Meu avo pegou um Mapinguarí

PRIMEIRO VOU LHES DEIXAR A PAR DESSA LENDA.

ELA tem centenas de anos. NA AMERICA DO NORTE ELES O CHAMAM PÉ GRANDE, AQUI NA AMAZÔNIA DE MAPINGUARI. UM ANIMAL ENORME COM PELO MENOS 3 MTS DE ALTURA, PELOS NO CORPO TODO, FEDE A CARNIÇA tem GARRAS ENORMES SUA BOCA É DO QUEIXO ATÉ NA BARRIGA, OS PÉS SÃO REDONDOS COMO DE PILÃO. ELE IMITA O GRITO QUE AS PESSOAS PERDIDAS DÃO NA MATA... QUANDO CONSEGUE CAPTURAR SUAS VITIMAS SEMPRE COMEÇA A COME-LAS PELA CABEÇA, PARA EVITAR OUVIR SEUS GRITOS, TEM OLFATO APURADO E GERALMENTE DEPOIS DE PERSEGUIR SUAS VITIMAS nao AS DEIXA ESCAPAR.

ELE É CAPAZ DE SE DESLOCAR COM GRANDE RAPIDEZ APESAR DO TAMANHO, NO SEU NINHO SEMPRE SÃO ENCONTRADOS MUITAS OSSADAS HUMANAS E DE ANIMAIS GRANDES COMO ANTAS, DIZEM QUE QUEM ENCONTRA O NINHO DE UM MAPINGUARI FICA LOUCO PRO RESTO DA VIDA!

MUITO BEM! FOI NO ULTIMO CICLO DA BORRACHA, O OURO VEGETAL EXTRAÍDO DA AMAZÔNIA, MEU AVO FOI MORAR NO ALTO PURUS, RIO DO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, BEM PRÓXIMA A TRIBO DOS ÍNDIOS PAU-MARI. VIVIA ALI UMA VIDA TÍPICA DAQUELA ÉPOCA. COLHER O LÁTEX DA SERINGUEIRA ERA A PRINCIPAL ATIVIDADE, PROFISSÃO QUE PASSAVA DE PAI PARA FILHO. PARA SE ALIMENTAR TINHA QUE SER DO QUE A FLORESTA E OS RIOS OFERECIAM FRUTOS SILVESTRES, CAÇA E A PESCA.

NAQUELE LUGAR ELES FORMARAM UMA COMUNIDADE ONDE QUASE TODOS ERAM PARENTES, PRINCIPALMENTE “CUNHADOS” HAVIAM AQUELES QUE NÃO TRABALHAVAM NOS SERINGAS E CULTURALMENTE PLANTAVAM ROÇA, POR ISSO TINHAM UM PERÍODO EM QUE TODOS SE REUNIAM, ERA A ÉPOCA DE TORRAR A FARINHA, ENTÃO ELES FAZIAM UM GRANDE MUTIRÃO VINHAM VIZINHOS DE OUTRAS COMUNIDADES ERA UMA GRANDE FESTA.

QUANDO A NOITE CHEGAVA ERA A HORA DAS HISTORIAS, UMA DELAS CHAMAVA A ATENÇÃO DO MEU AVO, “O MAPINGUARI DA ILHA GRANDE”, UM ANIMAL QUE QUASE MATOU O SEU ZÉ BALATEIRO, ATE AQUELES DIAS ELE CARREGAVA CONSIGO AS MARCAS DO ENCONTRO COM A BESTA, ERAM CICATRIZES PROFUNDAS NO ROSTO, PESCOÇO E OMBRO, OCASIONADAS POR GARRAS OU DENTES MUITO AFIADOS.

MEU AVO JÁ TINHA OUVIDO A HISTORIA DO SEU ZÉ VARIAS VEZES. NOTAVA QUE QUANTO MAIS SEU ZÉ CONTAVA O ANIMAL FICAVA CADA VEZ MAIOR E MAIS FEROZ. O QUE MAIS ENCABULAVA É QUE O BICHO ERA A PROVA DE BALAS, POIS SEGUNDO SEU ZÉ ELE EFETUOU VÁRIOS TIROS "PALMO E DENTRO" ASSIM MESMO O ANIMAL CHEGOU ATÉ ELE ENTRANDO EM LUTA CORPORAL, ESCAPOU POR UM MILAGRE DE DEUS, FOI ACHADO DIAS DEPOIS QUE SAIU PARA A CAÇADA, ESTAVA A DERIVA EM SUA CANOA MUITO MACHUCADO, FOI SALVO POR PESCADORES QUE O ACOLHERAM.

MEU AVO SE PERGUNTAVA SERÁ QUE ESSE BICHO EXISTE OU É IMAGINAÇÃO DO SEU ZÉ, QUEM SABE ELE NÃO LEVOU FOI UMA SURRA DE UM SERINGALISTA E INVENTOU ESSA HISTORIA.

