OLIVEIRA VI, OLIVAS, AZEITONAS

ESTA É UMA OBRA DE FICÇÃO, ONDE RELATO FATOS HISTORICOS REAIS. A FONTE DE PESQUISA FOI WIKIPÉDIA. ESTA SAGA É COMPOSTA DE VI TEXTOS.

- Querido, adoraria ir à posse do João contigo, sei que é como um filho prá ti, mas acho que não vou. Mas quero ver-te na foto ao lado dele...

- Para com isto, eu só vou contigo...

- Onde eu estiver, quero ver-te lá! Fui clara, Soldado?

- Sim senhora, Marechala! Tenho orgulho dele, vai fazer deste país uma democracia.

Durante a cerimônia de posse, sentado na primeira fila ao lado de Orlando, fui comunicado por meu ajudante de ordens do falecimento dela, em meio ao discurso. Figueiredo viu e com um gesto de cabeça ele soube do que se tratava. Ao longe vi uma lágrima em seu olho. Terminou seu discurso com esta frase:

“Vou fazer deste país uma democracia”, olhando para mim. Após o discurso, na primeira de inúmeras quebras de protocolo, veio me abraçar e me mandou voltar ao Rio. Foi pela manhã ao enterro com Dulce, ficando o tempo todo a meu lado como meu filho mais velho e junto aos outros filhos, voltando após o funeral para Brasília.

Entrei com o pedido de baixa, seria um Marechal da reserva...

Fui promovido a Marechal e meu pedido de baixa foi recusado. Liguei no gabinete e o General Golbery atendeu:

- Marechal, se estiver em Brasília, o Presidente lhe aguarda.

- Estou no Ministério, General.

-Venha imediatamente.

Acho que tinha se acostumado a me dar ordens ou estava cumprindo ordens... Fui.

Chegando, após a continência, Golbery me abraçou, disse palavras de consolo e pessoalmente me levou ao gabinete.

- Oliveira! Que bom que veio! E para meu espanto bateu continência em posição de sentido, o saudei e fui abraçado. O Presidente da Republica batendo continência...

- Como vai a Dulce?

- Bem e você? Sente aqui e vamos prosear, o mundo espera. Antes de mais nada, te promovi a Marechal. Estou corrigindo a sacanagem do Geisel e do Médici, deviam ter feito isto há mais tempo. Falei com o Orlando e ele também acha que se você ficar à toa vai fazer merda, então faça merda aqui, que já estamos acostumados.

- Em menos de 15 dias duas promoções que espero há décadas...

- Merecidas! Os dois e eu também não temos um currículo igual ao teu! Foram invejosos e sacanas...

- Mas Marechal na ativa? Não existe cargo ou função...

- Você vai prá Previdência Social...

- De jeito algum! Inclusive quando cheguei, encontrei com o Venturini, e ele me falou da insatisfação na caserna. Generais só da reserva e um monte de Coronéis...

- Oliveira, é o seguinte:

Tem muito linha dura querendo o osso, não vou dar! Não querem a abertura, vou ter que prender e arrebentar estes caras. Milico da ativa só nos gabinetes militares. Nos civis serão de confiança, moderados, e com folha que justifique os cargos.

Outra coisa, diga o ministério e será teu. Em minha lista estão: Cals, MME; Passarinho, PS; Andreazza, Interior; Ludwig, MEC; Golbery CCC.

- Só o Golbery de General! Temos que abrir espaço para as mulheres. No enterro te apresentei a Esther de Figueiredo Ferraz, melhor que o Ludwig no MEC. Quanto a mim, estou meio que desajustado. Desde a guerra não se tem um Marechal na ativa, vou fazer o que?

- O que você quiser, mas tem que ser rápido, tenho que empossar o povo. Se não quiser fazer nada, vamos andar nas “MULHERES” todos os dias e você me mantém informado de tudo. Você ficou fora e já sabe até das desavenças na caserna! Quanto à mulher no governo, já estou tendo problemas com militares, tirar um Coronel e colocar uma mulher... Os Generais me capam!

- Porra Figueiredo! Você capado e eu fofoqueiro mor...

- Vou mandar pro congresso aprovar este cargo.

- E os linha dura, como você vai administrar?

- Por enquanto tá tudo quieto, vou fingir de morto. Vá à noite prá Granja do Torto, vamos andar nas “MULHERES” e tomar umas pingas.

- Este negócio de chamar teus cavalos de “MULHERES”, ainda vai dar merda! À noite nos falamos.

- Sentido! Oficial deixando o local!

- Porra Figueiredo! Pare com isto, você é o Presidente...

- General, e você Marechal, fez por merecer! Grande abraço meu amigo e Golbery, ele não precisa ser anunciado e nem bater na porta.

Á noite, fomos cavalgar e prosear um pouco, e nessas conversas eu sugeri uma reforma agrária e ele me disse:

“Plante que o João garante”! Tive que rir, mas era válido e foi a primeira investida em modernização agrícola desde o Império. Foi conduzida por Antonio Delfin Neto.

Hoje o Brasil é um país com a agricultura das mais modernas do mundo!

