo, lá pela cinco da matina os três amigos saíram a pé de Itatiaiuçu até a Ponta da Serra, passaram na fazenda do João Tiofo pai do meu amigo Cará, cozinheiro de maior envergadura, o Antônio Virgulino fez um empréstimo com o fazendeiro e ficou garantido, que o dinheiro daria para a viagem, alimentação e ingressos para ver o jogo da copa. “Nestas alturas”, ganharam uma carona do Orlando preto que puxava minério para o Cordovil, pai do Dílson da Minerita, em um caminhão Feneme, até chegar em Itaúna, ali na porta do Bar Azul, pegaram o ônibus da Viação Irmãos Lara, estes Lara são da família do meu amigo e comerciante Homero Lara. Um dia a Viação Lara foi comprada pelos irmãos Aziz e se tornou a Viação Itaúna, partiram para Belo Horizonte e “nestas alturas”, Estados Unidos e Inglaterra fizeram um jogo que entrou para história do osnofa, meu tio Jarbas de Oliveira Gomes assistiu este jogo no Estádio do Independência, junto dos seguintes amigos, Antônio Virgulino e Celso Pedrosa, ambos são cidadãos de Itatiaiuçu- MG e são personagens que estavam "in loco", quando aconteceu esta zebra que marcou a história do Futebol, Joseph Gaetjens deu a vitória de um a zero aos americanos que resolveram registrar este fato cinematograficamente. Meu tio Jarbas, “nestas alturas” está pra comemorar seus 89 anos no dia 30 de junho de 2013, e no ano de 1950 assistiu este jogo da Copa. Recentemente na reinauguração do Estádio Independência, o tio Jarbas de Oliveira Gomes e Celso Pedrosa foram convidados pelo programa Globo Esporte para contar esta história do jogo Estados Unidos e Inglaterra, que um dia virou cinema em Hollywood.

Meu tio Jarbas na Copa de 1950, na arena do Independência em BH

História imaginável do osnofa

Foto: Meu tio Jarbas vai comemorar seus 89 anos no dia 30 de junho e rumo ao seu centenário torcendo firme para o Brasil na Copa das Confederações. A família Jarbas de Oliveira Gomes, esposa Ilka de Faria Gomes, filhos Tirézio Gomes, Selma Gomes, Rosa Gomes e Fara Lúcia Gomes, nosso abraço e nosso carinho.

Afonsinho
Enviado por Afonsinho em 28/06/2013
Código do texto: T4362314
Classificação de conteúdo: seguro