OLIVEIRA III, OLIVAS, AZEITONAS

ESTA É UMA OBRA DE FICÇÃO, ONDE RELATO FATOS HISTORICOS REAIS. A FONTE DE PESQUISA FOI WIKIPÉDIA. ESTA SAGA É COMPOSTA DE VI TEXTOS.

Castelo Branco foi convencido a se candidatar, e um dos apelos para que ele aceitasse, foi que seu mandato seria apenas para terminar o mandato de Janio Quadros, que terminaria em 31-01-1966, portanto apenas 21 meses.

Durante seu governo optou por manter-me longe de Brasília, uma vez que eu não concordei com todos os atos institucionais, os quatro e divergi com Costa e Silva para ministro da Guerra e com Golbery na criação do SNI. O ponto mais polemico entre nos foi a lei da imprensa que eu era radicalmente contra. Bradava a todos os cantos:

“Prefiro o barulho da imprensa livre a ditadura” hoje banalizada por bocas que novamente a tentam calar.

Não fui contra tudo, fui a favor da reforma agrária, a internacionalização da economia, a criação do BNH, a unificação da Previdência social no INPS, a criação do BACEN, POLICIA FEDERAL, EMBRATUR, FGTS, das grandes obras de engenharia, algumas começadas por Juscelino.

Seu mandato foi prorrogado ate março de 1967 e mais uma vez fui acusado de mante-lo no poder, confesso que não tive nada a ver com isto. No segundo semestre de 66, na caserna os dois grupos (Castelistas e Costistas) tentaram manter a unidade do Exercito. Costa e Silva foi escolhido em detrimento dos Gen. Geisel, Gen. Médici, e porque não, eu! Gen. Oliveira.

Costa e Silva foi eleito Presidente em 03 de Outubro de 1966, tomou posse em 15 de Março de 1967. No dia de sua posse, no clube militar, houve uma homenagem e eu estava presente. Desanimado, fui ter com ele:

- Marechal! Parabéns e felicidades em seu mandato.

- Obrigado General, para onde devo destacá-lo? Não o quero por perto, o Senhor é muito manipulador.

- Acabo de ganhar minha segunda estrela Senhor, gostaria de fazer dois pedidos.

- Faça-os e verei o que fazer.

- Primeiro: Tem um Coronel muito bom, chamado Figueiredo, indiquei-o a General, gostaria que o Senhor intercedesse em seu favor.

- Vi sua recomendação, acho-o muito competente e merecedor, mas muito novo, vou ver o que fazer.

- Segundo: Estou precisando de ação, gostaria de um comando. (Sabia que para mim seria o contrario).

- General, preciso de sua astucia e inteligência! Gostaria que aceitasse um cargo na Europa, palco da guerra fria, onde ARAPONGAR é muito bom.

Consegui ficar longe do AI5, atentados e recrudescimento da ditadura, voltei após dois anos: Fiquei muito surpreso, pois fui solicitado pelo próprio Presidente para elaborar a reforma política, extinção do AI5.

Figueiredo tinha sido promovido a General, o mais novo da historia.

Uma semana antes da assinatura da Emenda Constitucional o Presidente sofreu um AVC, para não dar posse a Pedro Aleixo, constituímos uma Junta Militar e finalmente Médici foi eleito, nossas esperanças renovadas foram acabando aos poucos, e o sistema cada dia mais bruto.

Cesão
Enviado por Cesão em 18/03/2013
Reeditado em 18/03/2013
Código do texto: T4195215
Classificação de conteúdo: seguro