O Trágico final de um passeio inocente
Quando as férias de final de ano iam chegando ao fim a minha mãe começava a preparar o enxoval do Renato , que iria estudar no internato do Colégio Ibituruna emGovernador Valadares.
Era assim que funcionava, em todas as coisas dele : cueca , camisa , calça , pijama , toalha e tudo mais eram gravadas o seu nome. A minha titia Mãe do Maricelso também fazia o mesmo com as coisas dele.
O meu irmão Renato era calouro naquele Colégio , era o seu primeiro ano, mas o Maricelso não , ele era veterano , cursava o terceiro ano Ginasial . Mais velho que o Renato ele se tornou o seu melhor amigo , protetor e conselheiro .Meu irmão dizia ser ele um garoto muito especial , bom aluno ,só tirava boas notas e era muito respeitado e admirado pelos padres do Internato.
Para quebrar aquela rotina do internato os padres resolveram marcar um passeio para um final de semana . O local escolhido era uma pequena praia do Rio Suaçui próximo de São Vitor.
Pela manhã antes da partida para o passeio os padres celebraram uma missa . O Maricelso que estava no café junto com o meu irmão, disse que iria guardar o pão para comer depois porque ele estava com vontade de comungar , isso me foi contado pelo Renato que garantiu ser a mais pura verdade. Naquele tempo a 'óstia' ou seria hóstia consagrada só poderia ser recebida em jejum.
Terminada a missa as crianças e os padres embarcaram em caminhão e Partiram o passeio no rio Suaçui , que ficava a uns 20 Km de Governador Valadares. Chegando lá a meninada se espalhou pelo sitio , cada grupo fazia uma coisa diferente. O Maricelso e o Renato foram para a beira do Rio, e mesmo sem saberem nadar arriscaram um mergulho na parte mais rasa da prainha . O Mariceso achou um pedaço de pau e pediu que o Renato segurasse na outra ponta se arriscaram na parte mais funda e foram boiando rio abaixo , até que o Renato percebeu que o Maricelso havia soltado a ponta do pau e começou a afundar, por duas ou três vezes ele veiu à tona, até que já desistindo e pensando que ia morrer foi salvo por um homem , que percebendo que o Renato estava se afogando , pulou no Rio e o puxou para a praia.
Não conseguiram salvar o Maricelso que foi tragado pelo redemoinho e desapareceu . Acionaram os bombeiros para ajudar a procurar , mas foi em vão, a busca durou todo o dia e entrou noite adentro mas nada foi encontrado.
No outro dia , a notícia já tinha se espalhado e muitos voluntários se apresentaram para ajudar e no final da tarde , finalmente encontraram o corpo preso em matagal.
O corpo foi removido para Governador Valadares e após os procedimentos legais ele foi enviado para a cidade Mendes Pimentel.
A minha Tia recebeu o corpo do filho querido e toda a cidade chorou junto com ela a terrível perda . Aquele casarão que foi construido para ser um hospital , onde nós crianças brincamos durante as férias inteiras , lugar mais alegre do mundo ficou pequeno para gente , que chegava para ver o Maricelso e consolar a inconsolável Titia . Todo mundo chorava , eu com meus 9 anos de vida não estava preparado para a morte , eu só queria ser feliz , mas a tristeza que caiu sobre a nossa família acabou prematuramente com a nossa infãncia , com a nossa alegria , a minha Titia nunca mais sorriu , durante anos eu só via a tristeza nos seus olhos . Mesmo depois de adulto nunca mais a vi sorrir.