Meu livro.Encontro com a felicidade.

Um phal(histdevida)

Beatriz é uma jovem de dezesete anos que adora orquídeas.

Desde pequena ela planta em seu jardim as mais variadas espécies da flor mais dezejada.

Um dia Gisely,uma repórter da TV foi convida-la para fazer uma intrevista com a admiradora de orquídeas.

Eu e Rafaella a reporter para ver o que Beatriz guardava na sua UTI das Orquídeas.

Foi quando a reporter começou a intrevista.

O que você tem de mais bonito no seu jardim?

-Aqui tenho várias aphal que comprei em floriculturas,ao remover o substrato que tinhas nas raizes podres precisaram da UTI urgente,elas tem folhagem imensa e a haste também é grande.

-Entendí.Diz Gizely.

-Como é plantada esta planta,e como cuidar para que ela fique bonita?--Como existem muitas raizes secas como palha mostram que tem a fibra interna, um fio fino e forte,corto e deixo as raizes.

-Percebendo que perto das folhas e no corpo perto das raizes nós escuros como pontos de brotaçao que nao vingaram, estao secos, nao estam podres, ainda tem jeito.

-Estam comigo a quase 2 meses e apenas perderam a folha proxima das raizes, 1 folha em cada phal, caiu por amarelamento, as demais folhas parecem firmes e apresentam coloracao satisfatoria.

Uma coisa que anima, ou isso e questao de tempo.

-A haste também continua verde e firme.

-Por hora estâo ventilando fora do substrato a uma semana para que eu avaliasse a evolucao das raizes, o apodrecimento parou mas também ja vejo sinais de brotaçao.

-Tenho borrifado uma fina nevoa de água com uma diuiçao bem fraca de npk para raizes, as folhas nao tem sinal de enrugaçao nem de falta de luz, o local e ventilado, quero muito acreditar que vou conseguir.

Diz

-Como é a primeira experiência para quem vai começar a plantar orquídeas?

-A minha primeira experiencia é de muito preocupação,precisa saber com podar as corretamente,salvar quando elas ameaçam morrer coma bastante palha de milho seca.

Diz a moça.

E o esfagmo? o que é isso pergunta a reporter.

-O esfagmo é extraido da natureza é uma espécie de adubo das orquídeas.

-Acredito que em breve não encontraremos mais o esfagno sendo vendido, pois ele não é cultivado e sim extraído da natureza. Acontece que este musgo é encontrado nas beiras dos rios, então, se a retirada for em excesso, ele correrá risco de extinção.

-Pelo que sei, ele ainda não entrou para a lista de extinção, pelo menos não vi nenhuma publicação em livros a esse respeito.

Tenho o Xaxim diz Gizele você o conhece?

Não diz a reporter.

-Já com o xaxim é diferente, qualquer revista ou livro que fale sobre ele você verá que está em risco de extinção e por isso há uma rigorosa fiscalização para impedir a venda.

-E ao contrário do esfagno, não é encontrado para venda.

-Quanto a durabilidade, há uma variação de 1 ano a 4 anos, dependendo da origem do musgo.

Para que serve o Xaxim?

-Para saber se ele pode ser usado ou não, basta observar seu aspecto, se estiver começando a esfarelar, é hora de trocar.

Ele pode ser usado como substrato também, mas só para as orquídeas que gostam de mais umidade, como é o caso da Miltonia e da Paphiopedilum.

-E mesmo assim deve ser associado a outro substrato, não é recomendado usá-lo sozinho.

Você também pode usá-lo em Phalaenopsis?

- Ele exigem muito cuidado, pois como retém muita umidade, pode apodrecer as raízes e a base da orquídea.

A repórte pela entrevista

escritorafatimacoelho.

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 09/04/2013
Reeditado em 22/05/2017
Código do texto: T4231622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.