ELE ME DIZIA. "MEU FILHO TEM VEZES QUE O CABOCO SE ASSOMBRA COM BESTEIRA" COMO FOI O CASO DO SEU MANOEL UM OUTRO MORADOR DA COMUNIDADE, ELE SAIU PARA "CAÇAR DE ESPERA" QUANDO CHEGOU LÁ ESTAVA ANOITECENDO, ENCONTROU NO CAMINHO UM ANIMAL DA COR DE UMA CAPIVARA, FEZ PONTARIA E QUANDO ATIROU O BICHO FEZ FOI CRESCER, E NÃO DEU GRITO NENHUM, NÃO FAZIA BARULHO, VENDO AQUILO SEU MANOEL SE ARREPIOU E FEZ CARREIRA, CORREU TANTO QUE OS SEUS CALCANHARES BATIAM EM SUA BUNDA. ACHOU QUE TINHA ENCONTRADO O PAI DA MATA OU UMA VISAGEM DO OUTRO MUNDO.

NO OUTRO DIA PELA MANHÃ MEU AVO E SEU CUNHADO FORAM LÁ SÓ POR CURIOSIDADE E ENCONTRARAM A TAL VISAGEM EM PLENO DIA.

DEPOIS DE BELAS E GOSTOSAS GARGALHADAS DESCOBRIRAM QUE SE TRATAVA DE UM GRANDE E TERRÍVEL SACO DE ESTOPA VAZIO, ELE DEVE TER CAÍDO DO PANEIRO DE ALGUÉM QUE PASSOU POR ALI COLHENDO CASTANHAS, FICOU PENDURADO EM RAMOS PERTO DO CHÃO, SEU MANOEL COM MEDO CONFUNDIU COM UM ANIMAL E ATIRAVA NO SACO VAZIO QUE DAVA AQUELE ESPASMO QUANDO O CHUMBO O ATRAVESSAVA E DEPOIS VOLTAVA AO NORMAL, VENDO ISSO ELE DESEMBESTOU NA CARREIRA. É POR ISSO QUE MEU AVÔ JÁ DIZIA “ O MEDO É QUE FAZ O BICHO GRANDE”.

ENTÃO FOI AI QUE MEU AVO, FILHO DE CEARENSE COM ÍNDIA AMAZONENSE NÃO É HOMEM DE ACREDITAR EM VISAGEM OU DE CORRER ANTES DE VÊ O BICHO, RESOLVEU CONTRARIAR A COMUNIDADE E QUEBRAR O TABU DE DÉCADAS, CAÇAR NA TAL ILHA GRANDE DESAFIANDO ESSE PERIGO. TUDO EM NOME DE UMA CAUSA. TAMBÉM NÃO ERA QUESTÃO DE QUERER E SIM UMA NECESSIDADE QUE O OBRIGARA, POIS QUANDO RESOLVEU DESAFIAR ESTA CAÇADA O RIO ESTAVA CHEIO DE MAIS. O PEIXE ESTAVA ESCAÇO ERA PRECISO PROCURAR CAÇA EM OUTRO LOCAL PARA SOBREVIVER JUNTO COM OS SEUS.

ANTES DE SAIR PARA O TAL LOCAL ELE SE PREPAROU, CARREGOU QUATRO CARTUCHOS CRUZEIRO COM “PALANQUETAS” FEITAS DE CHUMBO QUE ELE MESMO DERRETEU E AS FEZ. FURANDO OS BURACOS DA GROSSURA DE UM GIZ DE ESCOLA COM UM GALHO NO PRÓPRIO QUINTA. DEPOIS DERRETEU O CHUMBO DE UMA MALHADEIRA VELHA DENTRO DE UMA LATA E COLOCOU DENTRO DO BURACO NA FORMA LIQUIDA, ESPEROU ESFRIAR E DEU-LHES A FORMA DE UM PROJETIL TAMANHO FAMÍLIA E AS SEGURAVA NA PONTA DOS CARTUCHOS COM CERA DE ABELHA MISTURADO COM UM POUCO DE FEÚ DE PACA, UM TIRO DESSES DE UMA 16" É CAPAZ DE PARAR UM BÚFALO DE 800 KG. "E COMO DIZ O MEU PAI, ENVENENADO ASSIM MATA ATÉ FEITICEIRO".

NO DIA SEGUINTE COLOCOU TUDO DENTRO DO SEU BORNAL IMPERMEÁVEL PULOU DENTRO DE UM PEQUENO CASCO (CANOA) SAIU NO CAGAR DOS PINTOS EM DIREÇÃO A ILHA, NO CAMINHO PASSOU EM FRENTE A UMA MALOCA DOS PAU-MARI, OS NATIVOS QUE ESTAVAM NA BEIRA SE MANTINHAM DENTRO DA ÁGUA SOMENTE COM O NARIZ E OLHOS FORA DA ÁGUA, PARECIA UM BANDO DE JACARÉ TINGA SÓ OBSERVANDO A CANOA PASSAR.

MEU PAI QUE JÁ ANDOU POR LÁ EM SUAS VIAGENS DIZ “QUE ELES FICAM ASSIM DEVIDO AOS CARAPANÃS QUE TEM DEMAIS NA ÉPOCA DAS CHUVAS NO PURUS”, É PARA NÃO SE INCOMODAR COM OS INSETOS ELES FICAM COM O CORPO SUBMERSOS.

MEU TIO QUE SABIA UNS TRUQUES, JÁ TINHA PASSADO ÓLEO DE ANDIROBA NO CORPO TODO, É UM ÓTIMO REPELENTE... SÓ QUE FICA QUEIMANDO UM POUCO A PELE, MAS DEPOIS PASSA.

