OLIVEIRA II, OLIVAS, AZEITONAS

ESTA É UMA OBRA DE FICÇÃO, ONDE RELATO FATOS HISTORICOS REAIS. A FONTE DE PESQUISA FOI WIKIPÉDIA. ESTA SAGA É COMPOSTA DE VI TEXTOS.

No inicio da década de 60, retornei dos Estados Unidos, onde fiz um curso de estratégias e inteligência militar. Já como General assumi o comando do SFICI, no primeiro dia, fui apresentado a meu ajudante-de-ordem, um recém promovido Tenente Coronel da cavalaria de nome Figueiredo, que ate então trabalhava com o Coronel Golbery...

- Bom dia General! Sou Coronel Figueiredo seu ajudante de ordens.

Fiquei observando o Coronel, parecia baixinho para um oficial do exercito com as pernas em formato oval, devia ser de tanto andar a cavalo.

- Bom dia Coronel! Estou vendo em seu prontuário que és um oficial exemplar, gosto muito disto e também espero que seja um bom homem, porque prefiro o cheiro de um cavalo ao cheiro de um mal soldado. ( Esta frase foi modificada anos depois e repetida pelo mesmo Figueiredo em um desabafo, já como ex-presidente ).

- Sim senhor, General! Espero não desapontá-lo no exercício de minhas funções.

- Coronel, temos muitos comentários sobre a insatisfação na caserna e a sociedade civil esta uma bagunça danada, qual sua opinião sobre este fato?

- Na minha opinião senhor, acho que na caserna existem dois grupos:

Os Castelistas, que são moderados e não querem a revolução.

Os Costistas, mais radicais, querem a revolução e manutenção de um governo de estrema direita

Já a sociedade civil, espera na sua maioria que o exercito assuma o governo, na esperança do surgimento de um novo Getulio, o IPES também apóia a revolução.

- Em qual dos dois grupos o senhor se enquadra Coronel?

- Eu sou moderado senhor, sou contra a revolução, sou contra o exercito se meter em política, mas como soldado cumpro ordens.

- Muito bem Coronel, quero relatórios de todo o Generalato contendo: Nome, patente, idade, tempo prô pijama, ultimo comando, comando atual, pretensões de promoção, pretensão política e em qual dos dois grupos se enquadra.

- Sim senhor, General! Permissão para falar General!

- Concedida.

- Senhor, vamos investigar os generais?

- Sim Coronel, vamos e não preciso dizer que isto é sigiloso, confidencial, secreto, discreto, restrito e etcetera e tal. Vamos Arapongar todo mundo. (Mais tarde, os agentes de inteligência ficaram conhecidos como ARAPONGAS).

Na madrugada do dia 31\03 na casa do chefe do EME em Brasília, jogando um poker, Eu, Gen. Fico, Gen. Castelo, quando toca o telefone. Era uma ligação do Cel. Figueiredo me procurando:

- General, o Mourão, esta marchando para o Rio de Janeiro. Começou a revolução...

- O que esta vaca fardada ta fazendo? (Esta frase foi proferida mais tarde por ele, já de pijama) Pelo amor de Deus!

- Que é isto Oliveira? O que esta acontecendo? Estupefato bradava o Gen. Castelo.

- O Gen. Mourão esta marchando para o Rio.

- Vou ligar para o Magalhães e tentar reverter, o Mourão é muito intempestivo. Oliveira, me posicione toda a tropa e me de uma estratégia imediata para não ter derramamento de sangue.

- Sim senhor! Kruel esta marchando para o Rio pela via Dutra e Âncora esta indo interceptá-lo, em Rezende, o Gen. Médici esta entrincheirado com os cadetes da AMAN...

- Meu Deus! São crianças, o Âncora chegara a Rezende primeiro, com soldados profissionais e melhores armados, passando por cima do Médici e dos meninos sem dó! Onde eles estão com a cabeça?

- Médici... Ame-o ou odei-o... (Mais tarde tornou-se um bordão de sua Presidência, modificado). Seu poder de convencimento, trará paz.

- Espero que estejas certo Oliveira.

- Castelo, o Jango pediu para não colocar as tropas nas ruas de Brasília, ele esta voando pra ca... Disse o Gen. Fico.

- Fico, como comandante militar de Brasília, tens que manter a ordem.

- Estou indo pro quartel e posicionarei as tropas estacionadas em pontos estratégicos, como manda o protocolo de contingências. Ate mais tarde a todos.

- General, agora temos que torná-lo presidente, para que isto acabe logo...

- Deus me livre Oliveira, quero ir pra casa por o pijama...

- Tem que ser o Sr, quem mais podemos por? Se for o Costa, nós não sairemos nunca mais do governo.

- Acho que devemos colocar um jovem com você, manipulador, inteligente e estrategista...

- Senhor! Sou uma estrela somente, o senhor é quatro, se baixar vira Marechal, eu viro duas, posso chegar a Marechal, ai sim viro Presidente.

- Me de um dia para pensar e consulte o Generalato, vou convocar uma reunião de urgência, com todos os comandos e o Costa, além da Marinha e da Aeronáutica.

- Vou ligar para o Senador Andrade e determinar que emposse o Mazzilli, na vacância da presidência e convoque eleições o mais rápido possível!

E graças a Deus tudo acabou bem!

Brasília, 01\04\1964

Cesão
Enviado por Cesão em 16/03/2013
Reeditado em 18/03/2013
Código do texto: T4192024
Classificação de conteúdo: seguro