CARRO DE BOI E O CARREIRO JONN CAPITULO I

Capitulo I

“Boi de carro e o Carreiro Jonm”.

‘Causos de Zé Teodoro’. 0C/ PE/ E00R.

No pé da Serra do roncador nasceu Nasceu Jonm, décimo filho de uma família mineira, Moradora na famosa serra do roncador. Porque esse nome, de serra do roncador, existe muitas lenda para esse nome, mas o mais provável é esta. Sendo uma floresta DA MATA DA CENTRAL DO BRASIL, é muito perseguido por um inseto chamado de cupim.

E o animal comedouro desses insetos, cava fundo para caçar até o ultimo deles, depois vem os papagaios e abre grandes buracos para, ali se aninharem, e ai colocarem os ovos e criarem seus filhotes, e nesses buracos em contato com o vento, fazem um ruído rouco, parecendo um tipo de uivo, muito usado pelos cachorros ou lobos em noite de lua cheia.

E por isso que o nome ficou como serra do roncador. E é nessa serra que nasceu a nossa hestoria, Jonm é como já disse. Um dos filhos do caboclo mineiro, que tirava na enxada o sustento de sua família.

Fartura na casa do sertanejo o caboclo Geraldo, não tinha dinheiro é claro, mas eles gosavam até, de muita fartura, sim, essa fartura, era em comida. Ex: arroz e feijão tinham de saco, do chão até o teto, toucinho, daquele de palmo, que hoje o nosso povo nunca viu que começava na cabeça do porco e só terminava no rabo. Lingüiça e carne salgada estavam na tuia pendurara num varal, numa panela grande, carne, conservada na gordura e ainda tinha manta de carne salgada.

No terreiro, cinqüenta cabeças de galinha, na pocilga dês porco de meia seva, e sempre tinha dois na engorda, onde o seu Geraldo pai de Jonm, sempre matava um e vendia outro para fazer dinheiro. No piquete que era o seu quintal tinha três cabras e um bode, onde sempre tinha duas dando leite.

Cabrito ele matava os machos, com trinta dias de nascido, e conservava as fêmeas, onde as vendia ou deixava para vir a dar leite.

Fora disso, todos os membros da família, trabalhavam na lavoura, como agricultor, por dia, só o moleque Jonm, que desde aos dês anos, ele não mexia com terra, era um guia de carro de boi, de um senhor de nome Tiago, guia é quem trabalha na frente de um carro de boi, se chama também de ponteiro.

Com quinze anos ele já tocava um carro pequeno com uma junta de bois, na fazenda onde era empregada, fazenda do seu Zé Manoel Ferry.

Trabalhou nessa fazenda, por muitos anos, sua família já tinha ido embora, mas ele o seu Jonm que já estava casado, continuava ali trabalhando, e até que um dia chegou na região, um grupo de pessoas todos homens engravatado, que se diziam que eram do trabalho, e como o carreiro Jonm e todos os demais empregados dali, não tinham registro e os homens do trabalho, obrigou o fazendeiro a pagar o tempo Em que já estavam trabalhando e registrar todos ali na fazenda.

Para o pobre do carreiro Jonm, que agora já era casado e já tinha dois filhos. E também para todos os empregados que ali trabalhavam.

E como o fazendeiro não tinha posses, para pagar em dinheiro, o que devia para todos os empregados inclusive que era, férias e tempo de serviço, para o carreiro, ele fez um acordo, e o carreiro Jonm ganhou o carro e duas juntas de bois, uma junta velha e uma em adomação.

Também os homens da lei tinham obrigado o seu Zé Manuel, dono da fazenda a pagar um salário mínimo e assinar sua carteira, que naquele dia mesmo eles tinham ganhado esses documentos. Dos homens da lei. Uma carteira novinha. E os demais empregados da fazenda.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 01/07/2012
Reeditado em 01/07/2012
Código do texto: T3754304
Classificação de conteúdo: seguro