Corrupção.

Nasci e vivi nos rincões de Minas Gerais até aos 23 anos, onde escolas eram raras, principalmente públicas..Os meninos e jovens alfabetizavam-se com mestres de fazendas, uma espécie de escola privada e muito precária, confesso que o pouco que nelas estudei, não aprendi nada, apenas tomei algumas palmadas, pois ainda existia a tal palmatória. Tive uma educação primordial: a educação de berço. Meus pais eram analfabetos sábios, educaram-me através versos, provérbios e ditados populares, todos canalizando comportamentos éticos e morais, onde emplacavam à tolerância, amor e solidariedade. Algumas lições guardei-as no baú de minhas memórias. Minha mãe dizia:- O bom julgador, julga por si próprio. Em minhas observações no convívio social, a afirmação de minha mãe é uma realidade: o estelionatário não assina documentos sem antes ler parágrafo por parágrafo,vírgula por vírgula. O desinquietador de família é o que mais vigia a dele, o policial corrupto é que mais espanca o ladrão. O ladrão é o que mais coloca tranca em sua casa. Os colarinhos brancos vivem cercados de grades, muros, alarmes e seguranças. O eleitor mal-intencionado salvando-se raras exceções, é o que mais não acredita que há políticos honestos.

Lair Estanislau Alves.