O dilema de Padre Gerson

Padre Gerson foi chamado pela família ao hospital para dar extrema unção á Walter no hospital, Walter tinha sessenta anos e desde pequeno fora criado na igreja.

Tinha sido coroinha, catequista, e chegara a ser coordenador da igreja, ajudou o primeiro padre e chegou a ajudar a levantar as paredes da igreja.

Agora acometido de um câncer respirava por aparelhos no hospital, sua vida estava por um fio, sua esposa dona Genivalda e seus filhos choravam muito, pessoas e grupos de orações se reuniam constantemente para rezar por Walter, más o médico já tinha desenganado, o câncer começou na próstata, quando descobriu já estava em estágio avançado, por toda vida se negara a fazer o exame de toque, quando foi internado, o médico o anestesiou e fez o exame, e constatou o tumor maligno.Fizeram a cirurgia más infelizmente o câncer se alastrou pelo organismo, nem teve chances de fazer radioterapia ou seções de quimioterapia já não adiantava.

Conseguia falar conversar com as pessoas, muito baixo más podia ser ouvido claramente, com sua voz fraca e rouca.

Padre Gerson estava na Paróquia á quase vinte e cinco anos, Walter inclusive durante um tempo fora seu Sacristão, na UTI sentado a uma cadeira ao lado da cama Padre Gerson começa a fazer suas orações então Walter o interrompe, Sr.Padre quero me confessar porque pequei, está bem meu filho me revele seus pecados e eu te absorverei, más se tiver dificuldades para falar, eu faço uma oração e te dispenso.

Não Padre eu preciso contar tudo, sim filho estou ouvindo, padre sabe eu apesar de ter trabalhado tanto tempo na igreja nunca me confessei, quando tinha confissão eu sempre dava um jeitinho de escapar, pois sempre vinham vários Padres, e ninguém sabia se eu tinha confessado ou não, meu filho isso já é um grande pecado contra a igreja, más continue. Quando eu era coroinha do primeiro Padre o Frei Frederico eu sempre trocava tudo de lugar no armário, um dia eu escondi os livros e a Bíblia e coloquei um monte de Gibis do Fantasma no lugar, Padre Frederico ficou desesperado, e acabou dispensando os fieis, outra vez o Bispo veio visitar a igreja na inauguração e eu coloquei chicletes em sua cadeira para ele sentar.

Padre Frederico trouxe uma freirinha para ajudá-lo, eu já era adolescente e tracei ela várias vezes, contei a ela que a Virgem Maria tinha revelado que ela estaria comigo e ela acreditou.

O Sr.lembra quando comprou o computador para igreja e vivia cheio de protetores de tela de sacanagens, e o Sr. ia abrir na frente das senhoras e levava o maior susto, era eu quem colocava, sabe padre eu tenho quatro filhos fora de meu casamento um com cada mulher, que são todas beatas de sua igreja.

O Sr. esta lembrado quando foi viajar para o Vaticano e o Vigário veio ficar em seu lugar, eu dizia a todo mundo que ele era Gay, e os homens não queriam vir as missas, um dia uma bicha louca tentou cantar o Vigário que ficou muito bravo.

O Sr. lembra quando ia apanhar o vinho e dizia que o vinho estava muito aguado, eu bebia metade do litro e completava com água.

Nessa altura Padre Gerson já estava roxo de raiva, e quase puxando a mangueirinha do ar que fazia Walter respirar, sim meu filho eu vou te absorver, calma Padre ainda tem muito mais.

O Sr. lembra quando sua mãe veio visitar o Senhor e encontrou um monte de revistas Play Boy no seu quarto, eram todas minhas, então foi você, sim Padre eu ainda deixei aquela coleção de camisinhas no seu criado mudo, minha mãe quase teve um enfarte, me desconjurou até hoje não fala comigo.

Perdão Padre eu me arrependo de tudo isso, inclusive quando coloquei o símbolo do Corinthians no telão quando o Sr. estava celebrando, afinal o Corinthians tinha ganhado a primeira Libertadores.

Meu filho eu nem sei o que dizer de tudo isso, porque você fez essas coisas, sabe Padre sempre tinha alguma coisa que me cutucava e eu não resistia, será que eu esqueci alguma coisa, tem mais ainda.

Ter tem más eu acho que o Sr. não vai gostar, e talvez nem me perdoe, diga filho estou aqui pra isso.

Sabe Padre eu sempre gostei de comer hóstia, e quando eu entrava na sacristia devorava quase o saco todo, sem consagrar é claro, é por isso que as vezes faltava hóstia para consagrar, e eu achava que era tanta gente que tinha que aumentar a cota, pois é, com vinho é muito bom.

O Sr. lembra da Dona Shirley ela veio se confessar com o Sr. e contou que botava chifres no marido, eu fiquei ouvindo e espalhei para todo mundo, então é por isso que eles se separaram e ela mudou de religião.

O Padre não aguentava mais era um bombardeio, nunca ele poderia imaginar aquele homem tão integro respeitado por todos na igreja, como podia ter feito tantas barbaridades.

O Padre já estava segurando a mangueirinha, quando ele parou de falar, ele estava disposto a abreviar o sofrimento do infeliz, Walter fechou os olhos o Padre viu que ele estava cansado.

Más de repente acordou e começou a falar novamente, me perdoe padre nunca vou poder contar para todo mundo que o Sr. lê todas as intenções das cestinhas, nem que o Sr.Gosta de ler livros eróticos e nunca se desfez das revistas da Play Boy.

O Padre ficou em pé, na porta do quarto muitas pessoas se acumulavam para se despedir de Walter, ele foi até a porta e observou pela janelinha da UTI, voltou para perto de Walter que adormecera novamente, então pegou a cruz e a água benta e disse “Eu te absolvo de todos os teus pecados, em nome do Pai.....”

E puxou a mangueirinha, segurou por algum tempo e o aparelho ligado ao coração formou-se uma linha continua, dando um sinal sonoro, recolocou a mangueirinha e chamou a enfermeira, pobrezinho não resistiu.

Wilsonjlopes
Enviado por Wilsonjlopes em 31/05/2013
Código do texto: T4319044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.