REMANDO RIO ACIMA, ELE ESTAVA DECIDIDO, NEM QUE O SANGUE DESSE NO MEIO DA CANELA IRA CAÇAR NA TAL ILHA GRANDE, SOB O OLHAR DESCONFIADO DOS PAU-MARI ELE CRUZOU A REGIÃO CHEGANDO A TAL ILHA DE TARDINHA.

PROCUROU UM IGAPÓ PARA TER ACESSO A TERRA FIRME, TUDO ALI ERA MUITO SERRADO, NÃO HAVIA NEM SINAL DE QUE ALGUÉM PASSOU POR ALI, LOGO NA FRENTE ATRAVESSOU UM TIRIRICAL(CAPIM NAVALHA) E CHEGOU EM SOLO FIRME, ARRASTOU UM POUCO A CANOA E AMARROU A CORDA ALTA CASO A CHUVA CAIA E AUMENTE A ÁGUA.

LOGO EM SEGUIDA SAIU VERIFICANDO QUE TIPO DE FRUTOS ESTAVAM CAINDO POR ALI, CAMINHANDO OUVIU O CANTO DO BETOVEN DA FLORESTA O “UIRAPURU” QUANDO ELE CANTA TODA A FLORESTA PARA PRA OUVIR, LOGO IMAGINOU A CAÇADA SERÁ BOA POR QUE O TERRITÓRIO ONDE CANTA ESSE PÁSSARO TEM MUITA CAÇA POR QUÊ NÃO TEM GENTE POR PERTO. EM SEGUIDA ELE ACHOU UM PÉ DE JATOBÁ COM MUITO BROTOS NASCENDO, TAVA BOM PARA PACA, MAS ELE QUERIA BICHO MAIOR, ANTA OU VEADO.

CONTINUOU A CAMINHADA ACABOU SAINDO NO MEIO DE UM GOIABAL DE ANTA, A GOIABA DE ANTA É UMA FRUTA DO MATO QUE LEMBRA MUITO UM ARAÇÁ-BOI( ESPECIE DE GOIABA SILVESTRE) ELA É MUITO GOSTOSA, O CHÃO ESTAVA CHEIO DE RASTROS POR TODOS OS LADOS, MEU TIO RESOLVEU QUE ALI FARIA SUA “ESPERA” A NOITE A CAÇADA ESTAVA GARANTIDA. VOLTOU ATÉ A BEIRA DO RIO TIROU DUAS VARAS E ENFIOU AS PARTES CORTADAS NA LAMA PRA ENCOBRIR O CHEIRO DA MADEIRA, ARRANCOU UNS CIPÓS PRA FAZER A AMARRAÇÃO, SE CORTAR A MADEIRA MUITO PRÓXIMO DO SEU MUTÁ " A ESPERA" SE NÃO NEUTRALIZAR O CHEIRO QUE SAI DA MADEIRA CORTADA OS ANIMAL SENTEM A ALTERAÇÃO NO AMBIENTE E ESPANTADOS VÃO EMBORA.

DE VOLTA AO GOIABAL DE ANTAS PROCUROU DUAS ARVORES ONDE TIVESSE UMA VISÃO PANORÂMICA DO LOCAL E TAMBÉM NÃO TIVESSE FORMIGAS, POR QUE ISSO É A PIOR COISA EM UMA "ESPERA" O CAMARADA AMARRAR A REDE NUM "PAU DE BRABO" CONHECIDA NO ALTO RIO BRANCO COMO TACHÌ. POIS FOI NESSA ARVORE ONDE DEUS DEIXOU MAIS FORMIGAS.

EM SEGUIDA AMARROU A PRIMEIRA VARRA, SUBIU E AMARROU A SEGUNDA NA ALTURA DO SEU OMBRO, ESTAVA MAIS OU MENOS A QUATRO METROS DO SOLO, FALTAVA SOMENTE AMARAR A REDE, FOI O QUE ELE FEZ, DEPOIS DESCEU AO SOLO E FECHOU A BOCA DO SEU SACO ENCAUCHADO NESSE MOMENTO OUVIU O PIO DO INHAMBU RELÓGIO ANUNCIANDO QUE A NOITE ESTAVA CHEGANDO, AQUI NO NORTE ESSE PÁSSARO É CHAMADO ASSIM PORQUE ANUNCIA COM SEU PIADO TRISTONHO EXATAMENTE AS SEIS DA TARDE TODOS OS DIAS COMO UM RELÓGIO DA MATA.

CERTIFICANDO-SE DE QUE A VARA PARA APOIAR OS PÉS E A REDE ESTAVAM BEM AMARRADOS SE SENTOU NA REDE PREPAROU-SE APOIADO COM OS PÉS NO DEGRAU DE VARA E DALI ELE ACERTARIA O QUE APARECESSE.

COM AS PRIMEIRAS ESTRELAS QUE APARECERAM NA CLARABOIÁ DA FLORESTA VIERAM TAMBÉM SEUS SONS NOTURNOS, UMA VERDADEIRA SINFONIA PARA QUEM JÁ ESTA ACOSTUMADO, PESSOAS QUE NÃO TEM COSTUME SÓ FALTAM FICAR LOUCOS COM TANTOS SOM DIVERSIFICADOS. ALGUNS BACURAUS CANTANTES E OUTROS QUE DAVAM RASANTES ENCHENDO O BICO DE INSETOS EMBALADOS PELOS TENORES DA FLORESTA OS SAPOS.

