MINHA AMIGA VOLTOU PARA AGRADECER

Tive uma amiga que era muito alegre, extrovertida, estava sempre de bem com a vida, se dava com todos, realmente uma pessoa muito querida e amável.

Julia sofria de hipertensão, o médico proibiu bebida com álcool, mas ela não seguia a risca. Adorava uma cervejinha. Certa vez ela passou o dia bebendo e a noite foi como de costume ao Centro espírita que costumava frequentar.

Julia passou a noite se divertindo, de repente passou mal e foi levada para o Hospital. O marido dela me avisou, fui ao Hospital, o médico diagnosticou um AVC - Ela teria que ser transferida para outro Hospital com mais recursos. Fui na ambulância com ela para o outro Hospital.

Ela ficou na emergência, não havia médico, uma enfermeira se aproximou a colocou no soro e disse que o Neurocirurgião só chegaria no dia seguinte.

Julia passou a noite naquela enfermaria, fez necessidades fisiológicas e nenhuma enfermeira cuidou, cheguei a pedir ajuda a uma delas que me falou que no dia seguinte a paciente poderia ir até ao banheiro tomar banho.

Eu mesma cuidei dela, ela estava em semi coma. Eu conversei com ela e pedi a ela que se estivesse me ouvindo apertasse minha mão, ela assim o fez.

A enfermaria era uma calamidade total, estava super lotada, havia pessoas até deitada no chão. Havia um mendigo nu deitado no chão frio. Era um filme de horror, um descaso total, aquilo era sub humano.

O dia amanheceu, deu onze horas e até então nenhum médico examinou a Julia. Logo depois ela veio a falecer.

O marido dela tratou do enterro, eu fui para casa, pois estava exausta. Naquela noite não participei do velório dela, não me aguentava de pé. Cheguei em casa e caí na cama. Durante a noite acordei com o ventilador pegando fogo, levantei apavorada e desliguei o da tomada. Depois fiquei imaginando se foi uma manifestação da minha amiga.

Voltei a dormir, no dia seguinte fui ao enterro de Julia. Por mais que saibamos que morrer é o caminho de todo vivente, ainda assim não aceitamos muito bem.

Fiquei muito triste com a perda da minha amiga, mas a vida tinha que continuar. Naquela semana sonhei com ela, no sonho eu ia a um lugar muito bonito, havia um paredão de árvores de eucalipto e um grande campo verdejante. Julia estava deitada em uma maca baixinha, me abaixei ao lado dela e ela me deu um forte abraço. Ela falava comigo mentalmente, seus lábios não se mexiam. Ela me agradeceu por tudo e eu acordei.

PS: Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.