carro de boi e o carreiro Jon capitulo 08

Capitulo 08

foi colocar as guardas no seu carro de boi. Depois do jantar eles ficaram ali no rabo do fogão namorando, e só depois é que eles foram dormir.

No dia seguinte logo de manha, o dia começava clarear, a barra do dia ainda vinha vindo, e o seu Jonm já estava na mangueira com suas duas juntas de bois, no cocho comendo rastoio, e ele ali colocando um boi velho de carro junto com um boi novo para depois fazer um carro com duas juntas de bois para ir buscar o esterco para o cafezal.

E já quando os primeiros raios de sol banhavam a fazenda, o seu Jonm já vinha com o primeiro carro carregado de esterco de mangueira (bosta de vaca) para o cafezal e ao passar pela casa do seu André, este estava selando seu cavalo para ir ate a cidade ver o seu advogado e discutir a respeito da cooperativa.

Daí o seu Jonm parou seu carro, e conversou com o senhor André, sobre ele ficar como um dos sócios da cooperativa.

Mas queria saber se ele podia sair um pouco mais cedo para poder cumprir com outros trabalhos como aquele onde precisava fazer aquela mudança e moer o feijão do senhor Spencer.

__Claro que pode, nós aqui seremos sócio, mas teremos um horário para cumprir, com os nossos serviços ex: o senhor mesmo começou agora, que são exatamente seis e dês da manha, mas como já esta carregada, vai dizer que começou as cinco e trinta horas então daqui oito horas, descontando a hora do almoço o senhor já cumpriu seu turno de trabalho. E assim este dispensado e pode ir para outros afazeres.

O senhor Jonm puchou então de seu relógio e olhando disse. __Então às duas horas eu posso largar e ir fazer a mudança. __Sim senhor seu Jonm, e o dia em que faltar depois o senhor repõe e tudo fica acertado, então fui bom eu ter te encontrado com o senhor porque assim eu já cito seu nome também nos documentos da sociedade. E se despedindo ele montou em seu cavalo e foi para a cidade.

Até as nove e meia, o senhor Jonm já tinha dado cinco viagem de esterco, e distribuído em vários pontos estratégico, e ai ele parou para almoçar, ali já tinha três dos sócios espalhando o esterco, eles faziam um rego a uma distancia de um metro do pé de café, e ali eles enterravam uma porção de esterco.

O café já estava coroado, cheio de flores que se cada flor desse um grãozinho de café o ramo não agüentaria peso.

Na hora do almoço eles estavam conversando, quem estava ali trabalhando era o seu Fabio, e o senhor Lucas, e o senhor Carlos. E conversando, eles calculavam que de café ali deveria ter uns quarenta e cinco mil pés de café.

Nem bem tinha transcorrido sua hora de descanso para almoço, e o seu Jonm já estava chamando seus bois, para reiniciar o trabalho, e os três que estavam adubando o cafezal lhe disseram. __Já vai trabalhar seu Jonm ainda faltam quinze minutos de descanso para almoço. __Não! Eu tenho pressa, preciso até as duas horas porque depois eu tenho que fazer uma mudança para o senhor Roque da fazenda Andradas para a fazenda do senhor Rodrigo.

Fabio que era amigo do senhor Roque perguntou? Mas o que aconteceu com ele, será que ele saiu, ou foi mandado embora. __Bem eu acho que ele foi mandado embora lá deva ter acontecido o mesmo que aqui, aqueles homens também estiveram lá, e o senhor Rodrigo o empregou e por isso que quem paga é o seu Rodrigo.

Bem duas horas e o seu Jonm já tinha baldeado quase todo o esterco, sobrou só duas viagem no mínimo. E daí ele foi fazer a mudança, e de fato ele deu mesmo três viagens, a cinco reais por viagem, ele recebeu quinze reais (R$ 15,00). E o sol ainda estava alto por ser um horário de verão, e ele voltou, e deu as duas ultimas viagens terminando assim de transportar todo o esterco. Quando o sol começava se esconder atrás dos morros o seu Jonm estava voltando para sua casa, para isso ele tinh

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 09/07/2012
Código do texto: T3768284
Classificação de conteúdo: seguro