A COBRA GIGANTE
A COBRA GIGANTE
A situação estava ruim no nordeste do Brasil, principalmente nas
terras secas do Ceará. Aliás estava no mundo todo, pois Hitler com sua
megalomania estava engolindo a Europa e querendo passar pela goela
alemã, a TERRA. Seus tanques os "panzers" passavam por cima de
tudo e seus canhões ribombavam por todo o globo terrestre. Bom, mas deixa pra lá, porque a coisa já passou. O que queremos mesmo é contar a estória que "seu" João Quebra Queixo estava contando no mercado público da cidade.
Estava numa daquelas secas terríveis, quando mandacaru seca, dizia ele, sem milho, sem feijão, sem farinha e o gado morrendo de sede. O açude que tinha uma gota de água só podia ser dos olhos do pobre e sofredor sertanejo. Getúlio Vargas era o presidente do Brasil e criou o exército da borracha e convocou os famintos nordestinos para irem à região amazônica extrair o látex dos seringais para transformar em borracha, a fim de suprir as necessidades da guerra.Criou o exército da borracha. Exército da borracha era só o nome. Iam os "mortos de fome" do nordeste, sem eira, nem beira. Seu João, sem comida, já com a barriga encostando no espinhaço, pensou e pensou e mais pensou. Resolveu. Vou convidar o compadre Malaquias pra gente ir tirar o leite destas árvores e ver se ganha um pouco de dinheiro, a Deus querer. O compadre topou. Foram pra Fortaleza e de lá os encaminharam, com outros para a mata que não tinha fim. Aos trancos e barrancos chegaram lá. Ficaram no acampamento, onde já se encontravam muitos conterrâneos do nordeste. No dia seguinte, deram pra eles uma cabaça d'água, um facão rabo de galo e um rifle papo amarelo 44, que os americanos chamavam Winchester, e comida. Com dois outros mais experientes, foram de mato a dentro em busca do leite da árvore que dava leite para fazer a borracha da qual a guerra estava precisando. Bom, mas vamos deixar de frescuras, que isto todos os sabidos sabem e vamos entrar na estória do seu João, a qual ele realmente queria contar, para seus ouvintes do mercado público que já eram muitos.
Pois bem, seu João já entediado, depois de dois meses naquele inferno de calor e mosquitos, convidou o compadre para uma pescaria
no rio Tocantins. Rio bonito de águas azuis. Ah se essa água fosse no nordeste !!! Pediram um barco emprestado, colocaram um cacho de bananas para comerem, farinha, uma mesinha, um tamborete e um baralho novo que estalava, para jogarem quando ancorassem em algum lugar. Começaram a remar para encontrar um pesqueiro e depois de meia hora notaram o barco balançar com uma marola enorme. Olharam para trás e viram uma cobra enorme, de uns 30 metros de comprimento e 2 de diâmetro, pelo menos, pois os olhos de seu João eram experimentados. Vixe Maria. Rema compadre, rema com força se não a bicha vai nos engolir. Quanto mais remavam mais a cobra se aproximava fazendo ziguezague.
Compadre vamos jogar as bananas pra ver se enganamos a danada. Jogaram e a cobra ZÁS, engoliu. Joga a mesa compadre. Jogaram e junto foi o baralho e o tamborete. A cobra ZÁS, para o papo. Neste lançamento Malaquias caiu n'água e a cobra VAPT, engoliu também Malaquias. Seu João já estava perdendo as forças e valeu-se de um santo, como bom católico, VALEI-ME MEU SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DO CANINDÉ. Nisto apareceu um tronco grande de maçaranduba, na água, pontudo. Seu João desviou-se numa remada de mestre, mas a cobra não teve a mesma sorte. O tronco entrou em sua boca e ficou espetado de um lado ao outro. A bicha esperneou, chegou no seco da terra, e com o esforço morreu. Seu João puxou o facão e foi cortando a cobra. Demorou uma hora neste serviço até chegar em sua barriga. Aí sim, ficou de boca aberta, quando viu o compadre Malaquias sentado, jogando paciência na mesa e comendo uma banana. Cascas ao seu lado já tinham umas cem.
Nisto, Zé Capote, que estava no meio do povaréu ouvindo a estória, perguntou:
-Mas seu João, como é que o Malaquias não caía com o balançar do
ziguezague da cobra. Estava grudado no veneno?
Seu João afobou-se.
-Cabra fila da puta tu tá pensando que é minha mentira. Já te dei uma tapa uma vez, que foste bater no dr, Mingueira, mas agora vou arrancar o gogó da tua goela
Deu um salto pra pegar o Zé Capote, mas como tinha muita gente conseguiram salvar o Zé.
"Seu" João diz que o causo se passou e 1940, em plena Segunda Guerra Mundial.