O MENINO DO FORMIGUEIRO (4ª PARTE)

Com o passar do tempo as coisas se ajeitaram, e a rotina daqueles sertanejos transcorria com normalidade, O velho Joaquim passava o dia cuidando do sitio, Margarida contratou os serviços de Benedita para substituí-la, e a cada dia dedicava mais ao seu trabalho na escola. Aguardando com ansiedade o reencontro com sua mãe. Tavinho, este, surpreendeu de maneira incrível, demonstrando seu espírito de liderança na sala de aula, sobressaía nas tarefas ajudando os coleguinhas na matéria escolar. Margarida logo percebeu que mais algum tempo, teria nele um excelente assessor. Foi exatamente o que aconteceu, em dois anos apenas, o garoto sabia tudo. Tão logo chegava ao sitio já pegava os cadernos fazia rapidamente seu dever escolar. Apanhava um livro e se punha a ler. Genaro conseguiu montar uma excelente biblioteca na escolinha do povoado, coisa que só existia na corte, inédita naquele sertão, isso graças ao seu prestigio com os políticos do recém sistema republicano, que acabara por extinguir a monarquia.

Margarida conquistou a todos com seu jeito meigo de ensinar se tornando na segunda personalidade mais importante da região. Para orgulho do tio, que gozava de grande prestigio na capital, conseguindo do governador vários benefícios inclusive o reconhecimento da escola como utilidade publica, coisa dificílima naquelas remotas épocas.

Chegou o momento que a escolinha já não satisfazia as aspirações de Tavinho. Através dos livros ele aprendera tão rápido, superando a própria professora. Genaro que a tudo acompanhava chamou a atenção de Margarida. --Respeitei sua decisão até o momento, mas está mais do que na hora da verdade, seu filho está com nove anos, e já provou ser um talento nato. Você não pode nem deve continuar escondendo, dele, a verdade a seu respeito, se tivesse o criado a par da sua origem agora não estaria diante deste grande dilema. Eu não sei como, mas não dá mais, e você terá que fazer isto de uma, ou de outra forma. Precisamos providenciar um estudo superior para ele, e antes ele terá que conhecer sua historia, ele já sabe que foi adotado pelo Joaquim e a esposa, mas não é o suficiente, temos que providenciar seu registro e vamos fazer isto, com os pais legítimos. Pense bem na situação, ele é um menino super dotado, e só ha dois caminhos, poderá ele, reagir negativamente, como também aceitar e ficar super feliz.

—Tio com farei isto chego a gelar quando penso no assunto. O padrinho Joaquim contou a ele a historia de um bebê atirado pelo avô num formigueiro, acerca de três anos a traz, ele perguntou se esta não era sua história, ele afirmou que não e o recomendou a nada me dizer, a partir daí, ele que vivia cobrando o nome de seus pais, nunca mais fez uma pergunta si quer, como que vou dizer a ele que sou sua mãe? – Não sei, estou de viajem a capital e pretendo providenciar um local para que ele estude internado!—Como? Sou eu a mãe, tio cabe a mim esta decisão! – Não acredito que você vai impedir que eu realize com o meu sobrinho, o sonho em formar o filho que eu não tive! Nesta viajem pretendo também encontrar sua mãe e quem sabe trazê-la comigo em meu retorno. Isto se o sovina do teu pai não impedir. Somos ela e eu apenas que restamos da nossa família, e como irmãos, é justo que compartilhamos nossos problemas e dividamos nossas alegrias, ela ficará feliz sabendo que eu, te encontrei.

– Meu pai apesar do coração de pedra que pulsa em seu peito, é louco por ela e não vai negar que ela o acompanhe nesta viajem, mas já imaginou se ele resolve vir também, como que eu fico? No dia que eu saí de casa expulsa por ele, a promessa era que nunca mais eu deveria cruzar seu caminho. E agora? Por mim tudo bem, mas e o Velho Joaquim que perdeu o único filho, e em conseqüência a esposa tudo pela maldade de meu pai! -- Seu pai jamais pisará nestas terras não por mim, mas ele não deixará seus negócios para viajem nenhuma por estes sertões, e alem do mais ele se arrependeu do qui fez eu lhe contei, até fez um tumulo para os restos mortais do teu filho.

Margarida voltou ao sitio com pensamento perturbado com o grande dilema que evolveu sua vida, por um lado a historia do filho, teria que lhe dizer a verdade. Pelo outro a separação do mesmo, não poderia ela jamais privar a oportunidade oferecida pelo tio. E ainda a sensação do reencontro com a mãe. Tudo isto a colocou em cheque!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 20/08/2012
Reeditado em 20/08/2012
Código do texto: T3839825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.