MEU AVÔ QUIETO NO SEU MUTÁ A TUDO OBSERVAVA ESPERANDO AS HORAS PASSAREM, A SELVA COMEÇAVA A VIRAR UM "BREU" ERA AQUELE MOMENTO TRANSITÓRIO CHAMADO DE "LUSCO FUSCO" .NISSO OUVIU UM CHIADO NA COPA DAS ARVORES MAIS DISTANTES, VINHAM ANIMAIS SE DESLOCANDO PELAS COPAS DAS ARVORES, PODE SER MACACOS DA NOITE, FICOU QUIETO A ESPREITA, DEIXOU QUE OS BICHOS SE APROXIMAREM BEM, QUANDO ESTAVAM QUASE EM CIMA DA SUA REDE ELE OS IDENTIFICOU, TRATAVA-SE DE UM CASAL DE INOFENSIVOS PAPA-MEL “IRARAS” CANSADOS DE ANDAR ATRÁS DE CASAS DE ABELHAS PROCURAVAM UM LUGAR SEGURO PARA DORMIR. DISPENSOU OS DOIS, SE FOSSE MAIS CEDO ELES IRIAM PARA A PANELA.

AS HORAS SE PASSARAM, SENTADO, ÀS VEZES QUASE COCHILANDO O VÔ MANTINHA A SUA ESPINGARDA HR 16” SEMPRE NO SEU COLO ABERTA “QUEBRADA” COMO ELE MESMO GOSTA DE DIZER, SEM O CARTUCHO NO CARREGADOR COMO MEDIDA DE SEGURANÇA, PORQUE SE DEIXAR ELA FECHADA COM O CARTUCHO NO LUGAR PODE COCHILAR ELA ESCAPULIR E A PRIMEIRA COISA QUE VAI TOCA NO CHÃO É A CORONHA, O CHOQUE PODE DETONAR O CARTUCHO E ATINGI-LO , JÁ OUVE MUITO DESSES CASOS POR ISSO ELE SE PREVINE.

AS HORAS VÃO SE PASSANDO E APARECEM NOVAMENTE LEVES MOVIMENTOS NAS ARVORES PRÓXIMAS, COM O CÉU BASTANTE ESTRELADO E SUA VISTA ADAPTADA A AQUELA LUZ, ELE DISTINGUIU O QUE ERAM OS VULTOS QUE SE APROXIMAVAM. DESSA VEZ TRATA-SE DE MACACOS DA NOITE, UMA ESPÉCIE DE MARSUPIAL, ELES ESTAVAM ALI POR CAUSA DAS GOIABAS, ESSES ANIMAIS COMEM DE TUDO, BICHOS PEQUENOS, FRUTAS, FOI NESSE MOMENTO QUE UM ENORME VULTO BRANCO ALADO PASSOU EM FRENTE A CLARABOIA DA MATA CAPTURANDO UM DOS ANIMAIS QUE AINDA TEVE TEMPO DE DAR UNS POUCOS GRUNHIDOS, EM QUANTO ISSO O BANDO SE DISPERSOU RAPIDAMENTE. O BICHO FOI CAPTURADO POR UM CORUJÃO DA MATA, O MAIS RÁPIDO E SILENCIOSO CAÇADOR NOTURNO DEPOIS DA ONÇA E O HOMEM E CLARO.

AS HORAS PASSAM O SILENCIO REINA NOVAMENTE NA SELVA. VOVÔ ESTAVA INDO E VOLTANDO AO REINO DE MORFEU, LOGO FOI DESPERTO POR UM SUTIL BARULHO! CLEC! CLEC! ISSO VINHA DO SOLO LÁ EM BAIXO, APUROU BEM O OUVIDO: CLEC! CLEC! CLEC!

PENSOU, TEM UM BICHO AI EM BAIXO, CONTINUOU NA ESPREITA, O BARULHO FEZ NOVAMENTE, ERA COMO SE UMA PESSOA DESSE CORDA EM UM RELÓGIO DE PULSO, BUSCANDO NA MEMÓRIA RAPIDAMENTE ELE IDENTIFICOU O ANIMAL QUE FAZ ISSO.

É UMA ONÇA , ESSE BARULHO OS FELINOS FAZEM QUANDO ESTÃO PARADOS ESPERANDO OUTROS ANIMAIS, ELES MOVIMENTAM A ORELHA NUM ÂNGULO DE 180 GRAUS DE UM LADO E DE OUTRO ESTE MOVIMENTO FAZ ESTALAR A CARTILAGEM DAS ORELHAS FAZENDO ESSE FAMILIAR BARULHO.

SEM PERCA DE TEMPO EMPURROU O CARTUCHO NO CARREGADOR DA ARMA, FECHOU BEM DEVAGAR FAZENDO UM PEQUENO CLEC! EM SEGUIDA FEZ O SEGUNDO ENGATILHANDO A ARMA, DAÍ VEIO O TERCEIRO FOI QUANDO LIGOU A PORRONGA DE CARBURETO ! O FOCO BATEU BEM EM CIMA DA FERA QUE NEM SE ESPANTOU FICOU ALI SENTADA DO JEITO QUE ESTAVA ENCANTADA PELA CLARIDADE. PODIA VE-LA BEM, TRATAVA-SE UMA CANGA-ACÚ OU ONÇA DA MÃO TORTA, A MAIS FEROZ DAS ONÇAS, UM MATADOR PROFISSIONAL CHEGOU ATÉ ALI SEM QUE ELE A PERCEBESSE TALVEZ ESTAVA ALI JÁ A ALGUM TEMPO CAÇANDO, POIS SABIA QUE OUTROS ANIMAIS IRIAM APARECER PARA COMER.

