Meu livro.Encontro com a felicidade.

As Orquídeas...

O dia estáva lindo para pasear no jardins das orquideas.

Sarena desceu a escadaria do 2o andar e encontra sua amiga Fiátim.

-Bom dia!

-Estou indo ver as orquídeas no Jardins,vamos?

Sarena as acompanha e diz:

-Oi...minhas amigas eu vou com vocês!!!

Já no jardin.

As duas conversam sobre as orquideas.

-Fique mais tranquila vou te mostrar como cuidar bem das orquídeas para que fiquem mais bonitas.

-As folhas grandes, verdes e firmes indicam boa saúde.

-Você está certa de que a atenção as raízes?pois se não forem estimuladas, irão secar as folhas.

-Eu tenho essa,é muito linda e exala um suave perfume.

-Gostaria que você me enviasse uma muda dela para o meu jardim.

diz Sara.

É preferivel que faça fotos das flores para observar o crescimento e como elas mudam e ficam belas.

-Vou te enviar por e-mail umas fotos de diversas espécies,diz Sara.

Fátima está muito encantada,os jardins ficou mais apaixonada pelas orquídea e escreve o seu e-mail para sua amiga.escritorafatima.coelho123@hotmail.com,e o entrega para amiga.

-Eu conheço muito bem as orquídeas diz Luana.

-Assim posso ter certeza do conselho.

A princípio, pelo que você está me dizendo, parece que tenho feito excesso de rega com as minhas orquideas,ultimamente elas não estão lindas como este jardim amiga Fátima.

Possivelmente na floricultura ou você mesmo acabou regando normalmente enquanto a planta estava com flor.

-Quando está florida, todas as orquídeas, exceto o gênero Fatima, não devem ser molhadas com muita frequência, pois absorvem menos água.

-O segredo é molhar quando o substrato está quase seco,o excesso de água facilita o ataque de fungos e bactérias.

-Envio-te as fotos, mas de ante-mão tem asseguro que Phalaenopsis tem um alto poder de recuperação e pelas características da sua planta, com cuidados específicos, ela vai se recuperar e não corre risco de morte.

-A Phalaenopisis é uma das orquídeas que se recuperam com mais agilidade e menos trabalho.

Envie o quanto antes a foto, mostrando bem as raízes, as folhas e a haste preciso ver o estágio desta haste.

Diz Fátima.

-Se estiver tão ruim quanto você me diz, possivelmente vou indicar o corte da haste, mas como você disse não ter muita experiência, pode ser que não esteja tão mal quanto você pensa.

Retruca Sara.

-Vamos identificar direitinho como ela está. Para isso preciso da foto das raízes, da planta inteira, das folhas e da haste.

Uma coisa que você precisa saber, mesmo estimulando com adubo para raíz, se a planta estiver com a haste ainda ativa, ela não irá absorver o adubo.

Então não adianta adubar.

E concluiu para sua amiga.

-Acontece mais ou menos assim,a planta escolhe entre crescer ou florir, quando está com haste em brototação, a planta entra em um estágio, que a grosso modo, posso chamar de vegetativo, e dedica suas energias para gerar a haste, os botões e as flores,quando não está em época de floração, ela se dedica a ela mesma, o aumento do tamanho folhas e da quantidade delas, das raízes...

-De qualquer forma, sendo prática.

Como você disse ter tirado do substrato aconselho a borrifar as raízes de uma ou duas vezes por dia, dependendo do clima.

-Se estiver seco, duas vezes, se estiver úmido deixe em um local arejado e com um pouco de luminosidade.

As amigas se despedem e marcam outro encontro.

Fátima convida sua amiga para uma visita em seu jardins.

Ela quer que a amiga Sara vá avaliar suas orquídeas e fazer fotos.

escritorafatimacoelho.

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 09/04/2013
Reeditado em 22/05/2017
Código do texto: T4231359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.