OLIVEIRA V, OLIVAS, AZEITONAS

ESTA É UMA OBRA DE FICÇÃO, ONDE RELATO FATOS HISTORICOS REAIS. A FONTE DE PESQUISA FOI WIKIPÉDIA. ESTA SAGA É COMPOSTA DE VI TEXTOS.

- Bom dia general! Por aqui Sr, o Ministro está esperando.

- Bom dia!

- Oliveira, tudo bem? E a comadre, como esta? Vem cá, vamos sentar aqui no sofá.

- Orlando, vamos levando, a esclerose deu um tempinho, não sei até quando. E em sua casa, tudo bem?

- Bem também... Oliveira, falei com o Médici e ele mandou falar contigo, sou como você, curto e grosso, portanto vamos lá:

Depois daquela merda que você fez na reunião do alto comando, você tem restrições no EME e no EMFA...

- No EMFA também?

- Porra Oliveira a Marinha e a Aeronáutica também tem Agencias de Informações, eles sabem de tudo assim como nos.

Você tem o mérito de ter acabado com a guerrilha, mas um militar Castelista, moderado, foi contra todos os Atos Institucionais, contra a censura, e me faz uma reunião daquelas? Teve militar que jura ter visto na saída um “Heil Hitler”...

- Quem é o candidato?

- Você, kruel, Andreazza, Passarinho, Frota, Figueiredo, todos da casa, tem um Contra-Almirante também...

- Prefiro você...

- Eu estou fora...

- Teu irmão...

- Está há muito tempo fora...

- Fez um excelente trabalho na Petrobrás, tem muito acesso aos militares e se quisermos voltar pra Caserna, acho que ele é o melhor.

- Se for o Ernesto, você apóia?

- To fraco Orlando, depois do que você falou, se eu apoiar alguém, com certeza perderemos.

- Negativo Oliveira, todos sabem de tua capacidade, tem medo de você. Se você apoiar o Ernesto, vou falar com ele e garantir os sete anos que te faltam pro pijama como Marechal.

Acho que você é o ultimo com este direito, aceita?

- Orlando, não tenho alternativa, aceito, com a promessa dele de promover a reabertura política.

- Vou falar com Médici e fazer um churrasco na Granja do Torto. Quem você quer que eu convoque?

- O Bandeira, o Miltinho, Medeiros, Frota, Cruz, Figueiredo, Andreazza, Passarinho e o Ernesto, todos formadores de opinião.

- OK, vou providenciar.

- Obrigado Orlando, abraços em todos.

- Darei, fale pra comadre que eu estou torcendo por ela.

Duas semanas depois, recebo um telex:

”Domingo almoço GTT todos pt Orlando”. Liguei na mesma hora.

- Que mensagem doida é esta, Orlando?

- O homem que mandou bisbilhotar todo Generalato do exército, não esta sabendo? ”Domingo teremos almoço na Granja do Torto, todos terão de ir ponto Orlando”.

Entendeu agora? Afinal foi você quem mandou chamar todo mundo...

- Estarei lá.

- Muito bem! Outra coisa, se Ernesto for eleito, manterá você onde está, fica bom pra você? Já tá tudo conversado, eu também continuarei onde estou.

- OK! Te devo mais esta, obrigado e abraços.

- Um abraço, te vejo lá e mande um abraço pra comadre.

Ate sua morte em 1979, ligava toda semana para ter noticias nossas, foi um dos grandes amigos que tive na vida.

No churrasco, muita discussão, mas como eu e Orlando estávamos do mesmo lado, Médici lançou a candidatura de Ernesto Geisel à Presidência, com todas as promessas confirmadas. Assumiu a Presidência em 15 de março de 1974.

As surpresas aconteceram na montagem dos Ministérios Nomeou Ministro do Exercito, o General Vicente Coutinho em detrimento do Orlando, me manteve no cargo. Com a morte do Ministro dois meses depois, tentei convencê-lo a nomear seu irmão, mas optou por nomear o General Frota, e para meu desespero me manteve no cargo, apenas tirou todo meu poder, fiquei apenas com o cargo. Ou aceita ou pijama! Traiu o irmão e eu que o colocamos lá.

Fez um bom Governo, me colocou junto a Golbery e iniciou a reabertura política (Ta certo que cassou alguns). Eu costurava a reabertura e ele botava na conta do Golbery, meu subalterno, tanto no cargo quanto na hierarquia.Também o traiu por não lançá-lo a Presidência. Mas também cortou na própria carne, com a demissão do General D’Avila Melo e do General Frota, todos linha dura.

Deu-me a quarta estrela, faltando alguns dias para sair, com a promessa de que apoiaria Figueiredo e não saísse candidato. Cumpri a promessa.

Cesão
Enviado por Cesão em 24/03/2013
Código do texto: T4205519
Classificação de conteúdo: seguro