COM O ANIMAL NA MIRA MEU AVÔ PENSAVA “È UMA GRANDE COVARDIA MATAR ESSE BELO ANIMAL DESSE JEITO, MAS É ELE OU EU” FAZENDO PONTARIA AGUARDAVA O MOMENTO EXATO DE APERTAR O DEDO, CALCULAVA: ELA É GRANDE , A MAIOR QUE JÁ VI, SE ATIRAR MAL, ESSE BICHO FERIDO DE MORTE PODE MUITO BEM ME ALCANÇAR AQUI EM CIMA, JÁ VI DELAS DAR PULOS DE QUATRO METROS EM BARRANCOS, QUEBRA GALHOS COMO O QUE ESTOU APOIADO COMO SE FOSSEM PALITOS, É UM ANIMAL DE MUITA FORÇA!

ENQUANTO PENSAVA COCHILAVA NA MIRA ESPERANDO O ANIMAL SE VIRAR, QUERIA MESMO ERA ACERTAR NO TOCO DA ORELHA, NESSE LUGAR COM UMA PALANQUETA IGUAL AQUELAS NÃO TEM BOM, É MORTAL.

NO INSTANTE QUE VAI APERTAR O DEDO OUVE UM GRITO!! ÊÊÊÊÊIIII. FORAM DOIS ESPANTOS, O DO MEU AVÔ QUE QUASE CAIU DA REDE E O DA ONÇA QUE PULOU COMO UM RAIO E SUMIU MATA A DENTRO.

O GRITO TIROU-LHE A CONCENTRAÇÃO. QUE DIABOS SERÁ ISSO? CAÇADOR PERDIDO? A ESSA HORA DA NOITE, MEU AVÔ RESOLVEU RESPONDER: ÊÊÊÊIIII!! DEMOROU UM POUCO O GRITO CHAMOU NOVAMENTE ÊÊÊÊIIII!! , DESSA VEZ ESTAVA MAIS PERTO, AO OUVIR O GRITO MAIS PERTO vÔ ALVARENGA DESCEU DO MUTÃ E SE POSICIONOU COM A ESPINGARDA NA MÃO A PORRONGA ACESSA, FALOU: “ Ê CUNHADO TA PERDIDO”! CALOU-SE UM POUCO .... PERGUNTOU DESSA VEZ MAIS FORTE “ CUNHADOOO TA PERDIDO?” NINGUEM RESPONDEU! MEU TIO NÃO É UM MEDROSO, MAS SENTIU UM GRANDE CALAFRIO PERCORRE-LHE A ESPINHA, NAQUELE MOMENTO LEMBROU DO BICHO DO VELHO ZÉ BALATEIRO. O TAL MAPINGUARI QUE TINHA APARECIDO JUSTAMENTE NAQUELA ILHA QUE ELE ESTAVA AGORA!

PERCEBEU UMA SOMBRA SE MOVIMENTANDO POR ENTRE AS ARVORES LÁ ATRÁS, VIU QUE O NEGOCIO ERA COM ELE, NÃO ERA CAÇADOR PERDIDO, NÃO RESPONDEU AS SUAS PERGUNTAS... ENGATILHOU A ESPINGARDA E DEU DOIS PASSOS SORRATEIROS PARA O LADO CONSEGUIU UM CORREDOR DE ARVORES ENTRE ELE E O ANIMAL QUE COMEÇOU A VIR NA SUA DIREÇÃO, PARECIA UMA ANTA, LEVANDO OS GALHOS NOS PEITOS, NÃO TEVE DUVIDA AQUILO NÃO É GENTE E BEM MAIOR QUE UM HOMEM! O BICHO ESTAVA A FAVOR DO VENTO E SUA AFLIÇÃO AUMENTOU POR QUE SENTIU O CHEIRO DE CARNIÇA QUE VEIO E PENETROU NO SEU NARIZ, NÃO É GENTE ENTÃO MANDOU BALA , MIROU NA BARIGA E ATIROU POOOU! O BICHO TOMBOU PARA O LADO E CONTINUOU NA SUA DIREÇÃO, TIO MARCIANO CARREGOU A MAQUINA COM UMA “PALANQUETA” MANDOU CHUMBO NOVAMENTE POOOUU! O BICHO RECUOU COM O CHOQUE, TIO MARCIANO APROVEITOU QUE O TIRO DEIXOU O BICHO MEIO ATORDOADO E SAIU NAS CARRERAS...

CORRENDO NA MATA FECHADA E ESCURA O PRIMEIRO OBJETO A FICAR PARA TRAZ FOI A PORRONGA, CAIU DA CABEÇA E SE APAGOU. NAQUELA AGONIA LEVANDO LAPADAS DE GALHOS PELA CARA E DANDO TROPEÇADA EM ARVORE CAÍDA MEU TIO CONSEGUIU ESCAPAR DAS PRESAS OU GARRAS DO TAL MAPINGUARI. QUANDO SE SENTIU A UMA DISTANCIA SEGURA ELE PAROU E ESPEROU SUA VISTA SE ACOSTUMAR COM A POUCA LUZ DO REFLEXO ESTELAR, ESTAVA COM OS BRAÇOS E O ROSTO EM BRASA DE TANTO SE ARRANHAR EM UNHA DE GATO E SIPO DE FOGO, FICOU ALI ATE QUE JÁ ENXERGAVA BEM A SILHUETA DAS ARVORES E SIPOS RESOLVEU QUE TENTARIA VOLTAR PARA A SUA CANOA.