Falamos também sobre a abertura política, onde minha preocupação e da caserna era com a anistia. Todos tínhamos medo do Revanchismo, mas fui tranqüilizado quando ele disse que queria tudo limpo e claro, perdão para os dois lados. Ainda insisti que haviam muitos exilados radicais que não aceitariam a anistia para os militares. Seria só pra eles, porque se acham injustiçados, coitadinhos, sofredores, derrotados e donos da verdade.

- Oliveira! Crie a lei da anistia e eu aprovo no congresso. Uma lei justa para os dois lados.

O Andreazza tem um plano de construir três milhões de casas! Oliveira, cuide para que ele consiga, será seu cartão para minha sucessão. Vou ao máximo de inaugurações possíveis!

Vamos entrar, beber e comer alguma coisa?

No início de 1980 houve uma série de atentados, sem vítimas, mas atentados! Eu liguei prá ele e sugeri a transferência de Comandos. Ele recusou, uma vez que não havia provas. A situação piorou em agosto, com um ferido e uma morte com cartas bombas. Fez ameaças, chutou o pau da barraca, xingou! A situação deu uma esfriada.

Mas em abril de 81 uma bomba explodiu no colo de um Sargento do Exército, matando-o dentro do carro de seu parceiro, um Capitão também do Exército, que ficou muito ferido.

Fui ao planalto falar com ele.

- Figueiredo, tive uma reunião com Papai Noel e o Pinóquio, eles me disseram: ”Eu acredito na inocência deles”.

- São bolsões radicais, porém sinceros...

- Nós estamos fazendo, o que viemos combater...

- Foi com a gente, nós já estamos sendo punidos com esta perda.

- Se tu não fizeres nada, a coisa vai desandar...

- Foi um acidente!

- Acidente! Foi burrice! Em que Academia Militar aqueles dois idiotas aprenderam a mexer com bombas?

- Estou acompanhando o IPM de perto.

- Se você não foder alguém nesta besteira, este Capitão ainda vai virar professor ou diretor de algum colégio militar e ensinar a brincar com bombas...

- Preciso dar uns telefonemas...

- OK! Depois te ligo.

- Boa tarde!

Fez novo estardalhaço, nunca mais houve atentados, mas Golbery saiu por não aceitar a impunidade. Nada o demoveu.

Propus então uma mexida ministerial e de quebra uns remanejamentos na ala radical.

Com muitos palavrões consegui trocar alguns Generais de Exército de lugar e mandamos todos os velhos radicais com tempo de pijama para o SG1, sem olhar a patente. Promovemos apenas os moderados.

Criamos um novo ministério e mandamos o Ludwig. Abrimos uma vaga no MEC e convidamos a Esther de Figueiredo Ferraz, foi a melhor Ministra da Educação desde o Império!

Tinha carta branca. Teve parte ativa na volta de artistas exilados e editou a Emenda de Destinação de Recursos para a Educação e promoveu a primeira reforma do ensino universitário, além de defender a criação de escolas técnicas, tão em voga hoje.

Em uma reunião no Gabinete, ouvimos:

- Porque todo artista tem que ser comunista? Este Caetano Veloso é bom, traga ele de volta...

Final de 1983, em sua mensagem de fim de ano, texto revisado, todos tranqüilos, ele para de ler e surpreende a todos com a decisão de abandonar a coordenação da sucessão Presidencial.

Todos os presentes queriam entrar lá e dar um cascudo nele!

Logo após se dirigiu a uma sala reservada e fez um gesto para o Leitão de Abreu CCC e prá mim.

- Com isto o Andreazza não emplaca e aquele turco paulista e oportunista do Maluf vai ganhar a convenção...

- Eu quero sossego! O PDS que se vire...

- E a Emenda Dante de Oliveira?

- Leitão, derrube por falta de quórum.

- Vai ficar fácil prá oposição ganhar.

- Ainda nem sabemos quem é o candidato deles...

- O que faremos com o Andreazza?

- Eu falo com ele.

Alguns meses depois Andreazza foi derrotado por Maluf na convenção do partido. Tancredo Neves levou na oposição, formou chapa com José Sarney, traidor do PDS e da Frente Liberal também. Nas eleições de 15 de janeiro ganhou de Maluf por 480 a 180. 26 dos nossos se abstiveram de votar e outros tantos votaram contra.

No dia 14 de março Tancredo foi internado e o SNI avisou que não tinha chances! Fui ter com Figueiredo.

- O Tancredo vai morrer, o SNI apurou que não há chances! Se o Sarney assumir, vai virar Presidente, acho que você deveria melar,fecho com todos militares a teu favor, continue e convoque novas eleições...

- Tô de malas prontas! Amanhã cedo vou embora! Não vou passar a faixa para aquele impostor! Se você quiser dar um pequeno golpe, sente-se aí e faça-o. Aquele traidor, se juntou a Geisel...

- OK! Posso ir no seu vôo?

- Claro que pode, você não quer mesmo ser presidente e tirar este homem da vida política? Forme uma Junta Militar e assuma! Você ainda é bom nisso!

- Eu quero é que me esqueçam...

- Eu também quero que me esqueçam, Oliveira...

Cesão
Enviado por Cesão em 26/03/2013
Código do texto: T4209514
Classificação de conteúdo: seguro