OS TRÊS BARRIS
________________________________
Causos de Assombração
Contam que um jovem chamado Cesário resolveu sair pelo mundo, trocando pernas pelas estradas, capengando à toa.
Depois de caminhar muitas léguas, varado de fome, para em uma fazenda morta, abandonada em face dos constantes assombros ali ocorridos. A escuridão densa quase impedia sua passagem no assoalho que dá acesso aos fundos, onde havia algumas cruzes (local de muitas mortes misteriosas).
Para improvisar um fogão, colocou duas pedras e para queimar usou bagaço de cana seco. Logo que acendeu o fogo colocou no espeto a linguiça de porco. O cheiro do delicioso aumentava o apetite do andarilho. Neste momento apareceu um gato preto e rouba-lhe, num pulo felino, o gostoso assado.
— Ah! Não lhe farei nada, coitado está com fome exclamou.
Novamente tenta assar a linguiça. Outro salto do gato preto levando-a na boca.
— Ah! Danado! Na próxima eu o pegarei!
Preparou um laço e quando o pequeno gato voltou tentando novo roubo foi pego e amarrado num caibro, sendo possível preparar tranquilo sua alimentação. Após forrar o estômago, preparou-se para dormir. Forrou o chão frio e deitou-se de costas. Muito cansado das andanças diurnas, dormiu imediatamente.
De súbito foi acordado pelo barulho dos tamancos de uma alta e velha caveira, que caminhava em sua direção. Estático, aguardou o aproximar da caveira, que o aclamou com as seguintes palavras:
— Fique quieto, meu filho, não sou deste mundo, mas nenhum mal lhe farei. Escute-me! Sempre que venho aqui para pedir ajuda, o demônio, disfarçado de gato, vem e mata as pessoas. Mas você foi forte e conseguiu amarrá-lo.
A alma levou Otávio até uma figueira nos fundos da velha fazenda, onde lhe disse:
— Sob esta árvore existem três barris de moedas de ouro. Você deverá escavar até encontrá-los. Fique com a terça parte e distribua o resto aos pobres para que eu possa entrar no céu. Faz dois séculos que morri e estou andando pelo mundo sem salvação por causa dessa riqueza enterrada.
Após cavar muito, Otávio viu o primeiro barril e depois os outros; nisso a alma desapareceu. O gato que se encontrava amarrado deu um estouro e também sumiu. Otávio voltou para casa e foi cumprir o que a alma penada lhe ordenara. Tornou-se um dos mais ricos da cidade. ®Sérgio.
_____________________________________
Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.
Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!