CAMINHANDO COMO A ONÇA CANGA-AÇU SEM FAZER BARULHO MEU TIO CHEGOU A BEIRA DO RIO, A MATA ESTAVA EM SILENCIO ATÉ OS SAPOS PARECE QUE PARARAM DE CANTAR, ELE NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ACHAR A CANOA O QUE ACHOU FOI UMA ARVORE SEMI-CAIDA, ELA LEVAVA ATÉ O GALHO GROSSO DE UMA SUMAÚMA.

È ISSO RESOLVE UM LUGAR SEGURO É DORMIR ATREPADO.

LÁ EM CIMA PEGOU AS PONTAS DE SUA CAMISA ENROLOU FEITO UM COTONETE E ENFIOU NOS OUVIDOS, DEPOIS FOI SO SE ACOMODAR E TENTAR DORMIR COM AS "FORMIGAS DOIDAS" ANDANDO POR TODO O CORPO, ELAS NÃO MORDEM, MAS SE TIVER UM BURAQUINHO ELAS ENTRAM PRINCIPALMENTE NO OUVIDO AI DEIXAM O CAMARADA DOIDO. FICOU ALI QUIETO, QUANDO ESTAVA QUERENDO COCHILAR OUVIU LONGE O GRITO NOVAMENTE SÓ QUE DESSA VEZ FICOU EM ABSOLUTO SILENCIO, NÃO QUIS RESPONDER, ESTAVA MUITO CONFUSO COM AQUELA APARIÇÃO, QUE TAMBEM NÃO GRITOU MAIS...

O DIA AMANHECEU OS PÁSSAROS ESTAVAM ANIMADOS, E COMO DIZ MEU VELHO PAI ; “È UMA OUTRA ALMA” , DIFERENTE DA NOITE ESCURA.

DESCEU PELA ARVORE SEMI-CAIDA, MATOU ALGUMAS FORMIGAS QUE AINDA CAMINHAVAM PELOS BRAÇOS SAIU CAMINHANDO PROCURANDO A CANOA, ATÉ QUE ACHOU, COM NOVO FÔLEGO RESOLVEU QUE IRIA RESGATAR SUA REDE E A PORRONGA QUE HAVIA CAÍDO NO MEIO DO CAMINHO.

ACHOU RÁPIDO O CAMINHO, PEGOU SUA PORONGA, FOI ATÉ A ESPERA CHEGANDO LÁ SUBIU NO MUTA DESSAMAROU A REDE DOBROU-A COLOCANDO DENTRO DO SACO ENCAUCHADO, OLHANDO EM VOLTA TENTAVA LOCALIZAR O LUGAR ONDE ATIROU NO ANIMAL, FOI INDO, FOI INDO, ATÉ QUE IDENTIFICOU. FOI ATÉ LÁ PARA VER O RASTRO DE SANGUE, NÃO TINHA NADA NEM SINAL POR CIMA DAS FOLHAS, MAS, PARA SUA SURPRESA TINHAM ALGUNS PELOS PARECENDO DE PORCO DO MATO E PELO JEITO FORAM CORTADOS PELO CHUMBO QUENTE QUE SAIU DA SUA ESPINGARDA.

NESSE MOMENTO COMEÇOU UMA CHUVA FINA, MEU TIO RECUPERADO DO SUSTO RESOLVEU QUE NÃO SAIRIA DALI DE MÃOS ABANANDO, TENTARIA MATAR PELO MENOS UMA CAÇA PEQUENA.

SE AVENTUROU NOVAMENTE PELA ILHA, ESTAVA AINDA PENSATIVO NO ANIMAL QUE O SURPREENDEU DURANTE A NOITE, O MAIS INTERRESSANTE E QUE AS PEGADAS QUE O ANIMAL DEIXOU NO LOCAL ONDE ELE ATIROU NA FERA , ERAM DE UM ANIMAL BÍPEDE TOTALMENTE REDONDAS COMO SE ELE TIVESSE “OS PÉS DE PILÃO” ELE LEMBRA DE ALGO ASSIM CONTADO POR SUA AVÔ A MUITO TEMPO ATRÁS, DA EXISTÊNCIA DE UMA “ASSOMBRAÇÃO COM OS PÉS DE PILÃO”...

ANDANDO, PENSAVA SERÁ QUE O QUE VIU ONTEM NÃO ERAM DUAS ANTAS NO CIO UMA COBRINDO A OUTRA POR ISSO VI O BICHO TÃO GRANDE E ANTA É BICHO DANADO QUANDO TA NO CIO NÃO RESPEITA NADA, NEM BALA. TAMBÉM É ELA QUE ASSOBIA PARECE UM GRITO DE GENTE E TEM O RASTRO REDONDO COMO AQUELES QUE ENCONTREI, "É ACHO QUE O QUE ME ASSUTOU ONTEM FORAM DUAS ANTAS NO CIO O MACHO ESTAVA COBRINDO A FEMEA, ELE PRECISA FICAR EM PE POR TRÁS DELA POR ISSO VI O BICHO GRANDE" FOI ISSO.

