PAPAI NOEL MORREU. E AGORA?

Papai Noel morreu... E agora ?

Melissa de cinco anos chorou a tarde inteira. Ao chegar da escola na hora do almoço, ouviu o comentário de sua avó enquanto conversava com a vizinha da casa da frente. A Dona Sueli lamentava para a avó da menina: - “Que pena! O Papai Noel morreu. No Natal não vamos mais ter aquela linda festa que só ele sabia fazer!” A avó balançou a cabeça afirmativamente e acenou um até-logo, indicando que estava entrando.

Dona Amália não tinha entendido porque a menina não quis almoçar e começou a soluçar sem parar. Berrava que o quarteirão inteiro podia escutar. Alguém chamou lá na frente, e Dona Amália foi atender. Era o Zé português com a informação: O enterro do Sr.ª Pereira vai ser amanhã de manhã no Caju, ele vai ser cremado.

Dona Amália voltou para dentro de casa, ia fazer um suquinho de maracujá para dar a Melissa, para ver se ela se acalmava, nem conseguiu entrar na sala, pois a menina se agarrou na sua cintura e gritava muito desesperada: - Papai Noel morreu... E agora? Vovó nós vamos ficar sem presentes? Vai acabar o Natal?

Dona Amália falou sem pensar: - Para de chorar, menina boba. Quem morreu foi o safado do Pereira, um velho safado que batia na mulher e maltratava todo mundo com sua agressividade. Ele se vestia de Papai Noel para ganhar dinheiro no final do ano. Papai Noel continua existindo.

- Mas como, se ele morreu? O Sr. Pereira dava presente para as crianças e descia no helicóptero. Eu mesma ganhei muitos presentes, sem ter escrito cartinha. Vovó, como vai ser agora? E continuou chorando.

A avó não teve outro jeito e respondeu com mais inteligência: - Ele foi dar um passeio lá no céu, e ver como anda as coisas por lá, sabe ainda está longe do Natal, quando chegar a hora ele volta. A menina entendeu a volta que a avó estava tentando lhe dar, e com uma lucidez repentina característica das crianças, deu uma tacada na senhora: - Já sei, até lá, o pessoal do condomínio arranja outro velho para se vestir de Papai Noel e começa tudo de novo. Não vou chorar mais vovó. Já entendi o velho que veste a roupa do Papai Noel morre, mas o Papai Noel não morre, porque ele é uma mentira.

No dia seguinte, Melissa contava para suas amiguinhas na escola; - O Papai Noel morreu, eu chorei muito, mas depois entendi o Papai Noel não morre, eles apenas trocam de velhinho. Sabe ser Papai Noel dá dinheiro, o Sr. Pereira ganhava dinheiro, a minha avó falou que para ser Papai Noel não precisa ser bonzinho, e que mesmo assim ele foi para o céu.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 16/05/2012
Reeditado em 27/07/2012
Código do texto: T3671817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.