A Vida do seu Juca capitulo 30 pagina 60

capitulo 20pagina 60

pediu duas cervejas e refrigerantes para as moças e dois pratos de salgadinhos pastel e cochinha.

E ai o seu Juca disse a Herica e a Elaine. __bem minhas netas eu já tenho um advogadozinho, não parece dos bons, mas já tenho, no dia da audiência ele não abriu a boca nem para respirar, parecia até que morria de medo do Juiz, e na hora em que eu mostrei os meus documentos novinhos em folha, o filho do antigo dono mostrou uns documentos velhos, e contestou o meu dizendo, que era falso e que eu nunca tinha conhecido o pai deles, e o juiz me perguntou se era verdade e eu como não sei mentir eu lhes disse.

__Que de fato eu não conhecera mesmo o pai deles, e que comprei as terras do seu Ambrosio. Ai o Juiz marcou uma nova audiência, e disse me para trazer o seu Ambrosio, e o seu Ambrosio esta aqui na frente de vocês o resto vocês já conhecem, tai o seu Ambrosio e eu já lhes disse que não gosto de mentiras, e por isso o que ele falar é pura verdade.

Enquanto seu Ambrosio comia e bebia, o seu Ambrosio ia contando a historia do tal sitio em questão, Herica com um gravador não perdia nenhuma frase dita pelo seu Ambrosio, já Elaine anotava algumas coisa que ela achava de importante na conversa.

__De fato o seu Juca o avô de vocês não conheceu mesmo o seu Quirino, pai dos herdeiros, quem conheceu bem ele foi eu, que naquela época eu comprei as terras do seu Quirino, mas o seu Quirino não comprou de ninguém e esta é uma longa historia moças.

E Elaine disse: __Então conte nós, essa estória que estamos interessada em saber de tudo, hoje nada mais nos temos que fazer.

Nos éramos jovem ainda. O Quirino era o mais velho e foi ele que descobriu essas terras, que não tinham dono, ai viemos nos três eu o Quirino e o Lopes, o Lopes já é falecido e faz divisa do outro lado do sitio do seu Juca, e com o sitio do seu Luiz que fica na curva do rio, essas terras ninguém era dono, aqui tinha até onça, vinha comer galinha nos poleiros, de noite eu fechei deste lado e o Lopes fechou do outro lado, tanto eu como o Lopes, queríamos terras com muitas mata, e bastante montanha e gruta, e muita paisagem, já o seu Quirino queria era terra para plantar, e ganhar dinheiro, e alem das terras dele ser maior que as nossas, ele ainda fechou uma grande porção nas duas cabeceiras dos nossos sítios então o sitio que era dele e que eu vendi para o seu Juca é em forma de T pega todo esse espaço que fica entre as terras minhas e do Lopes e ainda as nossas cabeceiras.

Quando o Quirino era vivo, ele cuidava bem do sitiozinho, criou essas crianças, que hoje são homem feito só com produto da terra, mas depois ele ficou doente, e foi para a cidade, eu que por não ter lugar no meu sitio para plantar, porque enchi de pés de arvore frutíferas, e nem quantidade eu tenho para fazer uma carga de caminhão, eu plantava muita coisa ali e de vês em quando eu dava uma quarta pro seu Quirino, e ele começou a me pedir dinheiro emprestado, e era um pouco hoje, outro pouco amanhã, e assim se tornou um grande capital e ele coitado nunca pode me pagar, ai ele achou melhor me vender-me as terras e eu foi no escritório e fizemos um contrato de compromisso, mas ele nunca assinou esse contrato, ficando em branco e ai ele morreu.

Suas terras ficaram abandonadas, e eu cultivava um pouco, um ano depois chegaram os três filhos dele mais a moça que era adotada, e nem perguntaram de quem era as plantações que ali estavam, e meteram o trator em cima de tudo e começaram a lotear, eles queria fazer uma vila ali e por o nome do pai.

Mas ao cuidar dos documentos, eles se esbarraram em um monte de tropeços, tinha que abrir mão dos espaços das ruas, dar um lote para creche e outro para escolas, e mais um para a igreja e ainda pagar o INCRA que estava atrasado vários anos, ai eles abandonaram de novo o sitio e eu não plantei mais nada, tanto que quando o seu Juca pegou tinha guanxuma querendo ser arvore, e sorriu.

E Herica perguntou. __Mas porque o senhor não falou que o senhor tinha comprado as terras do pai deles. O senhor Ambrosio pigarreou e disse.

__E que os documentos estavam em branco e o valor das terras que eu paguei foram de dividas sem nenhum recibo só na honra da palavra, e eu não tinha nenhum recibo desses dinheiros, que eu andei emprestando para o seu Quirino, e os filhos dele eram meio violento, e eu preferi ficar aqui no meu canto, mas deixa eu termina a historia, ai apareceu seu Juca, e eu vendi as terras e com uma boa gorjeta o dono do escritório fez com data retroativa, e assim eu passei do nome do seu Quirino para o nome do seu Juca ficando eu de fora.

Quando o seu avô fez o pedido ao INCRA para regularizar tudo, o INCRA mandou tudo em nome já do seu avô, e isso deixa claro que os documentos de compra e venda que eu fiz e seu avô pagou pra mim, é a mais

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 11/05/2012
Código do texto: T3661752
Classificação de conteúdo: seguro