CONTINUOU CAMINHANDO PELA ILHA, VENDO SE MATAVA ALGUMA COISA, DESSA VEZ TIO MARCIANO ACABOU NA BEIRA DE UM LAGO BEM NO MEIO DA ILHA. RESOLVEU QUE FICARIA ALI ESPERANDO ALGUÉM VIR BEBER ÁGUA, “AFINAL TODO VIVENTE TEM QUE BEBER” .

PAROU E FICOU SENTADO EM UMA RAIZ QUASE NA BEIRA DA ÁGUA DEIXOU SUAS COISAS DO LADO, CONTINUAVA PENSANDO POR QUE CORREU DAQUELA COISA FEDORENTA.

PERMANECIA QUIETO QUASE IMÓVEL, OUVIU UM MOVIMENTO NA ARVORE DO SEU LADO, FICOU OBSERVANDO UM ANIMAL MUITO RÁPIDO E NERVOSO DESCIA PELA ARVORE E VEIO OLHAR BEM DE PERTO NA SUA CARA, ERA UM QUATI-PURU UM PEQUENO ROEDOR COMO O ESQUILO NORTE AMERICANO, AQUELE BICHO FICOU OBSERVANDO SE O MEU TIO PRESTAVA PARA COMER OU NÃO, NESSE MOMENTO O SILENCIO E QUEBRADO PELO GRITO DE NOVO ÊEEEIII!! TIO MARCIANO COMO POR REFLEXO SE JOGA NO CHÃO COM A ESPINGARDA NA FRENTE DA CARA PRONTO PARA O COMBATE ATÉ A MORTE!! PENSAVA ELE: “ DESSA VEZ VOU ATIRAR DENTRO DO OLHO, QUERO VER QUAL É O BICHO QUE TEM O OLHO A PROVA DE BALAS”

O ANIMAL VEIO SE APROXIMANDO COMO SE ESTIVESSE SENTINDO O SEU CHEIRO QUE ERA IMPOSSÍVEL POIS MEU TIO ESTAVA CONTRA O VENTO, LOGO FOI ELE QUE SENTIU O CHEIRO DE CARNIÇA DO TAL BICHO, A NÃO SER QUE ESSE SEJA UM ANIMAL DO DIABO ELE NÃO ESTA ME SENTINDO “PENSOU MEU TIO”... ELE VINHA LENTAMENTE, PARAVA, DAVA AQUELE ESPECIE DE ASSOBIO OU GRITO ÊÊÊÊIIII!! COM A CABEÇA ESTICADA PARA CIMA, EM SEGUIDA COMO NÃO OBTINHA RESPOSTA SEGUIA SEU CAMINHO VINDO PARA A BEIRA DO LAGO...

ÊÊÊÊIIII!! O CAPITÃO DO MATO SE CALOU, O ANIMAL JÁ ESTAVA NO CAMPO DE VISÃO DO MEU TIO, ELE SE MOVIA COM DIFICULDADE, SUA CABEÇA ERA HORRÍVEL PARECIA A DE UM GRANDE PORCO DO MATO COM AQUELES ENORMES DENTES CANINOS INFERIORES EXPOSTOS, ELE DAVA PEQUENAS PARADAS COM A CABEÇA ESTICADA COMO SE ESTIVESSE FAREJANDO, TIO MARCIANO JÁ TINHA SUA CABEÇA NA MIRA! SO ATIRARIA QUANDO ELE CHEGA-SE MAIS PERTO. ISSO SE ELE VIESSE NA SUA DIREÇÃO, DESSA VEZ TERIA UMA SURPREZA UMA “PALANQUETA” DENTRO DO OLHO, ATÉ AGORA ELE IGNORAVA TOTALMENTE A PRESENÇA DO MEU TIO, A NÃO SER QUE REPENTINAMENTE O VENTO MUDA-SE DE DIREÇÃO AI COM CERTEZA ELE O SENTIRIA POR CAUSA DA SUA DESCARGA DE ADRENALINA QUE A ESSE MOMENTO CIRCULAVA NO CORPO DO MEU TIO FAZENDO ELE SUAR A TESTA..

