Mais Uma De Zé Diogo !
Aqui no RL, jé tenho umas duas ou três obras que falo do meu querido amigo , Zé Diogo.
Mas sempre que venho, tenho um causo interessante para contar .
Somente descrever o perfil do meu amigo, não dá para retratá-lo da forma que ele realmente é !
Eu o chamo por preto velho. Rsrs. E ele dá boas gargalhadas.
Olhar para ele, é ver parte da nossa história.
Um negro alto, corpo esbelto, barba bem branquinha, sempre com o seu chapeu na cabeça, e bengala na mão.
Considero Zé Diogo, um dos homens mais sábios da nossa cidade.
Morei durante dez anos em uma das Ruas da nossa cidade, e ali era o caminho do Zé Diogo.
Sempre preocupado comigo, e com as pessoas que ele julgava serem verdadeiros amigos.
E ontem tive o prazer de ter mais uma prosa muito interessante com o meu amigo.
Ao me ver, ele já abriu um largo sorriso.
De repente ele me perguntou : _" Como vai o gatão " ?
Hábito que sempre teve ao me encontrar.
Falei que não sabia...
E novamente ele me pergunta : _ " Mas como ? Vocês não vivem na mesma casa " ?
Respondi-lhe que não.
Contei-lhe um pouco da minha vida... E nessa hora, eu vi a tristeza no olhar do meu amigo.
E num rompante ele me disse : _" Dona Maria, tem coisa ai !
Sorri para ele , e disse que não.
Resolvi então me fazer de boba e perguntei a ele:
O que você acha que tem Zé Diogo ?
Ele levou a mão ao peito, e me disse que anda sentindo uma dores estranhas no coração...
Fiquei um pouco espantada com a suposta dor que ele disse estar sentindo.
Mas ele continuou a falar.
" Olha Dona Maria ! Eu convivi muitos anos com vocês dois, e sempre vi um casal bonito.
Não tenho dúvidas de que aconteceu uma armadilha para separar vocês " !
Novamente eu lhe perguntei:_ Que armadilha, Zé ?
E ele me disse:_ Sabe, Dona Maria ?
Outro dia me perguntaram se eu acreditava em demônio e inferno...
E eu respondi que demônio , são as pessoas más que vivem aqui, e que tentam de toda forma acabar com a alegria das pessoas...
E que inferno, é um buraquinho feito no chão, onde jogam o corpo dos que morrem, e depois entopem com terra " !
E Zé Diogo continuou a falar :_" A Senhora não viu quantos filhos meus já foram entupidos com terra " ?
"E quantos demônios tinham juntos deles, enquanto estavam aqui " ?
" A Senhora entende como é ver um filho ser enterrado aos trinta e cico anos, vitimados pela cachaça " ?
" Até eu fui um demônio na vida dos meus filhos , pois eu também era um alcólotra " !
Eles herdaram o meu vício " !
" Vício que só parei, na hora que percebi que eu tinha filhos para criar " !
Mas já era tarde, Dona Maria " !
Me despedi do meu amigo Zé Diogo, e voltei para minha casa, a pensar nas palavras que ele me disse.
Se teve alguma armadilha, eu não sei !
O que sei, é estou começando a tentar me recompor !
Seguir a minha vida, de cabeça erguida !
E sempre a lutar pelos meus ideais, e minhas crianças.
Crianças que não abro mão de livrá-las dos demônios !
E mais uma vez, aprendi uma lição com o meu amigo Zé Diogo !
O homem que tem sabedoria para driblar suas tristezas !
Maria Lamanna
Rio Preto_MG