A Vida do seu Juca capitulo 65

Capitulo65

cuidando da alimentação dos animais, e foi ter com elas, assim que chegou ele disse a dona Amelha.

__Você não devia chamar as mulheres dos empregados para trabalharem, pois hoje é domingo e eles também estão cansados.

Mas foi dona Jacira quem respondeu nois não estamos tão cansadas, que não possamos ajudar nois deitamos na mesma hora, a meia noite, e o serviço que tiver que ser feito nois ajuda, é só falar seu Juca, bem eu estava pensando em jogar o leite que fazemos queijos aos porcos, mas se vocês ajudarem até que daria para fazer o queijo, que você acha Amelha.

Mas de novo foi dona Jacira quem respondeu. __Claro que vamos fazer queijo, é dinheiro e dinheiro ninguém joga fora, vamos lá.

Eu só vou dar um pulo em casa para avisar o Zeferino, onde estou e já vamos e num istantinho ela estava de volta e disse.

__O Zeferino esta é roncando como um porco eu deixei um bilhete para ele.

Vieram para dentro da casa do patrão, tomaram café ai os dois netos acordaram, mais os amigos e também entraram na cozinha para tomar o café, seu Juca acabou primeiro e disse vamos logo assim aos acabamos logo com o serviço, e ficamos livres, o resto do dia.

E Zé Carlos perguntou, mas que serviço vô. E o seu Juca falou.

__Nos vamos alimentar os animais do outro sitio, e fazer queijo, temos seiscentos litro de leite lá nos esperando.

E Zé Carlos perguntou ao primo e aos colegas? Vamos nessa turma.

Claro que vamos respondeu a turma, e seu Juca disse: __Pegue o jipe Zé.

E ai saiu a caminhonete do seu Juca na frente e seguido de perto pelo jipe dirigido por Zé Carlos.

Lá chegando, enquanto as mulheres esquentavam o leite os seis rapazes sendo dois netos três amigos mais o Tereziano iam tratando dos animais, e em pouco tempo eles já tinham feito todo o serviço e já estavam sapeando ali no queijeiro.

Dai o seu Juca queria dar dinheiro para os rapazes, mas nenhum aceitou e seu Juca o dispensou o grupo e Jurandir um amigo de seus netos perguntou, Mas seu Juca já acabou o serviço.

E o velho sorri e diz __ num sitio, serviço nunca acaba, a gente que deixa de fazer alguns. Que nem agora nos falta fazermos queijos.

E o rapaz disse: __Então vamos fazer queijos, eu nunca vi fazer um, muito menos eu fazer e todos concordaram e assim eles foram para a cozinha, onde se preparava o queijo, lá o seu Juca começou a coordenar e enscinar como se fazia, o melhor queijo da região, e explicou como retalhar o coalhado para que ele se desprendesse melhor do soro, depois da temperatura chegasse a setenta graus(70o) com uma praxa pressionava tudo no fundo do tanque e depois era enrolados e cortado para diminuir o peso e retirado e colocado nas prateleiras próprias para isso, e ficaria ali por vinte e quatro horas ou melhor só ia ser confeccionado no dia seguinte.

E essa matéria prima chama se de requeijão.

O requeijão de ontem, nos colocamos em um recipiente d’água e aquecemos até oitenta graus 80o, daí com ajuda de pás de madeiras, nos sovamos a massa dentro d’águas até ficar uma massa homogênea, depois cortamos os pedaços que caibam nas formas, amassamos com a mão, e a colocamos na forma e jogamos sal grosso em cima, e deixamos por cinco horas, e depois viramos colocando mais uma porção de sal grosso em cima, e deixamos por mais uns cinco horas, ai ele já esta pronto, dai nos guardamos ele para curar e envelhecer, e depois o vendemos e a medida que o seu Juca ia falando todos ali iam fazendo, e logo os queijos estavam confeccionados e os serviços prontos.

Já passava das onse horas, quando as noras do seu Juca, as donas Augusta e Zenaide chegaram ao sitio, e viram ali tudo abandonado quieto sem uma viva alma, a casa aberta, mas ninguém presente, e Augusta e ai ligaram para o outro sitio, e foi dona Amelha que atendeu, e Augusta falou, eu cheguei aqui e vi tudo abandonado não vi uma viva alma, e dona Amelha respondeu é que os trabalhos de hoje estão um pouco atrasado, mas logo eu estarei ai.

Então não se preocupe dona Amelha, que nos vamos dar um jeito por aqui, ai os telefones se desligaram e Augusta ligou para a casa do Rubinho, e falou com a esposa dele dona Cristina, e Augusta falou. __ Cristina nos estamos aqui no sitio do seu Juca e os serviços

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 08/06/2012
Código do texto: T3713127
Classificação de conteúdo: seguro