ESTAVA A POUCO MAIS DE 50 MTS DO BICHO, TOTALMENTE CAMUFLADO MIMETIZADO E QUIETO, NAQUELE MOMENTO INVISÍVEL

PARA O ANIMAL. O TAL VEIO PARAR NA BEIRA DA ÁGUA, EM UMA ARVORE SE ESCOROU, FICOU POR UM BOM TEMPO PARADO, COMO SE ESTIVESSE CONTEMPLANDO O LAGO. MEU TIO CONSEGUIA VER SOMENTE PARTE DA COSTA DO ANIMAL POIS AGORA ESTAVA PRATICAMENTE AO SEU LADO. UM BARULHO ESTRANHO VEIO DA DIREÇÃO DO ANIMAL, SERÁ QUE O BICHO ESTA VOMITANDO?? ERA COMO SE ALGUÉM ABRISSE UMA BOLSA DE COURO. PASSADOS ALGUNS MINUTOS VIU POR ENTRE OS GALHOS ALGO SE MOVENDO NA FRENTE DO MONSTRO, MEU TIO RESOLVEU RASTEJAR PARA PERTO, ASSIM PODERIA VER MELHOR O QUE ESTAVA ACONTECENDO. FOI DEVAGARZINHO COM CERTEZA ESTAVA CONTRA O VENTO, QUANTO MAIS PERTO CHEGAVA MAIS FORTE ERA O CHEIRO DE CARNIÇA. LEMBROU QUE OS ANTIGOS CONTAM QUE A BOCA DESSE ANIMAL E NA BARRIGA, ESTAVA COM MEDO, MAIS SUA CURIOSIDADE ERA MAIOR, E DE DIA O ANIMAL PARECIA MENOR E MENOS ASSUSTADOR A NÃO SER POR AQUELA CABEÇA ENORME. AO OBSERVA O BICHO MAIS DE PERTO PERCEBIA QUE HAVIA ALGO DE ERRADO ELE ESTAVA FERIDO E TALVEZ QUERENDO MORRER! AGORA NESSE MOMENTO A CAÇA PASSAVA A VIRAR O CAÇADOR.

COM O PLANO DE OBSERVAR O ANIMAL MAIS DE PERTO ELE SE ESGUEIRAVA COM O MAIOR CUIDADO POR CIMA DAS RAÍZES SEM FAZER O MENOR BARULHO, ESTAVA AGORA A 20 MTS FICOU ALI MESMO PROTEGIDO DE TRAZ DA SAPOPEMA DE UMA ARVORE GROSSA, FOI NESSE MOMENTO QUE VIU A BARIGA DO BICHO SE ABRIR, REALMENTE PARECE QUE O QUE DIZEM E VERDADE A BOCA DELE E NA BARRIGA, MEU TIÚ VIU O BICHO ABRIR A BOCA NA BARRIGA, ERA DE LADO COMO UMA PORTA DE GUARDA ROUPAS! VIU EM SEGUIDA UM PAR DE BRAÇOS SEREM JOGADOS PARA FORA, DEPOIS PERNAS.

MEU TIO PENSOU “ SERÁ QUE O BICHO TA TENDO UMA DOR DE BARRIGA E VAI VOMITAR O QUE COMEU”… FOI UMA GRANDE SURPREZA PARA MEU TIO QUANDO PERCEBEU QUE NÃO ERA NADA DAQUILO QUE ELE IMAGINAVA, NA VERDADE ERA UMA PESSOA QUE ESTAVA SAINDO DE DENTRO DO MONSTRO, RESOLVEU SE APROXIMAR MAIS E SORATEIRAMENTE. JÁ ESTAVA PALMO E DENTRO QUANDO PERCEBEU QUE ERA UM CABOCO VELHO JÁ COM OS CABELOS GRISALHOS QUE SAIA DE DENTRO DO BICHO! ENTÃO ELE SE TOCOU “ AQUILO ERA UM BONECO” COMO UM QUE O IMPRESSIONARA NA CAPITAL DO AMAZONAS QUANDO ELE ERA UM CURUMIM E PASSEAVA POR LÁ COM SEU PAI, ONDE UM HOMEM DENTRO DE UM BOI FAZIA O BICHO PARECER DE VERDADE.

VENDO QUE O BICHO ESTAVA TOTALMENTE PARADO CONFIRMANDO SUA TEORIA, SAIU PULANDO POR CIMA DAS RAIZES GRITANDO “ CABOCO FELA DA PUTA EU VOU TE MATAR” O CABOCO PEGO DE SURPREZA, ACOSTUMADO A ASSUSTAR AGORA ESTAVA ASSUSTADO, NUM ATO REFLEXO PULOU DENTRO DA AGUA E SAIU NADANDO EM DIREÇÃO AO OUTRO LADO DO LAGO, MEU TIO SIMULANDO ESTAR FURIOSO APONTOU A ARMA PARA ELE QUE ESTAVA UMA PRESA FACIL E EFETUOU O TIRO, MAS É CLARO JÁ TINHA CALCULADO ACERTA BEM DO SEU LADO, NÃO TINHA NA VERDADE A INTENÇÃO DE MATA-LO SE BEM QUE ELE MERECIA.

O CABOCO NADOU ATÉ O OUTRO LADO O TEMPO QUE MEU TIO LEVOU PARA BOTAR OUTRO CARTUCHO FAZENDO ISSO LENTAMENTE É CLARO, ELE CHEGOU EM TERRA E SUMIU MATA DENTRO, MEU TIO DEU UMA GRANDE GARGALHADA QUE ECOOU POR ESSA ILHA QUE ACABOU POR MUITO TEMPO VIRANDO SEU TERRITORIO DE CAÇA. SÓ CONTOU ESSA HISTORIA MUITOS ANOS DEPOIS, DURANTE MUITO TEMPO SOMENTE ELE TINHA A CORRAGEM DE CAÇAR NA ILHA GRANDE DO ALTO PURUS.

QUANTO A ESSE ESPANTALHO, ELE VIROU SUVENIR DE FAMILIA... TALVEZ VOÇE PENSE QUE É IMAGINAÇÃO, MAS ACONTECEU DE VERDADE.

ESCRITO: LUCIANO ALVARENGA

Lulajungle
Enviado por Lulajungle em 01/05/2013
Reeditado em 03/08/2015
Código do texto: T4269728
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.