Acéfalos - In contos sem data

Lá longe, no interior de Goiás, perdidos entre matas virgens onde, ainda, era possível caçar catetus; javalis; capivaras, vivia a família Acéfalo. Os próprios não sabiam a origem do nome, sequer entendiam,contudo, eram felizes na santa ingenuidade que Deus lhe dera.

O primogênito Acefalinho já estudava e cursava o nono ano do ensino fundamental. Os pais Acéfalos chamavam-no de o grande gênio da família.

Certa feita, aconteceu um curioso diálogo entre a professora e Acefalinho:

- Você estudou para a chamada oral de hoje, Acefalinho ?.

- Presente, fessora.

- Não foi isso que perguntei. Você estudou a matéria ?.

- Sim, fessora. Tem matéria de calipo, de cedro, de árve, de mangueira...

- Ma-té-ria e não ma-dei-ra.

- Ah!

- Diga-me, Acefalinho, o que é latitude e longitude ?

- Fáciu, fessora. Latitude é distância perto e longitude é distância longe.

- Sério ? ?

- É, fessora. Você não sabia ?.

A professora boquiaberta o ignorou,rindo e prosseguiu:

" - Acefalinho, discorra sobre o seu dia. Faça uma pequena dissertação oral.

- Descurpa, fessora, mas não vou arresponder não.

- Por quê ?

- Porque para discorre até aqui, eu chegaria atrasado, e não dá para dissertar o que custei para consertar como a cerca do sítio todo. Se faço isso, meu pai me mata a pasada.

- O que ?. Você não entendeu a pergunta. O que é discorrer para você ?.

- Não correr ? ?

- E dissertar ?.

- Não consertar ? ?

- Escuta, Acefalinho, você percebeu que está respondendo a minha

pergunta com outra pergunta ?

- O quê ? ?

- Não é possível. Como você chegou até aqui ? ?

- Andando ? ?

- Não ant....- estacou a professora,pois veio-lhe a mente sábio conselho. " - Seja o vosso falar sim, sim. Não, não. O que passar disso

é de procedência maligna".

Esta lembrança a calou e pediu, gentilmente, que Acefalinho estudasse mais.

- O quê ? ? - respondeu ele.

gerson chechi
Enviado por gerson chechi em 09/09/2012
Reeditado em 08/11/2012
Código do texto: T3872836
Classificação de conteúdo: seguro