...MAIS FRANGO, FIO...


Em minha adolescência  comecei a namorar uma garota , um pouco mais jovem que eu.
Conforme os costumes  da  época , conheci seus pais, seu irmão.  Namoro só dentro de casa, pegar na mão, só às escondidas e beijos roubados  , apenas na face...
Convidei-a para conhecer minha mãe, avó, e irmãos, já que meu pai falecera tempos atrás e ELA foi até minha cidade acompanhada de seu irmão. Chegamos e apresentei-lhes minha mãe e minha vó, D. Sanica, as únicas em casa no momento.
Minha vó  nasceu em 1892, pelo registro... Naquele século, registrava-se quando ia casar, portanto a VÉIA devia ter uns  5 ou 7 anos a mais, na casa dos 90 anos!
 O “ALEMÃO” já a quase dominava, mas era mulher sacudida ,doceira , costureira e ama de leite de muitos homens. Sofrida, ficara viúva com a última filha no “BUCHO” (última filha, minha mãe).
Mineira conservadora,  Tancredista ,e  como dizia sempre:
-Mineira do pé rachado , corro atrás de queijo na descida, portanto de pernas grossas e café com leite sem pão de queijo ou bolo de fubá  eu não tomo!
Conversamos  esperando a hora do almoço, que foi servido pontualmente às 11 h, horário de minha vó. Tradicional comida mineira: arroz branco, tutu de feijão (tudo na banha de porco), macarronada, salada, pão caseiro e prato principal : COXA E SOBRECOXA DE FRANGO CAIPIRA ASSADAS, tudo no fogão a lenha!
 Bom demais, quando lembro, enche-me a boca d’água , de saudades!
Apresentei-lhes meus irmãos e fomos  comer .  Mesa  grande , minha mãe coordenando a cozinha e minha vó a mesa farta.
 Como manda a tradição, primeiro as visitas e Vó Sanica  como boa mineira  esperou que os dois se servissem ,mas  quando viu que o meu cunhado não tinha posto o frango imediatamente escolheu a maior peça e colocou em seu prato.
Todos  servidos , ela fez a prece e avançamos  sobre a comida...
De repente, o cunhado  a meu lado pega o frango e  coloca em meu prato e diz baixinho que não come frango. Daí a pouco, eu com dois pedaços enormes de frango no prato, escuto :
Que vergonha! Pegou o frango do menino!  Vou  colocá-lo de castigo após o almoço! E pegando outra coxa colocou no prato do cunhadinho, que vermelho e sem dizer nada aceitou.  Tentei  argumentar que ele não comia frango,  quando fui novamente chamado á atenção:
- Seu  maleducado ! Ainda quer por a culpa no coitado! Que retardado não come frango? Seu guloso! Se seu pai estivesse aqui, com certeza lhe puxaria as orelhas!
Minha mãe interveio:
- Mãe , que qui ta contecendo?
- É esse  maleducado do teu filho ! Tomou  o frango do cunhado!  Sem casar já tá tratando o cunhado assim, depois de casado então...
O namoro não vingou, mas ficaram muitas lembranças boas e engraçadas!

Cesão
Enviado por Cesão em 22/10/2012
Código do texto: T3945938
Classificação de conteúdo: seguro