O CAIPIRA QUE TENTOU DAR GOLPE NO RESTAURANTE

Como já citei num conto anterior tetéu é mesmo uma figura que não dá o braço a torcer. Certa vez na sala de aula a professora já não suportando mais suas armações exclamou: - tetéu sabe de uma coisa? O meu maior desejo é vê-lo pelas costas dobrando a esquina da rua! Virando as costas para sua mestra ele disse: – não seja por isso fessora pode olhar a vontade, vou à rua e dobro todas as esquinas que a senhora queira pra senhora eu lavo o urubu até ele ficar branco, pinta a garça de preto, visto o capeta de anjo, pra ele bota pinga no vinho do padre, faço qualquer coisa que a fessora queira. --Eu quero mesmo é que você morra moleque desastrado!

Há pouco tempo meus sobrinhos, participando de uma palestra promovida por uma indústria de produtos lácteos, em Lagoa da Prata, foram almoçar num restaurante. Ocupando uma mesa do restaurante estava o famoso tetéu acompanhado de uma mulata daquelas de tirar o chapéu, olhos esverdeados e cabelos longos e negros.

Quando o garçom apresentou a conta ao casal, tetéu pediu que chamasse o gerente queria falar com ele. Muito solícito o gerente educadamente o atendeu. - Do que se trata meu senhor?- Essas coisas acontecem ainda bem que foi comigo que sô um cara muito legal, mas veja ai o descuido de sua cozinheira, um cabelo enorme que estava na comida! Mas não se preocupe, está tudo bem, você não me cobra pela refeição eu não digo nada a ninguém, posso até fazer propagando do restaurante La na empresa onde eu trabalho,tenho muitos colegas que adoram jantar fora com a família! -- Tudo bem meu senhor-, mas antes vou trazer a cozinheira quero que o senhor mostre a ela seu descuido, dá pra fazer esse pequeno favor? –Tetéu estufou o peito com toda galhardia e aguardou. Voltando com a cozinheira o gerente exclamou: - Isadora tira o lenço da cabeça, por favor! Ela obedeceu; - e ai meu senhor como é que uma loura pode deixar um fio de cabelo tão preto como este cair na comida? Vai pagar a conta numa boa e nunca mais botar os pés aqui, ou quer que eu chame os homens para resolvermos a pendência?

Pagando a despesa tetéu ia saindo, meu sobrinho que até então ele, não o vira, disse; - e essa em tetéu que roubada em cara? –É ocê Fernando esse mundo é memo piqueno em sô? Ocêis viu minha brincadeira cu gerente, coloquei um fio de cabelo desta morenaça aqui, só pra vê o cara brabo. Esse cara é meu chapa, um amigão brinco dimais da conta qüele desde que nois veio morá aqui!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 21/05/2012
Reeditado em 28/08/2012
Código do texto: T3679328
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.