FORA DA LEI
 
 
   Confesso que já transgredi a lei algumas vezes, mas antes que me apontem um dedo acusador, esclareço que foi somente em relação à validade da minha carteira de motorista.
   Não sei vocês, mas eu acho um verdadeiro porre renovar a dita-cuja: ir ao DETRAN, à clínica médica, voltar ao DETRAN, tirar uma foto em que invariavelmente se sai horroroso, esperar mil horas para pegar o documento... sinceramente, fico irritada só em pensar.
   Por conta dessa trabalheira, andei muiitass vezes com a minha carteira vencida, e houve uma ocasião em que ela esteve vencida por somente cinco anos; sem contar o tempo em que dirigi sem habilitação, mas aí já é outra história.
Já sei: vão dizer que se fosse parada numa blitz, teria o carro apreendido além de pagar multa e perder trocentos pontos na carteira. Disseram bem “se fosse parada”...
    Na verdade, eu nunca fui parada, mas houve uma vez em que... parei.  Simples assim: parei.
    Fui levar meu filho com crise de asma à emergência de uma clínica pediátrica e a praça onde ficava a clínica estava lotada de carros estacionados. Dei uma rápida olhada e pensei: que sorte, há uma vaguinha bem ali me esperando! Estacionei o carro e saí.
    Demorei o tempo regulamentar de um atendimento médico: duas horas na sala de espera e cinco minutos no consultório, e saí com a receita.
   Quando cheguei perto do meu carro, vi que havia uma patrulhinha parada ao lado dele, com dois policiais militares; estavam me esperando.
    Um deles disse – você estacionou seu carro no ponto-base – e apontou o dedo para uma placa pregada no poste; era a vaga da patrulha.
   Eu me expliquei, disse que não tinha visto porque era uma emergência, que vi a vaga, estacionei e saí correndo. Eles me olharam com menos fúria e me pediram os documentos - meus e do veículo. Os do veículo estavam em ordem, mas minha carteira, vocês já devem estar imaginando: estava vencida, não lembro mais há quanto tempo, mas diante do meu costume, suponho que alguns meses.
    Eu disse: é? Está vencida? Mas como? Nem reparei... sabe como é, nunca pego nela!
   Bem, alguém lá em cima gosta de mim, porque depois de uma pequena preleção eles me liberaram sem multar, apenas recomendaram que eu providenciasse a renovação imediatamente.
   Afinal de contas, quem nunca errou que atire a primeira pedra.

****

rj, 19/02/13
não aceito duetos, por favor