ALMA PENADA – da série de textos caipiras do José Mineiro, que sou eu, sô!
 
 
 
BÃO, GENTE, ISTURDIA FUI ISCUITÁ UNS CAUSOS DO SÔ LALÁ E ELE ME ATIÇAVA AS IDEIAS PRA MODI EU CONTÁ ARGUNS. Ô SÔ LALÁ, LARGA DISSO, TENHO MUNTA DIFICULIDADE DE CONTÁ UM TANTÃO DE COUSAS QUE VI NESSE MUNDÃO SEM PORTEIRA. SÔ LALÁ INTÉ CONTA CAUSOS DE VIRAR A NOITE, DE PERCISÁ DE UM ISQUENTA-PEITO OU PITO DE PÁIA. CUMADI HELENA, ESPOSA DO SÔ LALÁ É OUTRA DANADA, VAI PROSEAR BUNITO ASSIM LÁ LONGE. ALÉM DE PROSEÁ BONITA É BONITA A DANADA, CUM TODO RESPEITO!
     PRA NÃO FAZÊ DISFEITA VOU CONTÁ O CAUSO DUMA ALMA PENADA, QUE MITIA MEDO EM CARA VALENTE. ISSO ACONTECEU FAIZ TEMPO, LÁ PRAS BANDAS DO CORGO BOLEIRINHA, GARRADIM EM JAMPRUCA. DEPOIS QUI ISCURICIA PÔCA GENTE TINHA CORAGE DE PASSÁ PUR LÁ. PERTIM DO CORGO QUE TRAVESSA O CAMIM TINHA UM BAITA PÉ DE GAMELERA. ERA ALI QUE ELA APARECIA VEIZ Ô OTRA. OS DISTRAÍDO ERA PEGO NO PULO. PASSAVA TRUPICANO, LEVAVA TOMBO DE ARRANHÁ CUTUVELO, SANGRÁ CARCANHÁ.
     ERA UMA ALMA RABUDA, QUE JOGAVA SEU RABO CUMPRIDO DUM LADO PRO OTRO DO CAMIM E BALANGAVA O RABO LÁ DELA E GEMIA UM GEMIDO DISGRAMADO DE FEIO: “UUUUUUUUUUUUUUAHAHAHAHAHAHA... PERCISO DE ARGUÉM PRA ME AJUDÁ AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH....” E BALANGAVA O RABO, CUM FORÇA.  QUEM NÃO HAVERA DE TER MEDO?
     CUMPADI BASTIÃO (O MEMO DA CATARSI) E EU ERA MULEQUIM, DEIZ OU DOZE ANOS SE MUITO, MAIS MUNTO
 TRAQUINOS. E NUM É QUE ERA EU E O CUMPADI QUE FAZIA AS TRAQUINAGE, PRA DIVERTIMENTO? NÓIS JOGAVA O CIPÓ NA ISTRADA, QUE IA DO PÉ DE GAMELERA E ATRAVESSAVA PRO OTRO LADO. ISCUNDIDO NO TRONCO DA GAMELEIRA SEGURAVA O CIPÓ, BALANGAVA E GEMIA QUANDO VINHA GENTE....
     DISPOIS FICAVA ISCUITANDO OS COMENTÁRIOS. CADA UM CONTANO DUM JEITO, AUMENTANO ...E NÓIS MORRENO DE RIR.
     INTÉ QUE UM DIA, DIA NÃO, NOITE, NÓIS QUASI LEVAMU TIRO. SE NÃO FOSSE O PAU DA GAMELERA EU E CUMPADI BASTIÃO TAVA CUMENO CAPIM PELA RAIZ.
     DISPOIS FICAMO SABENO QUE QUEM DEU OS TIRO FOI O DOIDO DO SEU ZÉ PASCOALIM, QUE SEGUIA OS INSINAMENTO DO VATICANO DE QUI ALMA PENADA ERA CRENDICE. O DISGRMADO NUM TINHA MEDO.
     DESSE DIA PRA CÁ A ALMA PENADA NUNCA MAIS APARECEU E A NOSSA BRINCADEIRA ACABÔ.
     NUM É DE DAR PENA?!.
 
 
Adquiram e leia Crônica do Amor Virtual e Outros Encontros, Nós da Poesia +20 NOSOTROS. Pra alma penada não pegar oceis uauuuuu!!!
É só pedir pelo contato do autor.